Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas de um iniciante - Perco gordura e ganho massa magra ?


rapha.montero

Posts Recomendados

Eae pessoal,

 

nos últimos 3 meses eu tenho absorvido muito conhecimento assistindo vídeos sobre nutrição, treino e tudo que envolve esse mundo no geral, que me ajudou muito nas direções que tomar. Porém é tanta informação que as vezes nos deixa mais confuso do que esclarecidos. Vejo vídeos principalmente do Renato Cariani, Integral TV e Leandro Twin, pelo menos parecem que manjam muito.

Antes de por minhas dúvidas vou por um resumo do meu histórico nesses quase 3 meses de mudança de estilo de vida,
 

Idade : 29 em 2020

Altura : 181 CM

 

12/11/2019 - Peso : 123 KG.


Quase 30 dias depois, 09/12/2019 -

PESO : 115 KG( - 8 KG ) .


Quase 75 dias depois, 27/01
Peso 105 KG( -18 KG )

Resumo : sai do sedentarismo 100% para 7 semanas de atividades fisicas(6x por semana), sem falta, houve uma notável melhora no cardiovascular e no condicionamento fisico. Fiz musc 3 x por semana e aeróbico 6 x por semana neste tempo. Agora, a partir da oitava semana, estou focando na musculação, 6x por semana, em alta intensidade(muito suor e respiração rápida e ofegante, no meu limite mesmo mas sempre respeitando o movimento do exercicio). Vou adicionar o cardio aos poucos, só estou aquecendo no momento. Neste meio tempo mudei muito da minha alimentação, em um sentido sempre mais positivo, desde o inicio da perca de peso busco um deficit calorico diário, coisas que poucas vezes falho. Porém não conta calorias e nem tenho dieta fixa, vou tentando regular de olho carb., prot. e gord.
Meta :  A longo prazo construir um shape bonito e legal. A curto prazo, emagrecer mais até um BF aceitável para poder hipertrofiar.

Dúvidas :

1. Como estava muito sedentário e mesmo fazendo uma dieta com um déficit calórico, é possível que eu tenha ganho massa magra por voltar a fazer uma atividade física ?


2. É uma boa ideia focar em treinos de hipertrofia mesmo 'fazendo' um deficit calórico em busca de perca de gordura? 

3. Ou continuo focado em aeróbico e musculação leves-moderados até baixar o BF ?

5. Devo ingerir o total de proteínas recomendado para uma pessoa do meu peso e buscar um deficit calórico somente no carb e gord visando o ganho de massa magra ?

6. Na musculação eu tenho trabalhado com a falha muscular, tento regular o peso para gerar uma falha entre 8-12 repetições, porém o peso da última repetição é menor do que o da primeira, se eu não diminuir, não consigo nem fazer 8 repetições. Pelas técnicas que eu li, não tem nada parecido com o que eu faço, o mais próximo que eu li é a pirâmide, mas nela muda peso e repetição, não só o peso. Será que estou fazendo uma burrada ? Devo buscar a falha muscular só na última série ou desde a primeira ?

7. Já pensando no futuro, para evitar a flacidez, talvez fosse uma boa ideia fazer a hipertrofia com um BF um pouco mais alto, algo perto dos 15% ? O tempo que a minha pele teria para se acostumar seria maior ? Tenho medo de perder 40 KG e ficar muito flácido


Meu histórico sem resumo :
 

12/11/2019 -

Peso : 123 KG.


Foi o dia que comecei a mudança na alimentação, no inicio eu apenas parei de ingerir qualquer tipo de açúcar(doce e chocolate), kcal provenientes de líquidos(sucos, refrigerantes) e comecei a comer menos e em uma janela menor(fazia jejum de 12 a 16 Horas), porém com uma alimentação "relaxada", por exemplo tinha dias que a única coisa que tinha para comer era pizza, comia em 2 refeições 4 pedaços(algo que comeria em uma). Comecei a comer muito pouco e com muitos poucos vacilos, porém, sem contar e nem ter noção de quantas kcal comia. Porém, mesmo assim a mudança de ingestão de kcal foi mto drástica, eu comia compulsivamente, muitos doces e carboidratos em geral e em horários errados. Neste ano que passou para falar a verdade era difícil eu estar com fome e no momento que eu não estava me sentindo muito 'cheio' eu já comia de novo, 

Quase 30 dias depois, 09/12/2019 -

PESO : 115 KG( - 8 KG ) .


No inicio minha única intenção era emagrecer, não ligava para atividade física, não tinha intenção de ter um 'shape' legal, só de ser magro mesmo(por saúde e por achar q ficaria bonito magrelo). Neste ponto passei a incorporar a ideia de que um corpo com mais massa magra e que se movimentasse mais poderia acelerar e ajudar no processo de emagrecimento. Estava 100% sedentário há cerca de 5 anos. Fui a academia com a intenção única e exclusiva de fazer musculação para ter mais massa magra e queimar mais energia parado, chegando lá o professor falou sobre o "cardiovascular", e o quão era necessário melhorar essa parte para poder então focar no ganho de massa magra. Pesquisei sobre o assunto e então percebi como era difícil para eu realizar atividades básicas como subir uma escada, eu não tinha folego nem para isso, e sempre culpei o cigarro(parei de fumar há 1 ano depois de 12 anos fumando) e achava que meu pulmão já estava perdido. Nas próximas 7 semanas fiz musculação 3 x por semana, repetições altas com 30-45seg de descanso, e cardio/aeróbico 6x por semana, de maneira progressiva.


