Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Testo baixa e SHBG baixo.


Dadesko

Posts Recomendados

28 minutos atrás, matheuskr disse:

quanto tempo tu usou corticóide de uso sistêmico e qual era ele? os corticóides alteram o eixo HPA, não o eixo HPT. como eles fazem mimica (ou até são mais potentes) que o nosso cortisol produzido pela nossa glândula adrenal, com o tempo ela pode parar de funcionar direito e quem fica no "comando" são as doses exageradas de cortisona sintética que o indivíduo usa. pra isso ocorrer, tem que abusar...não é passar uma pomadinha ou tomar um xarope por 3 dias.

 

o médico errou contigo, não se prescreve testosterona sintética pra estimular níveis endógenos (naturais) de testosterona. se prescreve ou SERM ou análogos do LH/FSH (HCG e HMG - momentaneamente causam downregulation no LH/FSH, depois volta ao normal). recentemente tem sido discutido em alguns simpósios e congressos da área da saúde o uso de inibidor de aromatase, pra conservar a testosterona endógena e manter os testiculos funcionando. Infelizmente, na prática clínica, o estradiol (E2) também é necessário pra libido...dai não adianta a testosterona estar em 1000ng/dl e o estradiol jogado no chão, os sintomas não vão melhorar. Esse último como opção é bem problemático.

 

Só se usa testosterona exógena quando a hipófise e os testiculos não tem mais capacidade de ajudar a pessoa a produzir níveis otimizados de testosterona, mesmo com estimulos daqueles fármacos que mencionei acima. Nesse caso, a pessoa tem que entrar em TRT. Não quero falar mal do teu médico, mas ele errou nisso.  

se tu tivesse cushing, tu teria bastante chances de ter rosacea. tu tem a pele avermelhada e ganho acentuado de peso? é um dos sintomas mais comuns do cushing...

isso tudo com a obesidade no centro da fase e na região abdominal...há quem use o termo "centripeta", mas cá entre nós...estamos falando de um ser humano.

Não vou lembrar o nome exatamente, mas foram comprimidos e tomei durante umas duas semanas, eu acho. Foi quando eu tive que parar de malhar e, mesmo mantendo a mesma alimentação, ganhei bastante peso (inclusive estrias na parte lateral do abdômen).

O meu e2 quando fiz o exame estava normal, prolactina também. O problema em si foi a testo, testo livre e dht.

Não tenho a pele avermelhada e não tenho ganho acentuado de peso. Inclusive quando treinava e tentava ganhar peso, era bem difícil mesmo comendo um monte de porcarias (isso com uns 16~17). Meu peso antes disso tudo era ~98kg. Hoje não consigo descer dos 100kg. Não acho que tenho cushing, até cheguei a pesquisar mas o acúmulo de gordura na parte superior e tal não acontece comigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

43 minutos atrás, Dadesko disse:

Não vou lembrar o nome exatamente, mas foram comprimidos e tomei durante umas duas semanas, eu acho. Foi quando eu tive que parar de malhar e, mesmo mantendo a mesma alimentação, ganhei bastante peso (inclusive estrias na parte lateral do abdômen).

O meu e2 quando fiz o exame estava normal, prolactina também. O problema em si foi a testo, testo livre e dht.

Não tenho a pele avermelhada e não tenho ganho acentuado de peso. Inclusive quando treinava e tentava ganhar peso, era bem difícil mesmo comendo um monte de porcarias (isso com uns 16~17). Meu peso antes disso tudo era ~98kg. Hoje não consigo descer dos 100kg. Não acho que tenho cushing, até cheguei a pesquisar mas o acúmulo de gordura na parte superior e tal não acontece comigo.

provavelmente não consegue descer dos 100kg em função do teu desequilibrio hormonal. procura um médico da área do esporte ou um andrologista...não vai em psiquiatras (muito médico adora dizer que é tudo "psicológico") porque se te derem antidepressivos, vai engordar mais ainda e vai engordar MUITO. como tentativa para tentar baixar esse peso, além de tu ser obrigado a regular tua testosterona, tem que checar urgente teus níveis de TSH, T3 e T4 livres. a única coisa que eu faria em uma médica psiquiátrica no teu lugar, seria pedir uma receita de topiramato 25 mg ou 15mg de vazy, vai te ajudar e muito a não continuar engordando, porém só conversando com ela...não usa essas medicações por conta própria, elas alteram a pressão arterial. reeducação alimentar é mandatória, mas quando a pessoa está desencaminhada demais, força de vontade não basta.

