Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[ARTIGO] Porque Crossfiteiras São Mais Fortes Que Você?


Coach-Natal

Posts Recomendados

Porque Crossfiteiras são mais fortes que você!

 

A verdade acerca dos treinos de Crossfit, Se você conseguir lidar com isso!

 

Texto escrito por: Charles Stanley 7/03/17

Traduzido por: Matheus Natal Santos - @coach_natal  26/03/20

Vocês podem acessar o texto original em inglês em : www.t-nation.com/training/why-crossfit-girls-are-stronger-than-you

 

spacer.png

 

 

A revolução do levantamento de peso feminino

 

 

 

Alguma coisa conseguiu avançar mais o caso das atletas super condicionadas do que o Crossfit? Essa é uma pergunta retórica, a resposta é óbvio que não.”

 

Hoje,mais mulheres estão levantando pesos, ficando mais fortes, e tornando seus físicos melhores do que nunca por causa da popularidade do Crossfit. O Físiculturismo não pode afetar isso, mesmo com a popularidade do fisiculturismo com categorias como Figure, Bikini, etc. -Não se encaixou a mulher moderna tão bem quanto o Crossfit. Ame ou odeie, esses são fatos.

 

No passado já me referi ao Crossfit como a ‘Cientologia do fitness’ dentre outras referencias pouco lisonjeiras, mas é difícil não notar a legião de mulheres super ‘rasgadas’, incrivelmente fortes que aparentam estar brotando por todos os lugares.

De volta aos anos 80, quando eu estava somente começando a minha carreira de preparador físico, a mulher que pudesse realizar um Clean and Jerk com 135 pounds (61Kg) era algo tão raro, quanto ver alguém realizando Deadlifts (Levantamento Terra) na Smart Fit. Hoje no entanto , mulheres que conseguem realizar o maior dos levantamentos, usam 200 pounds (90Kg) para 10 ou 12 repetições.

 

spacer.png

 

Três decadas atrás, o único lugar aonde você poderia ver uma mulher com um abdomem tanquinho super definido era em uma competição de fisiculturismo. Hoje, é quase normal, isso basicamente devido ao Crossfit.


 

Olhando através das deficiencias do Crossfit

 Eu já posso escutar as objeções começando a soar na cabeça de vocês. Vocẽ esta pensando Crossfit é perigoso, todos eles usam drogas, blá blá blá. Mas advinhe só? Assim como todos os grandes atletas, muitos dos principais sistemas de treinamento apresentam algumas coisas erradas, mas acabam ganhando popularidade assim mesmo por causa das outras coisas que fazem certo. Não existe essa de programa perfeito.

 Vamos olhar através das deficiências do Crossfit em um esforço para descobrir o porque de produzirem essas mulheres malditas insanamente fortes, capazes de superar em levantamento de peso ainda em seu aquecimento o que um homem normal conseguiria.

Depois de assistir o fenômeno Crossfit com interesse por um inúmeros anos. Eu isolei quatro razões principais pelas quais você provavelmente ficaria morto por último se você ingressasse na divisão de mulheres nas próximas regionais do CrossFit ( Ah, e você também teria o pior abdômen.)

 

spacer.png

 

 

Razão 1- Capacidade de Trabalho.

