Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O desprezado alongamento e flexibilidade


50tão

Posts Recomendados

Com o tempo estou dando conta de que a falta de uma disciplina no alongamento e flexibilidade impactam negativamente no meu treino na hora da execução de certos exercícios e também acabam me levando a lesões mais frequentes. Não vou me alongar nisso, mas noto que muitos não dão a devida importância ao alongamento e flexibilidade. Como já tenho 53, isso se torna mais importante, até mesmo por que eu treino pesado (tenho pouco mais de 1 ano e era sedentário ) e com a idade nossos ligamentos, tendoes e articulações não são mais os mesmos. Sou realista e não quero me lesionar e ficar sem treinar. Já tive algumas dias lesões e aprendi a treinar com medo (uma atenção mais cuidadosa...) e atento a técnica de execução, postura e ativação dos músculos corretos. Eu gostaria de saber se alguém tem a experiência com Pilates e se ele pode auxiliar nesse ponto. Caso o Pilates possa auxiliar eu vejo um outro problema. Na minha opinião é quase impossível fazer uma série AB 2X que seja digna (intensa e completa) em um treino de 1 hora, no máximo (me digam se estou errado, não sou especialista ). Nesse caso, fazendo uma série ABC2X ou ABC-OFF/FOLGA 2X (ABC continuo, meu caso, para ter um descanso adicional para os ombros. As séries A Peito , ombro lateral e ANTERIOR, e tríceps, B inferiores completo, glúteos e C Dorsal, ombro POSTERIOR , Bíceps, antebraço e ABS). Nesse caso eu teria que fazer o Pilates no dia da folga, o que me deixaria sem um descanso total na semana, o que pode não ser nada bom. Penso até mesmo no caso das dores tardias e se isso vai impactar o Pilates ou esse a musculação. Não sei me alongar e também não sei a frequência e métodos.  Seria mais jogo contratar um personal para fazer uma série de alongamento curta e objetiva e ter umas duas ou três aulas? Esse alongamento seria nas 2 folgas semanais? Meu tempo já tá escasso, treinos de 1 hora 6 vezes por semana e aeróbico nas duas folgas. Minha academia não tem aulas coletivas de alongamento e também não sei se seria recomendável. Por isso pensei no Pilates 1 vez por semana. 

Gostaria da opinião e vocês pois estou meio perdido nisso. Ajudem um coroa a continuar ativo sem lesões e em forma, enquanto a carcaça aguentar ... 

Como disse, sou apenas um ex sedentário convertido pra irmandade do ferro e gostei muito... Tenho excelente disciplina nos treinos e principalmente na dieta. A minha evolução foi muito boa  nesse primeiro ano, melhor do que eu poderia desejar, a despeito de algumas pequenas lesões, nada muito +grave. 

Sua opinião, pitaco, experiência própria serão todas bem vindas.

Tá difícil conciliar tudo, tá faltando tempo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Não me alongava ou treinava a flexibilidade. Esse ano tive uma pequena lesão na escápula esquerda, logo abaixo dela, o que travou meus movimentos por conta da dor. Tive que ir a um fisio e também fiz sessões de massagens com um japa, que diga-se de passagem, doeram pra caceta, ele desenrolou alguns nós que eu possuía, 5 pra ser mais exato. Ele me falou sobre a importância de se alongar todos os dias. Desde então venho me alongando conforme alguns vídeos do ytoube e conforme alguns alongamentos que recebi do meu coach, tenho que sentido bem e mais leve, ainda não senti diferença na hora de executar os exercícios com carga, porém nas pernas senti uma grande diferença de flexibilidade.

Editado por Hammerfire
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flexibilidade é um assunto tão controverso - há quem defenda que não é alongamento dá fibra, e sim um questão neurológica, há quem defenda que é físico e há quem defenda que é uma mistura de ambos.

 

Mas sim Pilates é para te ajudar e possivelmente os músculos que você ira trabalhar no Pilates são músculos que você não trabalha na musculação. Pilates tem o foco em te alongar fortalecendo músculos pouco usados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até pouco tempo não tinha o costume de me alongar antes do treino, mas depois de pesquisar uma pouco sobre lesões vi que para me precaver é necessário Também tenho adotado uma rotina leve de alongamentos para flexibilidade, realizando sempre depois do treino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...