Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dieta flexível vale a pena?


felipe613

Posts Recomendados

9 minutos atrás, Zoooa disse:

Depende do que você fala por dieta flexível, pra uns dieta flexível significa atolar a dieta de lixo, pra outros significa trocar batata por arroz integral, frango por peixe e etç.

 

Se for trocar alimento saudável por alimento saudável, dá no mesmo, se for trocar alimento saudável por lixo, ai nem precisa dizer que o resultado vai ser pior né?

Mas pelo q entendi não tem problema ingerir uns alimentos lixos, ingerir a maior parte de saudáveis e uns 10 ou 20% do q quiser, porque se encaixar nos macros vai dar resultado do mesmo jeito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

6 minutos atrás, felipe613 disse:

Mas pelo q entendi não tem problema ingerir uns alimentos lixos, ingerir a maior parte de saudáveis e uns 10 ou 20% do q quiser, porque se encaixar nos macros vai dar resultado do mesmo jeito

Sim, vai ter resultado, eu não quis dizer que não ia, mas é claro que uma pessoa que sempre faz o que é melhor vai ter resultados melhores, até porque dieta flexível quando fala em ficar encaixando besteira na dieta todo santo dia só leva em consideração a composição de macros do alimento. E os efeitos metabólicos? hormonais? e a saúde? E o funcionamento do intestino, estômago? Alimentos cheios de sódio que causam retenção, açúcar que aumenta os índices de inflamação e insulina. Tudo isso vai ter impacto no físico.

 

Mas sim, não é porque você vai comer besteira que os seus músculos vão parar de crescer e você não vai perder gordura.

 

Ai entra aquela historia, você liga pra talvez 1, 2, 3%(não dá pra saber valor real, só usando como exemplo) de resultado a mais ou prefere o conforto de comer uma besteira ou outra quando quiser ou talvez todo dia?

 

Vai de cada um.

 

 

Editado por Zoooa
Correção de digitação.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Power_tr00 disse:

completando

 

pode salvar seu dia saber algumas substituições legais a fazer

e carregue sempre uma dose de whey em um saquinho, potinho, etc, se resolver comer igual um porco, ao menos enfie a proteína goela abaixo antes.

 

Decore as tabelas nutricionais dos lanches de fast food de rede, se tiver de comer numa por qq motivo, escolha o que tiver a melhor proporção de proteínas e só ele (nada de refri, nem batata, ele e água)

Mas a proteína tem sempre q ser ingerida junto com carbo? Se até o fim do dia eu bater a meta já não tá bom?

 

10 minutos atrás, Thorun disse:

Mas assim, se vc comer só porcaria, vc vai comprometer sua saúde, possívelmente vai ter muito mais fome tbm, e possivelmente vai prejudicar sua adesão a dieta (no fim do dia vc pode se pegar negociando consigo mesmo comer mais do que o planejado. e se isso ta acontecendo com frequencia - aí vc tá fudendo tudo);

A ideia não é comer só porcaria é ter mais opções de alimentos.

Sobre comer a mais do que o planejado, isso tem problema já q é um bulking? Se eu comer a mais vou ter mais kcal e vou ter mais ganhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Zoooa disse:

Sim, vai ter resultado, eu não quis dizer que não ia, mas é claro que uma pessoa que sempre faz o que é melhor vai ter resultados melhores, até porque dieta flexível quando fala em ficar encaixando besteira na dieta todo santo dia só leva em consideração a composição de macros do alimento. E os efeitos metabólicos? hormonais? e a saúde? E o funcionamento do intestino, estômago? Alimentos cheios de sódio que causam retenção, açúcar que aumenta os índices de inflamação e insulina. Tudo isso vai ter impacto no físico.

 

Mas sim, não é porque você vai comer besteira que os seus músculos vão parar de crescer e você não vai perder gordura.

 

Ai entra aquela historia, você liga pra talvez 1, 2, 3%(não dá pra saber valor real, só usando como exemplo) de resultado a mais ou prefere o conforto de comer uma besteira ou outra quando quiser ou talvez todo dia?

 

Vai de cada um.

 

 

Sim se comer muita besteira tem esses problemas q vc falou mas um pouco não deve atrapalhar muito o objetivo principal q no caso é o ganho de massa e peso

 

Minha ideia era comer sempre o mesmo no almoço e janta (arroz, frango, batata) e variar nas outras refeições mas não precisa ser com porcarias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando o que o pessoal já falou...

 

1) Há estudos apontando maior adesão à dieta utilizando cardápio fixo (e substituições, obviamente). Comigo isto funciona bem. Eu cansei de ficar contando macro todos os dias. Além disto, há pessoas que seguem a linha "em casa vejo o que tem, jogo no aplicativo e complemento com o que falta". Quando chega em casa, não tem nada saudável ou não tem ingrediente direito. Isto é uma consequência da dieta flexível no sentido de não ser planejada. Quando o cardápio é planejado, vc sabe o que comprar quando vai ao supermercado, e prepara com antecedência aquilo que leva mais tempo. Faltando ingredientes, induz a comer coisas mais práticas, que muitas vezes são menos saudáveis.