Spoiler


Quantas horas por semana você treina? Para mim, é algo entorno de 8 a 10 horas. Isso parece muito, mas nas minhas conversas com vários treinadores e competidores do CrossFit, os competidores de alto nível do CrossFit treinam entre 6-8 horas por dia, pelo menos quando o CrossFit Games esta chegando. Isso significa que eles treinam cerca de 4-5 vezes mais do que você e também conseguem se recuperar disso. O que é isso? Você esta preocupado com overtraining? Ei, eu entendo totalmente, mas com o passar dos anos, fico cada vez menos preocupado com essa doença muito temida. Lembre-se de que o principal fator de crescimento muscular é o volume de treinamento, o que significa apenas cargas de treino. Desde que sua intensidade seja igual ou superior a 60% de 1RM, quanto mais treinamento você realiza (e contanto que possa se recuperar dele, é claro), mais adaptações você pode terá. Veja, estou tão impressionado com as cargas de trabalho( *volume de treinamento) dos principais competidores do CrossFit quanto você, mas atribuo isso à evaporação gradual da ignorância científica. Alguns de vocês são jovens demais para saber disso, mas o COI não permitiu que as mulheres competissem na maratona até a década de 1980, porque era amplamente assumido que "o sexo mais fraco" não seria capaz de tolerar o estresse de distâncias tão longas. . Hoje, menos de três décadas depois, o recorde mundial das mulheres é apenas 15 minutos mais lento que o dos homens. Opa, acho que estávamos errados, e talvez também estejamos errados sobre quanto trabalho um atleta treinado em resistência pode fazer. Em notícias relacionadas, conheço os treinadores que pensam que, se o seu treino ultrapassar os 60 minutos, seus esforços serão anulados por uma súbita tempestade de hormônios catabólicos. Isso era "conhecimento comum" nas academias há apenas algumas décadas, apesar do fato de que alguns fisiculturistas bastante decentes (como Arnold, por exemplo) aparentemente nunca haviam sequer pensado nessa possibilidade. Lição de casa: Talvez o problema não seja o fato de você estar fazendo muito trabalho, talvez o fato seja que não esta fazendo o suficiente.

 

spacer.png

Razão 2- O Reforço da Importância da Progressão de Cargas.

 

Spoiler

 Todos sabemos que a sobrecarga progressiva é importante e, ouça, é ótimo que você esteja fazendo o possível para adicionar 5 libras (2,5Kg) a barra todas as semanas. No CrossFit, é um pouco diferente. Cada WOD (treino do dia) é uma competição em grupo. Os WODs geralmente envolvem superar o seu melhor tempo para um treino específico ou tentar fazer um volume especifico de treino dentro de um prazo fixo. De qualquer maneira, os WODs são um inferno total e provavelmente muito mais intensos do que o seu treino típico. Eu não estou sugerindo que você deva se esforçar demais de cada (ou qualquer) treino, mas muitos levantadores de academia típicos perdem a noção da importância da progressão e intensidade em algum lugar ao longo do caminho. Claro, todos tentamos superar nossos PR quando podemos, mas no CrossFit, geralmente há um senso de urgência sobre esse assunto. No CrossFit, não é como se você fosse à academia e "veja como me sinto hoje". Se você chegou na box, você está TOTALMENTE dentro daquele treino. É muito mais um cenário de fazer ou morrer. Claro, existem alguns contras para acompanhar esse profissional, mas não se pode negar que o CrossFitter típico trabalha duro e está sempre tentando trabalhar mais. Lição de casa: Talvez você não esteja trabalhando tão duro quanto pensa.

 

spacer.png

 



 

Razão 3 - Ameaças de treinamento novas e inesperadas

 

Spoiler

Se você já assistiu a um treino CrossFit legítimo, deve ter notado que é um pouco diferente do que está acostumado a fazer. Você provavelmente nunca realiza mais do que 5 repetições em levantamento terra, ou 2-3 repetições por série se estiver fazendo levantamentos olímpicos. E como todos sabem, "volumes baixos de treino são para bulking (fase de ganho de massa) e volumes altos são para tonificar". Ok, eu não consegui me controlar com essa (desculpe) rsrsrs, mas você provavelmente acredita que o "ponto ideal" para ganhos é aproximadamente entre 8 a 12 repetições por série. Ou, se você está tentando melhorar a força, provavelmente faz entre 1 e 5 repetições por série. Além disso, você provavelmente treina com pesos em uma sessão e faz cárdio em outra. E sabe de uma coisa? A ciência concorda mais ou menos com você em tudo isso. O fato é que o CrossFit ainda não conseguiu entender essas idéias, então elas fazem as coisas um pouco diferentes. Portanto, se você entrar em uma Box de CrossFit no momento em que está prestes a iniciar um WOD, poderá ver pessoas fazendo o seguinte: *O nome dos exércicios não será traduzido, caso tenham interesse basta jogar o nome de cada treino no Youtube, ou pesquisar individualmente

