Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual Aeróbico/Atividade é mais efetivo e recomendado ?


J_Antonaci

Posts Recomendados

10 horas atrás, Mr Nobody disse:

 

Não é HIIT se não está em alta intensidade - e alta intensidade vai te fazer passar mal, baixo estoques de glicogênio e se você não passar mal provavelmente significa que você não deu o seu máximo ou realmente está acostumado com o exercicio. Agora existem protocolos HIIT que o intervalo é bem maior do que o tempo em alta intensidade, por exemplo 1 min correndo em velocidade máxima e 4 min de descanso - e inclusive tem um outro nome para esse tipo de protocolo. O dia em que tivemos que aplicar HIIT na esteira na faculdade a velocidade mínima foi a velocidade máxima da esteira - e inclusive você tinha que entrar na esteira com a velocidade máxima -, e nesse caso a forma que se tem como aumentar a intensidade é aumentando o ângulo da esteira.

 

Existem escalas HIIT, um iniciante vai começar com uma escala de 1 minuto de trabalho : 2 minutos de descanso. Alguém já experiente vai 1 minuto de trabalho : 0,5 minuto de descanso.

 

Se formos usar frequência cardíaca: Alta intensidade é trabalhar a 80~95% da sua frequência cardíaca. E intensidade supra-máxima é trabalhar acima de 96% - teve um dos atletas que chegou a 120% da frequência cardíaca quando aplicamos o HIIT. Se formos usar a tabela de percepção subjetiva de esforço, você deve se manter acima de 8 e 9 (Muito Pesado - Cansaço grande e não consegue conversar durante o treino porque fica sem fôlego) e 10 (Exaustivo - Extremamente cansado e sem fôlego).

 

Eu diria que o tempo máximo de um HIIT é de uns 10 minutos, se você deixa em aberto 20 minutos você vai querer fazer tudo em uma intensidade menor - uma pessoa sedentária não deve fazer HIIT.

 

O protocolo 1 é para correr 3km em 20 min. O protocolo 2 é para correr 2,6km em 20 minutos. Um TAF é 2400m em 12 minutos - e você consegue fazer isso em velocidade moderada. E a velocidade máxima vai depender muito do quão condicionado você é - para alguém talvez 3km/h seja alta intensidade e para outras pessoas a velocidade máxima da esteira seja alta intensidade.


Tem muita coisa que chamam de HIIT nas academias porque é algo que vende, todas as promessas de que HIIT é melhor do que um aerobio convencional.

 

 

 

Deixando de lado toda a teoria do HIIT para atletas, acho que o "HIIT" propagado nas academias é uma boa opção para quem quer apenas se condicionar, não é atleta e não quer/não precisa passar mal fazendo. Acho que é a idéia do post inicial. O meu aeróbico dos protocolos que postei também é essa a idéia. É um exercício que me puxo no momento, mas está longe de ser algo que saio acabado de lá. A intensidade final é moderada. Até pq eu por exemplo faço em jejum, não quero mesmo fazer algo até a completa exaustão.


Claro que ele não é estritamente necessário variar as intensidades, mas de qualquer forma, pra se condicionar a pessoa precisa puxar um pouco seu sistema cardiorespiratório. Se a pessoa faz um exercício constante sem muito stress pra parte respiratório, provavelmente nao ta melhorando muita coisa. Então nessa idéia, acho melhor variar um pouco as intensidades em períodos de maior dificuldade e períodos de descanso. Mas blz se a pessoa consegue manter um ritmo constante mas q ela esteja se puxando também, ofegante e mandando bronca, tá bom também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

12 minutos atrás, Thorun disse:

 

 

Deixando de lado toda a teoria do HIIT para atletas, acho que o "HIIT" propagado nas academias é uma boa opção para quem quer apenas se condicionar, não é atleta e não quer/não precisa passar mal fazendo. Acho que é a idéia do post inicial. O meu aeróbico dos protocolos que postei também é essa a idéia. É um exercício que me puxo no momento, mas está longe de ser algo que saio acabado de lá. A intensidade final é moderada. Até pq eu por exemplo faço em jejum, não quero mesmo fazer algo até a completa exaustão.