 

2) As informações nutricionais em aplicativos sofrem uma maior variação de erro. Se vc come sempre a mesma coisa, importa menos se está errado. Exceto as proteínas, o restante vc vai ajustar conforme resposta do corpo. Exemplo:

Vc come 300g de arroz por dia, fixo. Se não ganhou peso, vc sobe para 500g, independentemente dos macronutrientes do app estarem certos ou errados.

Já na dieta flexível, pense a mesma situação. 300g não deu, vou subir para 500g. Mas, em vez de arroz, vc resolveu fazer macarrão para a semana toda. Se os macros do arroz ou do macarrão estiverem errados, a alteração pode surtir efeito indesejado (subir demais, ou não subir nada... na semana seguinte vc volta para o arroz, mas agora 800g, já que 500g não subiu nada... Aí acaba subindo demais)...

 

Isto pode ser evitado, ou pelo menos reduzido, usando uma tabela como a TACO. Porém, há o problema de falta de cadastro de alimentos industrializados.

 

Não sei se este ponto ficou claro, mas, simplificando, flexível + APP aumentam a chance de erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, felipe613 disse:

Sim se comer muita besteira tem esses problemas q vc falou mas um pouco não deve atrapalhar muito o objetivo principal q no caso é o ganho de massa e peso

 

Minha ideia era comer sempre o mesmo no almoço e janta (arroz, frango, batata) e variar nas outras refeições mas não precisa ser com porcarias

Sim, como eu disse na primeira postagem, não vai ter diferença nenhuma você trocar um alimento saudável da dieta por outro. Um dia pode comer arroz, outro batata, outro aveia, outro macarrao, não tem diferença nenhuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, felipe613 disse:

Mas a proteína tem sempre q ser ingerida junto com carbo? Se até o fim do dia eu bater a meta já não tá bom?

 

A ideia não é comer só porcaria é ter mais opções de alimentos.

Sobre comer a mais do que o planejado, isso tem problema já q é um bulking? Se eu comer a mais vou ter mais kcal e vou ter mais ganhos.


É um problema. Os macros planejados são o seu plano de alimentação ideal para aquele dia. Se é um bulking, você já colocou um superávit calórico planejado. Ter mais superávit vai fazer você ganhar mais peso, mas provavelmente não mais músculos, provavelmente vai ganhar gordura. O ideal de um bulking bem feito é ganhar peso mantendo o BF controlado. E isso não vai acontecer se vc sair constantemente dos macronutrientes que foram cuidadosamente planejados na sua dieta. Se fosse assim seria só comer igual um animal o máximo que conseguisse e o sujeito iria ficar gigante e trincado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, paulodiasreis disse:

Complementando o que o pessoal já falou...

 

1) Há estudos apontando maior adesão à dieta utilizando cardápio fixo (e substituições, obviamente). Comigo isto funciona bem. Eu cansei de ficar contando macro todos os dias. Além disto, há pessoas que seguem a linha "em casa vejo o que tem, jogo no aplicativo e complemento com o que falta". Quando chega em casa, não tem nada saudável ou não tem ingrediente direito. Isto é uma consequência da dieta flexível no sentido de não ser planejada. Quando o cardápio é planejado, vc sabe o que comprar quando vai ao supermercado, e prepara com antecedência aquilo que leva mais tempo. Faltando ingredientes, induz a comer coisas mais práticas, que muitas vezes são menos saudáveis.

 

Isto pode ser evitado, ou pelo menos reduzido, usando uma tabela como a TACO. Porém, há o problema de falta de cadastro de alimentos industrializados.

 

Não sei se este ponto ficou claro, mas, simplificando, flexível + APP aumentam a chance de erro.

 

Eu gosto da flexivel. Mas tomo cuidado com oq tem em casa. Normalmente eu quando já sei a refeição noturna, eu lanço ela no app bem antes, e ja fica la contabilizado oq eu vou fazer. 

Os problemas q eu tenho são pra estimar um ou outro alimento mais complexo, tipo sushi por exemplo, app myfitnesspal tem 1000 cadastros e cada um varia muito em relação a outro. Daí vou tentando pegar cada alimento ali separado e estimar com base no peso dele.. Mas nao é facil 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu prefiro montar meu cardápio com os alimentos que eu gosto : aveia, pasta de amendoim, arroz, frango, pão de forma, ovos, Whey, leite desnatado, etc.

aí eu faço uma lista de substituições com a quantidade : tapioca, queijo mussarela ou requeijão light, macarrão ou batata doce,carne,leite em pó.

Pra mim é bem mais prático, raramente eu sinto vontade em comer besteiras (fast-foods), sorvetes, chocolate, doces.. e também não me sinto bem após comer alimentos assim ( gases, dor no estômago, deve ser questão de costume, só sinto vontade quando to na última semana do cutting, depletado de carbo ), e sinto que após comer, me da mais vontade ainda de comer... tipo, na semana, é bem estranho essa reação com a mente...

 

o cardápio fica do jeito que eu gosto, como tudo que eu gosto,  não saio da dieta e não preciso ficar todo dia refém de aplicativozinho para contar meus macros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...