 

 
  • 50 box jumps to a 24-inch box

  • 50 jumping pull-ups

  • 50 kettlebell swings

  • 50 walking lunge steps

  • 50 knees to elbows

  • 50 push presses with 45 pounds

  • 50 back extensions

  • 50 wallballs with a 20-pound ball

  • 50 burpees

  • 50 jump rope double-unders

Murph

  • One-mile run

  • 100 pull-ups

  • 200 push-ups

  • 300 bodyweight squats

  • One-mile run

King Kong

Three rounds of:

  • 455-pound deadlift

  • 2 muscle-ups

  • 3 squat cleans with 250 pounds

  • 4 handstand push-ups

 
Spoiler

Vou me esforçar e prever que você não fez nada que se assemelhe remotamente a exercícios como este. Afinal, pelo menos de relance, eles parecem violar todos os princípios de treinamento conhecidos já concebidos. Porém, por mais que esses exercícios pareçam (e talvez sejam), eles oferecem uma vantagem única: impõem demandas ameaçadoras ao organismo que desencadeiam perturbações homeostáticas. Em outras palavras, seu corpo está literalmente ameaçado pela extrema novidade desses exercícios e começa a aumentar o tamanho do músculo e os níveis de força para se proteger contra ameaças semelhantes no futuro. No centro desta premissa está a ideia de que a novidade é uma característica essencial do treinamento eficaz, principalmente para a hipertrofia muscular. Pense nisso: se você precisasse estar dolorido amanhã, o que faria hoje para criar essa dor? Você faria algo familiar ou algo muito desconhecido? Além disso, quanto mais experiente você é, mais importante a variação do treinamento se torna. Afinal, como iniciante, tudo o que você faz na academia é novo, certo? E é claro que você cresce como uma erva daninha, não importa o que faça. Mais tarde, no entanto, fica cada vez mais difícil "chocar" seu sistema, mesmo se você trabalhar duro, porque os exercícios que você faz são familiares e você já se adaptou a eles. Lição de casa: Considere (com cuidado) assustar seu corpo com novos e inesperados desafios de treinamento.

 

spacer.png

 

Razão 4- Suporte Social

Spoiler

Minha observação final sobre por que o CrossFit parece ser eficaz para muitas pessoas envolve pressão social, quer dizer, apoio social. Todos sabemos o valor de ter um parceiro de treinamento motivado. Quando você tem um colega de treino, pode esforçar-se e apoiar-se para obter desempenhos maiores e melhores, e um pouco de competição amigável definitivamente o ajuda a tirar aquele a mais do treino, quando você não o faria. Agora multiplique esse efeito por 15 ou 20 pessoas, o que acontece em um ambiente típico CrossFit. Quando você está prestes a iniciar seu WOD, quando o grande relógio eletrônico montado na parede se aproxima das 00:00:01, você e vários outros colegas de classe estão agora envolvidos como se fosse uma competição, altamente carregada, não apenas em um treino. É competitivo, intenso e você não pode deixar de querer fazer o melhor de sí para salvar a sua cara. Observe também que, em altos níveis de treinamento esportivo, mesmo em esportes individuais, como levantamento de peso e luta livre, os atletas treinam em ambientes de equipe. Dê uma olhada no famoso Westside Barbell Club em Columbus, Ohio. Ao longo dos anos, vários especialistas em força notáveis me disseram com confiança que acreditam que 90% do sucesso da Westside decorre do seu ambiente de equipe altamente intenso, e não da incomum metodologia de treinamento que eles adotam. Lição de casa: você treinará mais em um ambiente de grupo. Considere encontrar um.