Claro que ele não é estritamente necessário variar as intensidades, mas de qualquer forma, pra se condicionar a pessoa precisa puxar um pouco seu sistema cardiorespiratório. Se a pessoa faz um exercício constante sem muito stress pra parte respiratório, provavelmente nao ta melhorando muita coisa. Então nessa idéia, acho melhor variar um pouco as intensidades em períodos de maior dificuldade e períodos de descanso. Mas blz se a pessoa consegue manter um ritmo constante mas q ela esteja se puxando também, ofegante e mandando bronca, tá bom também.

 

Mas aí você pode chamar de LIIT/MIIT ou simplesmente Exercício Intervalado de acordo com as suas necessidades. Exercício Intervalado não precisa ser em alta intensidade. Mas se for para fazer assim é melhor fazer o convencional, sem a mudança de intensidade. Já que você não vai aproveitar os benefícios de alta intensidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Mr Nobody disse:

 

Mas aí você pode chamar de LIIT/MIIT ou simplesmente Exercício Intervalado de acordo com as suas necessidades. Exercício Intervalado não precisa ser em alta intensidade. Mas se for para fazer assim é melhor fazer o convencional, sem a mudança de intensidade. Já que você não vai aproveitar os benefícios de alta intensidade.

 

Não acho melhor fazer o convencional. pra conseguir manter um convencional, intensidade "constante", o normal é que a pessoa coloque uma intensidade que não se estresse muito, em que ela segue "de boa" do inicio até o final. O protocolo com mudanças acaba por puxar mais, acaba-se chegando em pontos em que "não aguenta" continuar naquela intensidade por muito tempo, e aí vem os períodos de descanso. No exercício constante, não chegaria nesses pontos. 
Se um atleta se beneficia da alta intensidade em período curto, não vejo o porque um sedentário não se beneficiaria da média intensidade em um período curto. Na minha opinião a teoria é a mesma, mas os condicionamentos (e objetivos) são diferentes. 

Editado por Thorun
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Thorun disse:

Não acho melhor fazer o convencional.

 

Por convencional eu digo LISS - Low Intensity Steady Speed ou MISS - Moderate Intensity Steady Speed. Que são a forma convencional de exercício físico, longa duração e se mantendo em velocidade constante.

 

Você deve usar o protocolo que mais se adequar as suas necessidades. Agora chamar um Exercício Intervalado que não seja em alta intensidade de HIIT, não é fazer jus do protocolo, não é aproveitar todos os benefícios é querer se enganar.

 

O requisito do HIIT é ser intervalado e de alta intensidade. Para um sedentário subir um lance de escadas ou caminhar uma quadra pode ser considerado exercício de alta intensidade se você ficar sem fôlego durante o exercício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Mr Nobody disse:

 

Por convencional eu digo LISS - Low Intensity Steady Speed ou MISS - Moderate Intensity Steady Speed. Que são a forma convencional de exercício físico, longa duração e se mantendo em velocidade constante.

 

Você deve usar o protocolo que mais se adequar as suas necessidades. Agora chamar um Exercício Intervalado que não seja em alta intensidade de HIIT, não é fazer jus do protocolo, não é aproveitar todos os benefícios é querer se enganar.

 

O requisito do HIIT é ser intervalado e de alta intensidade. Para um sedentário subir um lance de escadas ou caminhar uma quadra pode ser considerado exercício de alta intensidade se você ficar sem fôlego durante o exercício.

 

pelo q entendi da sua definição, só se o idoso passar mal kkk. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Thorun disse:

 

pelo q entendi da sua definição, só se o idoso passar mal kkk. 

 

Falta de fôlego é passar mal. Tossir por 10 minutos depois do treino é passar mal. Pernas bambas depois do treino é passar mal. Vômito e diarréia também são outros sintomas.

 

Para um HIIT ainda recomendam de 1 a 2 dias de descanso entre um treino e outro dependendo do seu condicionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...