 

igual, tem que resolver tua testosterona baixa com médico que se importe com o paciente ou experimenta o uso de um SERM, mas já te aviso: tudo vem com efeitos colaterais, em doses altas eles vão prejudicar tua visão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, matheuskr disse:

provavelmente não consegue descer dos 100kg em função do teu desequilibrio hormonal. procura um médico da área do esporte ou um andrologista...não vai em psiquiatras (muito médico adora dizer que é tudo "psicológico") porque se te derem antidepressivos, vai engordar mais ainda e vai engordar MUITO. como tentativa para tentar baixar esse peso, além de tu ser obrigado a regular tua testosterona, tem que checar urgente teus níveis de TSH, T3 e T4 livres. a única coisa que eu faria em uma médica psiquiátrica no teu lugar, seria pedir uma receita de topiramato 25 mg ou 15mg de vazy, vai te ajudar e muito a não continuar engordando, porém só conversando com ela...não usa essas medicações por conta própria, elas alteram a pressão arterial. reeducação alimentar é mandatória, mas quando a pessoa está desencaminhada demais, força de vontade não basta.

 

igual, tem que resolver tua testosterona baixa com médico que se importe com o paciente ou experimenta o uso de um SERM, mas já te aviso: tudo vem com efeitos colaterais, em doses altas eles vão prejudicar tua visão.

O meu primeiro exame de T3, T4 e TSH deram normais. Eu vou ter retorno com a endocrinologista na próxima quinta feira.

Acabei lembrando o nome do remédio que citei ali em cima: Decadron.
Segue os colaterais relacionados à parte endócrina:
 

Citar

irregularidades menstruais, desenvolvimento de estado cushingóide (caracterizado pela face arredondada e distribuição irregular de gordura), supressão do crescimento da criança, ausência secundária da resposta adrenocortical e hipofisária, mormente por ocasião de "stress", como nos traumas na cirurgia ou nas enfermidades, porfiria, hiperglicemia ( aumento da glicose), diminuição da tolerância aos carboidratos, manifestação do diabete melito latente, aumento das necessidades de insulina ou de agentes hipoglicemiantes orais em diabéticos e hirsutismo (crescimento excessivo de pêlos).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Dadesko disse:

O meu primeiro exame de T3, T4 e TSH deram normais. Eu vou ter retorno com a endocrinologista na próxima quinta feira.

Acabei lembrando o nome do remédio que citei ali em cima: Decadron.
Segue os colaterais relacionados à parte endócrina:
 

 

não acho impossível, mas acho improvável que mesmo um corticóide usado por 14 dias tenha te causado isso, a não ser que tu tenha usado uma dose alta. normalmente as terapêuticas com corticóides não geram estrias tão rapidamente, ao menos não até onde estudei...porém não descarto a possibilidade de estar equivocado, já que ainda tô estudando na área. a dexametasona sem dúvida é muito potente, tanto que dos corticoides, fluorados ou não, em geral quando a aplicação é tópica tem que ter cuidado e evitar passar na pele do rosto. como tu usou um de absorção inteiramente sistêmica, indubitavelmente te fez mal.

 

tu pode ter algum sintoma de cushing e não ter todos...assim como pessoas que tem rosacea, por exemplo, podem ter um grau leve (grau I) com poucas telangiectasias e algum flushing e outras terem o mesmo grau e terem ruborização intensa. a melhor coisa que tu pode fazer mesmo é levar imediatamente essa questão pra tua médica e tratar isso pra ontem, porque está te incomodando. gostaria mesmo de poder te ajudar muito mais nisso, mas até então me sinto de mãos atadas.

esse problema de hipogonadismo que tu ficou é que tem que ser averiguado, porque a essa altura do campeonato dependendo de quanto tempo faz que tu parou de usar corticóide, já foi depurado do teu organismo e era pra estar tudo se normalizando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...