 

spacer.png Charles Staley é um treinador de força realizado, especializado em ajudar atletas mais velhos a recuperar sua fisicalidade e vitalidade. Aos 56 anos, Charles está mais magro do que nunca, sem lesões e em sua melhor forma na vida. Seus PR incluem um agachamento de 400 libras (181Kg), levantamento terra de 510 libras (231Kg), e um máximo de 17 barras fixas.

 


 

 

 

 

Editado por Coach-Natal
Sumiu boa parte do texto não sei porque.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Publicidade

Voce nao acha que as gurias do crossfit estão com abdome rasgado assim porque estão fazendo uso de anabolizantes esteroides? 

Claro que alguns anos atras nao era comum uma mulher levantar 90kg! era porque nao usavam tanto GH, trembo, etc.

 

Onde eu nadava, varias pessoas foram pegas por doping e nao puderam participar das olimpiadas. Elas também tinham esse superfisico dos crosfiteiros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

 

Apenas adicionando ao topico:

video em ingles de um excelente médico que fala sobre esteroides, mas sim no crossfit é uma realidade assim como na hipertrofia "comum" que fazemos nas academias

Editado por krebz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/04/2020 em 14:16, leondedalos disse:

Voce nao acha que as gurias do crossfit estão com abdome rasgado assim porque estão fazendo uso de anabolizantes esteroides? 

Claro que alguns anos atras nao era comum uma mulher levantar 90kg! era porque nao usavam tanto GH, trembo, etc.

 

Onde eu nadava, varias pessoas foram pegas por doping e nao puderam participar das olimpiadas. Elas também tinham esse superfisico dos crosfiteiros

 Fala mano beleza? Então isso é um pesamento muito comum, atribuir o resultado a somente uma das variáveis da performance delas, agora olhemos para outros esportes com tanto uso quanto, por exemplo o próprio fisiculturismo, e você não ira encontrar TANTAS mulheres com abdômens marcados como os das crossfiteiras em categorias inclusive aonde os treinamentos e a dieta são mais rigorosos do que categorias mais fitness,veja por exemplo há, Women´s Physique, uma rapida pesquisa  no google ou em videos de eventos, e você poderá notar o que estou dizendo. A diferença de volume semanal com sobrecarga abdominal é muito maior, para essas atletas, e isso considerando que as mesmas sequer estão focando em estética.

Em 24/04/2020 em 14:42, krebz disse:

 

Apenas adicionando ao topico:

video em ingles de um excelente médico que fala sobre esteroides, mas sim no crossfit é uma realidade assim como na hipertrofia "comum" que fazemos nas academias

Já tinha visto esse video, minha opnião acerca do mesmo é bem simples, não adianta comentar sobre atleta X, Y ou Z quando você esta mirando no Crossfit Games, é a mesma coisa que cobrar uma atleta natural no Mister Olympia. Em momento algum é negado o uso dos mesmos, quando falamos em alto rendimento essa é a realidade  de quase todos os esportes. Mas o ponto aqui não é nem muito a estética bacana das mesmas, mas sim como esse esporte possibilitou que um numero imensos de mulheres que não são atletas de verdade tivessem resultados, em performance atlética que antes só era atribuidas a atletas de verdade, leia-se atleta de verdade aquele que vive ou tem o esporte como um dos seus meios de subsistencia.

