Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre net carbs


Vecchio

Posts Recomendados

Eu calculava os net carbs da seguinte fórmula:

 

   NET CARBS = CARBOIDRATOS - FIBRAS

 

Porém, ao me deparar com um rótulo contendo 1,5 g de carboidratos e 3,0 g de fibras e pedi uma ajuda ao SAC de um produto, a nutricionista me esclareceu o seguinte, com base na Recomendação RDC de 23 de dezembro de 2003 da ANVISA:

 

2.5. Carboidratos ou hidratos de carbono ou glicídios: são todos os mono, di e polissacarídeos, incluídos os polióis presentes no alimento, que são digeridos, absorvidos e metabolizados pelo ser humano.

2.6. Fibra alimentar: é qualquer material comestível que não seja hidrolisado pelas enzimas endógenas do trato digestivo humano.

A resolução também menciona como deve ser realizado o cálculo dos carboidratos:

3.3.3. Cálculo de carboidratos: É calculado como a diferença entre 100 e a soma do conteúdo de proteínas, gorduras, fibra alimentar, umidade e cinzas.

Ou seja, a quantidade de fibras alimentares presentes nos alimentos não entram no cálculo de carboidratos e calorias, por não serem digeridas e absorvidas pelo nosso organismo

 

Logo, produtos que obedeçam às leis aqui do BR já informam o que chamamos aqui de net carbs. É isso mesmo? Alguém que tenha pesquisado sobre esse assunto poderia confirmar ou acrescentar mais alguma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

6 horas atrás, luk4s_ disse:

Também gostaria de saber! ?

 

 

Conversei com um colega daqui do fórum agora há pouco.

 

Sim, a norma está correta. 

 

Mas a conclusão mais prática a ser tomada é --> decida de acordo com seu objetivo. Explico a seguir o motivo:

  • Ocorre que, há exemplos contrários a este que eu elenquei (quantidade de carboidratos menor que o de fibras).
  • No seu caso, com base lá na nossa prosa sobre salada, parece-me que seu objetivo é o cutt. Logo, você não irá arder no inferno se usar a continha prática "net carbs = carbos - fibras".
  • No meu caso, que é um tratamento do diabetes tipo 2, eu não posso vacilar e, por esse motivo, a quantidade de carboidratos que considero é a que segue a legislação, isto é, eu uso como net carbs o que consta lá no total de carboidratos (venho procurando manter o consumo de carbos abaixo de 50 g pra controlar a taxa de açúcar no sangue).
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um update que esse meu colega, @Ricardo Queiroz, me passou e que dá pra fazer uma ilação básica.

 

Se você estiver comprando um produto daqui, do Brasil e estiver coletando estes dados do rótulo - e esse produto estiver em conformidade com a legislação vigente - o que lá consta como carboidratos é o que chamamos aqui de net carbs.

 

Se o produto for americano, aí dá pra fazer a continha manjada numa boa.

 

Editado por Vecchio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Vecchio disse:

 

Conversei com um colega daqui do fórum agora há pouco.

 

Sim, a norma está correta. 

 

Mas a conclusão mais prática a ser tomada é --> decida de acordo com seu objetivo. Explico a seguir o motivo:

  • Ocorre que, há exemplos contrários a este que eu elenquei (quantidade de carboidratos menor que o de fibras).
  • No seu caso, com base lá na nossa prosa sobre salada, parece-me que seu objetivo é o cutt. Logo, você não irá arder no inferno se usar a continha prática "net carbs = carbos - fibras".
  • No meu caso, que é um tratamento do diabetes tipo 2, eu não posso vacilar e, por esse motivo, a quantidade de carboidratos que considero é a que segue a legislação, isto é, eu uso como net carbs o que consta lá no total de carboidratos (venho procurando manter o consumo de carbos abaixo de 50 g pra controlar a taxa de açúcar no sangue).

 

Muito boa explicação!

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...