Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto J - Em crescimento


Joaowayand

Posts Recomendados

Projeto J - Em busca de um shape de praia

 

Nome: João Victor

Idade: 21

Altura: 184 cm

Peso: 02/03/20: 81.6kg 09/03/20: 81.85kg 

Bf: 14%

Panturrilha: 02/03: D 38cm E 38.5cm   19/03: 39cm ambas   31/03: 40cm ambas

Coxa: 02/03: D 58cm E 58cm   19/03: 59cm ambas    31/03: 60cm ambas

Quadril: 02/03: 97.5cm   19/03: 98cm   31/03: 99cm

Cintura: 02/03: 82.5cm   19/03: 82.5cm   31/03: 84cm

Peitoral: 02/03: 102cm   19/03: 104cm 31/03: 106cm

Braços contraídos: 02/03: 36.5cm   19/03: 36.5cm 31/03: 38cm

Pescoço: 02/03: 39cm   19/03: 39cm   31/03: 39cm

 

Objetivo: 86kg ao final de 2020 com o menor bf possível

 

Fala, meus queridos.

 

Este é um diário que representa comprometimento com uma nova fase de vida.

 

Até o dia 10/02 desse ano fazia parte do time de basquete da faculdade - uma atividade que consumia em média 6 horas semanais em treinos. Ia à academia sem ser muito regrado, então na maioria das semanas fazia só 2 ou 3 treinos de musculação e minha dieta era simples: evitar doces e refrigerantes nos dias de semana e tentar adicionar o máximo de proteínas. Os resultados foram condizentes com minha disciplina na alimentação, ao final de 2019 eu tinha perdido 3kg e não tinha ganhado muita massa magra (a intenção era aumentar). 

 

O que percebi ao deixar o basquete foi que meu corpo passou a demandar que fizesse mais exercício, tirar 6 horas de treino da semana criou um vazio insuportável. Pensei em começar alguma arte marcial, em fazer crossfit mas o que mais me pilhou foi um treino de perna, em que estava fazendo agachamentos e a sensação do PUMP nas coxas estava animal, eu queria pegar mais peso, queria ficar maior. No dia 19/02 eu já tinha pesquisado alguns conceitos importantes para adequar a dieta à hipertrofia e já tinha um treino bem estruturado para me auxiliar a atingir meus objetivos. Desde então estou seguindo o que foi proposto à risca e compartilhar meu diário de treino é uma aposta de que eu vou atingir meus objetivos e de que qualquer um também pode através de informação e disciplina.

 

Princípios utilizados:

 

  • Superávit calórico de 200 a 300 calorias diariamente:

A intenção é ganhar massa magra sem acumular muita gordura, de modo a facilitar um cutting próximo do verão ~(pelo menos eu admito que isso aqui também é motivado pela praia.)~

 

  • Ingesta proteica de 2 a 2.5g por kg ao dia


 

  • Treinos demandantes:

Eu tenho objetivos e estou entrando de cara neles, se eu aguento um esforço moderado em algum exercício x, não vou ficar fazendo esse exercício com má vontade ou preguiça de forma que não demande ganho de massa muscular - o nome disso é perda de tempo: minha por estar gastando uma hora na academia em um treino que não vai me agregar e sua por estar lendo um post de um treino que não gera resultados. (Há exceções, como em caso de alguma lesão.)

 

  • Troca de rotina de treinos a cada 3 ou 4 meses:

Nosso corpo é extremamente eficiente em se adaptar aos estímulos a que somos expostos. Esse período parece ser suficiente para manter meus músculos sempre fora da zona de conforto.

 

  • Ingesta calórica variável de acordo com as demandas do dia:

Uso o Samsung Health para quantificar meu gasto calórico diário. Em dias que ando durante mais tempo ou treino aeróbico / musculação aumento o consumo de carboidratos. Minha dieta é relativamente fechadinha, irei postando conforme eu tiver disponibilidade de tempo.

 

  • Constante avaliação de quais grupos musculares estão menos desenvolvidos:

Avalio através do https://mude.vc/medidas-do-corpo-perfeito-para-ideais-proporcoes/ quais partes do meu corpo estão proporcionalmente pequenos e assim defino rotinas de treino que compensem essa desproporção.