Editado por Coach-Natal
Enviei sem querer, antes de escrever.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/04/2020 em 21:58, Coach-Natal disse:

 Fala mano beleza? Então isso é um pesamento muito comum, atribuir o resultado a somente uma das variáveis da performance delas, agora olhemos para outros esportes com tanto uso quanto, por exemplo o próprio fisiculturismo, e você não ira encontrar TANTAS mulheres com abdômens marcados como os das crossfiteiras em categorias inclusive aonde os treinamentos e a dieta são mais rigorosos do que categorias mais fitness,veja por exemplo há, Women´s Physique, uma rapida pesquisa  no google ou em videos de eventos, e você poderá notar o que estou dizendo. A diferença de volume semanal com sobrecarga abdominal é muito maior, para essas atletas, e isso considerando que as mesmas sequer estão focando em estética.

Já tinha visto esse video, minha opnião acerca do mesmo é bem simples, não adianta comentar sobre atleta X, Y ou Z quando você esta mirando no Crossfit Games, é a mesma coisa que cobrar uma atleta natural no Mister Olympia. Em momento algum é negado o uso dos mesmos, quando falamos em alto rendimento essa é a realidade  de quase todos os esportes. Mas o ponto aqui não é nem muito a estética bacana das mesmas, mas sim como esse esporte possibilitou que um numero imensos de mulheres que não são atletas de verdade tivessem resultados, em performance atlética que antes só era atribuidas a atletas de verdade, leia-se atleta de verdade aquele que vive ou tem o esporte como um dos seus meios de subsistencia.

exatamente! sequer sem focar em estetica, porque não é um fisico que ia ganhar no palco. As fisiculturistas tem um padrão a seguir e não é entrar no palco com o abdomen saltado.

Pode ver no youtube mesmo, algumas gurias falando que pegam uma carga menor na hora de trabalhar o abdomem, porque os juristas nao querem ver a barriga muito hipertrofiada.

 

A guria que foi pega no Doping aqui onde eu nada tinha bem o fisico de crossfit

Algumas ginastas também, voce pode pode ver como tem o abdomen super definido e, a partir do momento que entram com anabolizantes, a musculatura da um salto gigantesco.

Meus primos malham já ha alguns anos. Foi com o uso de substancias que de repente ficaram com a barriga engomada. Esses gomos saltados são bem tipicos.A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Rafael Poggi, comida e área interna

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bem direcionado o shape formado pelo crossfit e o shape de quem treina musculação. Da pra perceber várias diferenças no shape ao avaliar apenas por foto por exemplo. Não é de se tirar o mérito de ninguém, porém são dois esportes voltados a finalidades diferentes no final das contas. Não vejo porque comparar os dois, todos têm seu mérito e faz crossfit quem quer e puxa ferro quem quer. Kkk abraço galera boa noite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, meu intuito com essa postagem, foi retribuir um pouco com um forum no qual aprendi tanto, muito material em inglês foi traduzido e eu consumi na época na qual não lia em inglês, hoje já posso auxiliar com traduções, então resolvi faze-lo.  O post aborda e levanta muito a questão de um condicionamento acima da média que antes não poderia ser encontrado em mulheres que não fossem atletas, e hoje em dia, já é algo popular, em quase todas as boxes temos mulheres com feitos realmente impressionantes comparando-se com o que tinhamos anos atrás antes do surgimento da modalidade. A comparação aqui não deveria se pautar em estética por duas razões simplesm, primeira não é o foco da modalidade, segundo, por apresentar caracteristicas diferentes a forma de trabalhar com pesos é diferente, levando a variações na estética que não são as buscadas em competições de fisiculturismo em geral, vide trapézios avantajados, linha abdominal muito forte, sem desenvolvimento de uma desproporção entre a linha abdominal, quadril e cintura escapular, pouco trabalho enfatizando o desenvolvimento dos posteriores de coxa e etc.  Praticas diferentes, resultados diferentes, mas o legal é pensar que a anos atrás não era imaginável um numero tão grande de mulhres  ''normais'' , leia-se normal como não atletas, com um condicionamento físico tão elevado. Quantas mulheres a anos atrás poderiamos ver fazendo barras na força? Realizando um Muscle Up então, praticamente impossível, enfim, isso é o que acho mais interessante no texto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...