Quase 75 dias depois, 27/01
Peso 105 KG( -18 KG )
 

Estou com uma alimentação mais saudável e limpa e um pouco mais contada em kcal, bebendo muito mais água(bebia pouco antes) e com a condição cardiovascular muito melhor, consigo fazer 1h de aeróbico com tiros(de 2 a 3 minutos) que aumentam a intensidade para média quase sem cançar, também consegui fazer alguns treinos de hiit(me deixa muito mais exausto), digamos que para inciante, tbm corro cerca de 5 minutos sem perder o folêgo(com meu peso as pernas começam a doer kkk). Esta semana comecei a fazer musculação 6x por semana, a meu pedido para o professor da academia, ele concordou. Eu faço o mesmo treino e exercícios que de antes (A, costas e ombro, B, peito e triceps, C, perna e biceps), só que com menos repetição. 3 exercícios para costas e peito, com 4 séries e biceps, triceps e ombro, com 3 séries. O foco das repetições é ir até a falha desde que fique entre 8 e 12 repetições, o que eu acho que eu possa estar fazendo burrada. O professor falou para eu fazer séries de 10 repetições. Por indicação dele parei de fazer aeróbico/cardio, esta é a minha primeira semana que aumentei a intensidade da musculação e na verdade eu achei muito positivo, pois a musculação me deixa totalmente exausto. O peso aumentou consideravelmente, o esforço também, eu suo a camisa no mesmo tanto que 1 hora de aeróbico e me lembra muito o hiit, pois o momento de alta intensidade é principalmente perto do final da série, aonde fico mais ofegante e suo mais.

A meta ainda é emagrecer porém com a dica do Renato Cariani de que um treino de musculação gasta mais kcal do que um aeróbico e do Leandro Twin de que uma pessoa que está obesa em um programa de emagrecimento deve sim focar o treino de hipertrofia por causa do ganho de massa magra eu resolvi já focar 100% na musculação, que das atividades físicas é uma das que eu mais gosto disparado. Também mudei meu objetivo final, agora quero focar mais longe e ter uma estratégia a partir disso, gostaria muito de ter um shape bonito e legal. Baseado nisso treino musculação também focado em me aprimorar no esporte para quando eu for realmente hipertrofiar, eu estar preparado.

Considero que estou entrando na 2º fase, a 1º foi a perca desses quases 20KG e do treinamento para ter uma condição física minima.
A segunda é continuar perdendo peso, até chegar a 15% de BF, e transformar a condição fisica de minima para média e treinar, corpo e mente, na musculação, acredito que vai levar uns 3 meses
Para então entrar na terceira fase, de hipertrofia, com um BF um pouco mais alto com a ideia de se evitar a flacidez, depois reduzir novamente o BF e finalmente estar com um 'shape' minimamente legal e pronto para evoluir mais e mais.

Esta tabela é a tabela de metas, aonde tenho anotado o peso do lado direito e a meta do lado esquerdo. Fiz uma meta ousada para q eu me esforçasse e focasse muito, 1 KG a cada 5 dias, porém me surpreendi e consegui superar levemente as metas.
 

12/11/2019 80 123
15/01/2020 108 107.8
20/01/2020 107 106.7
25/01/2020 106 105.5
30/01/2020 105 104.4
04/02/2020 104  
09/02/2020 103  
14/02/2020 102  
19/02/2020 101  
24/02/2020 100  
29/02/2020 99  
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Duvidas: 

1a- Sim, muito possivel, na verdade, aproveite pq essa vai ser a fase q vc vai ganhar músculo mais fácil 

 

2a- É a melhor estratégia, quanto mais musculos mais queimadores de calorias e menor flacidez

 

3a- musculação intensa e aeróbicos sempre

 

5a- 1.8 a 2g/kg ta bom

 

6a- busque a falha entre 10/12 reps, se não conseguir fazer 10 diminua a carga, se passar de 12 aumente a carga. Na última série as vz a gnt ta mais cansado ai tem q diminuir msmo. Mas siga esse parâmetro e add tecnicas mais avançadas, dropset, rest pause e ponto zero e etc... 

 

7a- não faça bulking até estar com um bf baixo 15%. Se vc estiver mto tempo em cutting e o peso estagnar, aumente as kcal por umas 4 semanas e retorne ao cutting . 
 

espero ter ajudado em alguma coisa. 
se eu tiver errado em ago pfvor corrijam-me. 
 

parabens pela evolução. Não consegui ler a história toda, mas vou parar pra ler mais tarde . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...