 

Sobre a organização dos posts: irei deixar as informações mais importantes destacadas. Francamente, eu escrevo pra car*lho e sei que nem todos têm disponibilidade pra ler tudo que foi escrito então isso vai facilitar a leitura rápida dos posts (recomendo fortemente ler meus comentários, porém).

Editado por Joaowayand
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

02/03/20 - Peito e Ombros

 

Supino reto ( 12 - 10 - 8 - 6 )

 

1ª série: 40kg

   

Série tranquila, sem muitos esforços, estava descansado.

 

2ª série: 45kg

   

Com alguma dificuldade no final, completei as 10 reps. Ao acabar, veio um instrutor, Walter, me explicar que a barra no início do exercício deveria estar alinhada com meus olhos - aparentemente isso facilita a colocar a barra de volta no suporte ao acabar o set. Put* dica boa, cara, eu tava treinando desconfortável com medo de falhar a rep e de não conseguir apoiar a carga. Valeu, Walter.

 

3ª série: 45kg

   

A partir da 6ª rep comecei a ter muita dificuldade, subia beeeeem devagar, a 8ª rep veio da alma, porque eu tinha certeza de que não ia rolar.

 

4ª série: 45kg

 

Eu tava relaxado, porque só eram 6 reps, só que na sexta eu não conseguia subir de jeito nenhum. Apoiei a barra, descansei uns 5 segundos e mesmo assim não consegui completar a rep.

 

Supino inclinado com halteres ( 10 - 8 - 8 - 6)

 

1ª série: 18kg cada mão

 

Foi aqui que percebi um pump muito daora, não sei se eu realmente ganhei força ou se fiquei pilhado. O ponto é que a partir daí as séries começaram a fluir bem demais.

 

2ª série: 20kg cada mão

 

Um passeio na academia, eu desejava que o peso subisse e lá ele ia. O estranho é que eu deixei a playlist do Spotify tocando no aleatório e acabei fazendo essa e as últimas 2 séries ouvindo Cherokee, do Kamasi Washington - a música é boa, mas com certeza não é uma parada inspiradora pra puxar ferro HAHAHAHA.

 

3ª série: 20kg cada mão

 

Acho que foi uma das primeiras vezes em que falhar uma rep foi daora. Eu tava tão alucinado com o treino, que quando não consegui fazer o final da série, só soltei o peso e nem me toquei que meu peitoral tava exausto.

 

4ª série: 22kg cada mão

   

Mais do mesmo, set divertido, sem falha.

 

Crucifixo com halteres ( 10 - 8 - 8 - 6 )

 

1ª série: 12kg cada mão

 

Nessa hora eu comecei a ter noção de que meu treino de peito não poderia durar muito mais, eu normalmente progrido as cargas começando nos 12kg, mas ao final da décima rep eu só queria descansar.

 

2ª série: 12kg cada mão

 

Tinha aceitado que não ia aumentar a carga nessa série, mas mantinha a esperança de conseguir na seguinte. O problema é que, ao terminar essa, eu deveria ter parado. Exaustão. 

 

3ª série: 12kg cada mão

 

Quase deu merd*. Na sexta rep estava subindo e meu braço esquerdo simplesmente parou de fazer força, como se tivesse sido tirado da tomada. Se eu não tivesse soltado o peso, tenho certeza que teria fraturado o úmero. 

 

4ª série: 10kg cada mão

 

Com o c* trancado, descansei quase 4 minutos para essa série, fui ao banheiro lavar o rosto, recuperar a concentração prévia. Série tranquila, não iria me arriscar mais nesse treino.

 

Desenvolvimento de ombros com barra ( 10 - 8 - 6 )

 

1ª série: 20kg

 

Carga baixa, mas ao final da série estava com o ombro bastante cansado. Foi bom não ter começado com cargas maiores.

 

2ª série: 25kg

 

Sétima e oitava reps com muita dificuldade, não cheguei a falhar mas subia nada em devagar porque não aguentava fazer na velocidade normal.

 

3ª série: 25kg

 

Consegui terminar a série sem muita dificuldade, mas estava preocupado com meu braço, então evitei progredir carga.

 

Elevação lateral com halteres ( 10 - 8 - 6 )

 

1ª série: 8kg cada mão

 

Esse é um exercício que consigo aguentar muito mais peso, mas sinto que perco qualidade de execução. Comecei aos 8kg pra atingir o máximo de amplitude possível.

