Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dieta flexível vale a pena?


felipe613

Posts Recomendados

11 minutos atrás, Thorun disse:

app myfitnesspal tem 1000 cadastros

Esse é o problema... Fica mais suscetível a erros. Eu costumo seguir cardápio fixo, aí o dia que eu quero trocar algo, eu recalculo... Mas tendo cardápio fixo, estas trocas são exceção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Pois é, esses apps tem muitos cadastros de um mesmo alimento e isso confunde pra saber qual a quantidade certa dos macros

Quando tem embalagem com tabela nutricional é fácil mas pizza, sorvete e outros é muito difícil saber porque cada lugar em q vc compra faz de um jeito por isso nem vou por na dieta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, paulodiasreis disse:

Complementando o que o pessoal já falou...

 

1) Há estudos apontando maior adesão à dieta utilizando cardápio fixo (e substituições, obviamente). Comigo isto funciona bem. Eu cansei de ficar contando macro todos os dias. Além disto, há pessoas que seguem a linha "em casa vejo o que tem, jogo no aplicativo e complemento com o que falta". Quando chega em casa, não tem nada saudável ou não tem ingrediente direito. Isto é uma consequência da dieta flexível no sentido de não ser planejada. Quando o cardápio é planejado, vc sabe o que comprar quando vai ao supermercado, e prepara com antecedência aquilo que leva mais tempo. Faltando ingredientes, induz a comer coisas mais práticas, que muitas vezes são menos saudáveis.

 

2) As informações nutricionais em aplicativos sofrem uma maior variação de erro. Se vc come sempre a mesma coisa, importa menos se está errado. Exceto as proteínas, o restante vc vai ajustar conforme resposta do corpo. Exemplo:

Vc come 300g de arroz por dia, fixo. Se não ganhou peso, vc sobe para 500g, independentemente dos macronutrientes do app estarem certos ou errados.

Já na dieta flexível, pense a mesma situação. 300g não deu, vou subir para 500g. Mas, em vez de arroz, vc resolveu fazer macarrão para a semana toda. Se os macros do arroz ou do macarrão estiverem errados, a alteração pode surtir efeito indesejado (subir demais, ou não subir nada... na semana seguinte vc volta para o arroz, mas agora 800g, já que 500g não subiu nada... Aí acaba subindo demais)...

 

Isto pode ser evitado, ou pelo menos reduzido, usando uma tabela como a TACO. Porém, há o problema de falta de cadastro de alimentos industrializados.

 

Não sei se este ponto ficou claro, mas, simplificando, flexível + APP aumentam a chance de erro.

 

Acho que isso é uma compreensão errada do que é dieta flexível. Flexível é flexível. Não precisa tentar bater os macros na risca, até pq isso não é possível nem com dieta flexível nem com meal plans. Fora que bater o macros não faz qualquer diferença nos resultados, salvo os mínimos necessários.

 

Eu já escrevi no tópico Dieta Flexível by Schrödinger o que penso, então seria repetitivo escrever aqui de novo, mas basicamente, fechando as necessidades mínimas, o foco são as calorias. E tentar bater ali >80% de alimentos inteiros e minimamente processados. Fora isso, é bem livre. E ninguém vai me convencer que isso não promove uma maior aderência do que meal plans.

 

Fora que nós somos criaturas de hábito. Então, por mais flexível que seja a dieta, a tendência é que muitas refeições se repitam ao longo das semanas.

 

Quanto aos apps, à medida que a gente vai usando, vai pegando os macetes dos alimentos com as infos corretas. No myfitnesspal os alimentos já usados ficam lá registrados, então no início pode dar um pouco mais de trabalho, mas depois já tá tudo lá (como disse, nós somos criaturas de hábito e a tendência é repetir os alimentos).

 

O disclaimer que eu faço aqui é que eu tenho certamente um bias a favor de dietas flexíveis, até pq eu uso com um erro bem pequeno (o que quer dizer que eu consigo prever com bastante precisão minha variação de peso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dieta flexível é muito bom porque você come umas besteiras e ainda pode falar que está de dieta, é tipo poder comer traveco sem deixar de ser hétero. São oportunidades que a vida lhe oferece e você não pode deixar passar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Zyzzfodase disse:

Dieta flexível é muito bom porque você come umas besteiras e ainda pode falar que está de dieta, é tipo poder comer traveco sem deixar de ser hétero. São oportunidades que a vida lhe oferece e você não pode deixar passar.

KKKKKKK essa comparação foi foda 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Zyzzfodase disse:

Dieta flexível é muito bom porque você come umas besteiras e ainda pode falar que está de dieta, é tipo poder comer traveco sem deixar de ser hétero. São oportunidades que a vida lhe oferece e você não pode deixar passar.

 

Nada contra quem gosta de traveco, mas deixa de ser hétero sim viu... você foi enganado! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...