Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tempo de uma periodização de força


Wilson Cezar

Posts Recomendados

Tenho 18 anos, treino faz 4, há um tempo atrás comecei a estudar sobre treinamentos de força, porque percebi, nesses 4 anos, que gosto de trabalhar com um pouco mais de carga e com repetições mais baixas, o que faz uma diferença enorme no meu corpo, tanto funcional quanto estética. Sempre gostei de treinos mais old school; tive contato então com o 5x5, dei início no começo desse mês, antes da m**da desse corona vírus fechar as academias, aí fui obrigado a parar (tô treinando calistenia em casa). 

 

A minha dúvida é em relação ao tempo de uma periodização de força. Meu conhecimento sobre periodização ainda é pequeno, tudo que eu sei é que devemos mudar o treino de tempos em tempos para evitar o platô. E assim eu faço, a cada 3 meses, tento modificar o treino.

 

Mas o que eu queria era continuar com o treinamento de força; já ouvi falar que não é legal estender por muito tempo, pois pode causar muito estresse às articulações e tendões, aí me vejo obrigado a diminuir carga de exercícios compostos dos quais eu gosto de muito de realizar, como o agachamento e o deadlift e jogar um treino mais "fisioterapia". Se meu objetivo é este, por quanto tempo posso manter meu treino de força?

Editado por Wilson Cezar
erro de ortografia
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Fala Wilson, 

 

   você não precisa necessariamente mudar o treino a cada três meses.

 

   Como você citou somente o SL5x5, vou supor que você usou da tal progressão linear, dos 2,5 kg a cada treino.

   O próprio propositor "contemporâneo" (esse método tem mais de 100 anos) do 5x5 esclarece que o programa 'termina' e você precisa migrar para outro sistema.

   De fato, você chegará em platôs usando a progressão linear dos 2,5 kg. Isso é inevitável. 

 

   Porém, repare: o SL5x5 não é um programa otimizado para treino de força e sim um programa para iniciantes, porém proporciona ganhos incontestáveis em termos de força para estes. Incontestáveis. 

 

   Caso, você sinta que não consegue progredir mais com os 2,5 kg a cada treino, siga umas recomendações lá do site (https://stronglifts.com/) para que você ainda obtenha algum avanço. Porém já fique de olho, pois tais recomendações não costumam proporcionar grandes soluções. Tendo chegado a tal condição, repare o que o Power_tr00 comentou aí, em termos de descansar com uma carga baixa a cada três semanas. Isto costuma ser um santo remédio. Há outro programa, híbrido (que não é puramente um treino de força), que você pode fazer, chamado 5/3/1. Pesquise aqui mesmo no fórum que está encaixado neste sistema de treino tal descanso (chama-se deload a tal período). Há outro programa, similar ao SL5x5, chamado Madcow, para simpatizantes do SL5x5 que queiram algo pra treinos mais avançados.

 

   Aí, caso você tenha pego gosto mesmo pela coisa, optado por um sistema mais avançado como os citados aí em cima, é hora de adotar um programa de powerlifting propriamente dito: Smolov, Sheiko, etc. Mas aí é outra conversa.

   

Editado por Vecchio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Power_tr00 disse:

Vai depender de muita coisa

Via de regra tirar uma semana a cada 3 ajuda

 

Da uma olhada no meu diário

Tem uma periodização de força no início dele e antes do coringa tinha uma explicação da periodização que usaria

 

Muito obrigado por compartilhar, amigo! Após a fase de adaptação do 5x5, vou tentar pôr em prática. Em relação aos cardios, meu biotipo é magro e tenho que fazer caminhadas relativamente grandes por dia. Se, por ventura, eu fosse seguir exatamente como o seu, você acha viável inserir o cardio 2x na semana? Minha dieta tá em torno de 2.800 a 3.000 kcal por dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Vecchio disse:

Fala Wilson, 

 

   você não precisa necessariamente mudar o treino a cada três meses.

 

   Como você citou somente o SL5x5, vou supor que você usou da tal progressão linear, dos 2,5 kg a cada treino.

   O próprio propositor "contemporâneo" (esse método tem mais de 100 anos) do 5x5 esclarece que o programa 'termina' e você precisa migrar para outro sistema.

   De fato, você chegará em platôs usando a progressão linear dos 2,5 kg. Isso é inevitável. 

 

   Porém, repare: o SL5x5 não é um programa otimizado para treino de força e sim um programa para iniciantes, porém proporciona ganhos incontestáveis em termos de força para estes. Incontestáveis. 

 

   Caso, você sinta que não consegue progredir mais com os 2,5 kg a cada treino, siga umas recomendações lá do site (https://stronglifts.com/) para que você ainda obtenha algum avanço. Porém já fique de olho, pois tais recomendações não costumam proporcionar grandes soluções. Tendo chegado a tal condição, repare o que o Power_tr00 comentou aí, em termos de descansar com uma carga baixa a cada três semanas. Isto costuma ser um santo remédio. Há outro programa, híbrido (que não é puramente um treino de força), que você pode fazer, chamado 5/3/1. Pesquise aqui mesmo no fórum que está encaixado neste sistema de treino tal descanso (chama-se deload a tal período). Há outro programa, similar ao SL5x5, chamado Madcow, para simpatizantes do SL5x5 que queiram algo pra treinos mais avançados.

 

   Aí, caso você tenha pego gosto mesmo pela coisa, optado por um sistema mais avançado como os citados aí em cima, é hora de adotar um programa de powerlifting propriamente dito: Smolov, Sheiko, etc. Mas aí é outra conversa.

   

 

Esclareceu bastante coisa, Vecchio. Grato! Estou usando exatamente essa progressão linear dos 2,5kg. Eu já tava bem adaptado aos exercícios propostos pelo programa (só o OHP que é meu arqui inimigo kkkkk), então, antes da quarentena, eu tava conseguindo evoluir bem, Foi aí que pensei na duração do treino, saca? Mas tanto o seu comentário quanto o do Power_tr00 foram de grande valor. Na minha cidade, é difícil achar alguém que curta treinar visando força... enfim, obrigado novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...