 

2ª série: 9kg cada mão

 

Segui com 9kg e terminei a série sem falha, apesar da última repetição ter sido bem complicada.

 

3ª série: 10kg cada mão

 

Primeira vez que fiz esse exercício com execução satisfatória com 10kg, o preço foi que ao final dessa série eu queria o treino acabasse.

 

Fly invertido ( 10 - 8 - 6 )

 

1ª série: 8kg cada mão

 

Tentando me pilhar pro último exercício, pulei o descanso e fui direto da elevação lateral pra esse set. Ao final da série, estava visivelmente cansado, mas com a concentração de volta no treino.

 

2ª série: 8kg cada mão

 

Eu não tenho uma boa relação com o Fly Invertido. Me sinto meio idiota fazendo o movimento. Continuei com 8kg pra me acostumar mais com o movimento. 

 

3ª série: 8kg cada mão

 

Ao final dessa série, percebi que eu estava sim acertando o movimento. Saí da academia com o ombro inchado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei gripado durante a última semana e tive que usar o tempo livre para recuperar o conteúdo da faculdade, por isso não consegui postar nem escrever muito sobre a execução dos exercícios. Na medição de hoje de manhã, a balança indicou 81.85kg, o que sugere ganho de massa (250g), mas não posso confirmar porque eu não estou controlando quanta água eu bebo. De qualquer forma, consegui fazer os seguintes treinos:

 

05/03 

Costas e Abdomen 

 

Wide Grip Lat Pulldown (12 - 10 - 8 - 6 )

Remada na polia (10 - 8 - 8 - 6)

One Arm Dumbell Row (10 - 8 - 6)

Shrugs com halter (10 - 8 - 6)

 

Abdominal com peso (12 - 12 - 12)

Prancha (45s - 45s - 60s)

 

06/03

Bíceps e Tríceps

 

Supino com pegada fechada (10 - 8 - 6)

Mergulho na barra paralela (10 - 8 - 6)

Triceps Frances unilateral (10 - 8 - 6)

Triceps na corda (1 drop-set com 3 drops)

 

Rosca concentrada (10 - 8 - 6)

Rosca direta halteres (10 - 8 - 6)

Rosca direta no cabo (1 drop-set com 3 drops)

 

08/03 

Pernas

 

Agachamento (12 - 10 - 8 - 6)

Avanço com halteres (12 - 10 - 8 - 6)

Stiff (10 - 8 - 6)

Cadeira flexora (10 - 8 - 6)

Panturrilha em pé (12 - 12 - 12)

 

09/03

Peito e ombros

 

Supino reto (12 - 10 - 8 - 6)

Supino inclinado com halteres (10 - 8 - 8 - 6)

Crucifixo com halteres (10 - 8 - 8 - 6)

 

Desenvolvimento de ombros com barra (10 - 8 - 6)

Elevação lateral com halteres (10 - 8 - 6)

Fly invertido (10 - 8 - 6)

 

Vou tentar postar com mais frequência a partir de agora, já que estou bem de novo e em dia com os afazeres da faculdade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz apenas um aeróbico, corri 6km em 30 minutos na esteira. É estranho perceber que com algumas semanas sem treinar basquete, minha condição cardiovascular piorou e eu tive muito mais dificuldades do que tinha para fazer o equivalente antigamente. Vou propor à minha namorada para irmos a algumas corridas de rua, voltar à prática rotineira de cardio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12/03 

Costas e Abdomen 

 

Wide Grip Lat Pulldown (12 - 10 - 8 - 6 )

Remada na polia (10 - 8 - 8 - 6)

One Arm Dumbell Row (10 - 10 - 10 - 10)

Shrugs com halter (12 - 12 - 12 - 12)

Aumentei uma série dos últimos dois exercícios e a quantidade de reps, não senti muita firmeza no último treino. 

 

Abdominal com peso (12 - 12 - 12)

Prancha (60s - 60s - 60s)

A prancha foi com certeza a parte mais difícil do treino, na terceira aos 20 segundos já tava penando, aguentei até o final porque eu tava pilhado demais com o RHCP que tava ouvindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Joaowayand mudou o título para Projeto J - Em crescimento

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...