Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HDL Baixo / Triglicerides Alto


Magalha

Posts Recomendados

Fala marombas!

Hoje resolvi criar coragem de ir ao médico solicitar alguns exames para fim de acompanhar e tentar usar como auxílio em minha dieta o resultado destes.

Acabei escolhendo um médico que poderia me atender o mais rápido possível (Clínico Geral), sem nenhuma recomendação e encontrei um Sr. de aproximadamente 80 anos que ainda exerce a profissão.

Apesar de muito gentil acho que vou buscar um outro profissional para realizar o acompanhamento.

Esta é a relação dos exames:

 ACIDO URICO - Entregue(web)
CREATININA - Entregue(web)
GLICEMIA DE JEJUM - Deve material
HEMOGRAMA COMPLETO - Entregue(web)
T4 LIVRE - Amostra na seção
TESTOSTERONA - Amostra na seção
TSH, HORMONIO TIREOESTIMULANTE - Amostra na seção
UREIA - Entregue(web)
T3 LIVRE - Amostra na seção
LIPIDOGRAMA, PERFIL LIPIDICO - Entregue(web)

 

Os que já obtive resultado foram Ac. úrico, creatinina, hemograma, ureia e lipidograma. Quando vi o resultado do Perfil Lipídico fiquei bolado porque estão bem fora do esperado.

 

Spoiler

Perfil-Lipidico.png

 

 

De acordo com o tópico abaixo, é preciso analisar os quatro fatores: Colesterol Total, LDL, HDL e Triglicérides. Existe uma formula para saber a proporção destes  em nosso organismo, e minhas contas não foram bem ranqueadas. 

[1] HDL / Colesterol total ------> Meu resultado ----> 30/178  = 0.16 

Ideal: acima de 0.24

Alterado: entre 0.10 e 0.24

Risco: abaixo de 0.10

 

[2] Triglicérides / HDL ------> Meu resultado ----> 266/30 = 8.86

Ideal: abaixo de 2

Alterado: entre 2 e 6

Risco: acima de 6 

 Assim que sair o resultado dos demais exames já trago aqui também para debater a relação entre Triglicérides alto, HDL baixo e hormônio testosterona que eu acredito que virá baixo!

 

Tenho 22 anos, 188m de altura e aprox. 92kg, estava indo no nutricionista sexta-feira passada mas fui detido na blitz com IPVA atrasado e tive que pagar na hora pro meu carro não ser guinchado... Ou seja, não sei meu BF mas acredito estar entre 15-18%.

 

O que pode ser a causa destes resultados? Sou praticante de musculação, estou fazendo AEJ 3x por semana (com auxílio de Franol + Cafeína) e natural.

 

Edit:

Apesar de não ser regrada minha alimentação geralmente se baseia em 2g/kg proteínas, 5g/kg carbo e 3g/kg de gorduras (abacate, bastante ovo, azeite, manteiga e principalmente amendoim).

Alimentos processados quase nunca, estou tentando cortar açúcar mas tomo suco e vitaminas de frutas com açúcar branco mesmo.

Suplementação com Albumina e whey concentrado (alguns dias), Opti-Men (todos os dias). 

Editado por Magalha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Tem certeza que está comendo cerca de 5000kcal por dia? E o motivo de você se entupir de estimulante é emagrecimento?

 

Me parece bem contraprodutivo.

 

Não tenho certeza mas talvez o franol possa alterar seu perfil lipídico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

6 minutos atrás, Mr Nobody disse:

Tem certeza que está comendo cerca de 5000kcal por dia? E o motivo de você se entupir de estimulante é emagrecimento?

 

Me parece bem contraprodutivo.

 

Não tenho certeza mas talvez o franol possa alterar seu perfil lipídico.

Normalmente o Franol não altera... Mas é por aí que eu tbm estou tentando entender...

3g/kg de gordura? Pelas contas, 5000 kcal... Superávit muito alto... Bulking, BF alto (e vai subir cada vez mais com essa dieta), usando EC...

 

 

No mais... Tem histórico de outros exames? Há fatores genéticos que influenciam no perfil lipídico. De toda forma, os triglicerídeos estão altos. Contenha as emoções e a pressa, faça cutting (sem EC por enquanto). Deverá abaixar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é bem incoerente mas como gosto de incluir aeróbicos no dia-a-dia em jejum me pareceu o menos prejudicial para hipertrofia (cera de 40min de caminhada velocidade 5.5 km/h) mas nada que não possa alterar em meus treinos.

 

@mrnobody O franol eu comecei realmente com intenção de fazer magica, perder gordura em bulk e talvez tenha até melhorado um pouco (retenção e bf) mas posso cortar de imediato. Agora a cafeína já me acompanha a algum tempo, não tomo café e com a rotina pesada eu preciso de um "choque" pra conseguir treinar a noite. 

 

@paulodiasreis Realmente na prática essas 3g/kg é exagero, mas são cerca de 6 ovos, 100g de amendoim e meio abacate médio por dia (as vezes o abacate não tenho por conta do valor). Vou diminuir um pouco a ingestão de amendoim. Ovos eu não tenho coragem de jogar a gema fora, como cozido, então vou manter assim mesmo. 

Franol já parei a partir de hoje, mantive só a cafeína. 

 

@Tópico

O médico pediu só TESTOSTERONA, não tem a separação entre total ou livre, o resultado foi 475,96 ng/dL, esse valor é o testosterona total, certo?

Não é um valor baixo, mas também não é alto de acordo com o valor referencial (240 - 870). 

Para minha idade, 22 anos, esse resultado tá ok? Li que quando o valor está entre a referencia 240 até 870 não existe muita diferença, existe quando está menor que 240 ou bem maior que os 870. Qual opinião de vocês? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testosterona está ok sim. E esteticamente não adianta em nada aumentar pouco mesmo...

Sem sintomas, o médico nem deveria ter solicitado (se não foi vc quem pediu).

 

Sobre cafeína: entendo que é complicado devido sua rotina... Mas se vc usa há muito tempo, possivelmente não sente mais o efeito estimulante, ou está sempre aumentando a dose... Neste caso, é bom parar por uns 30 dias para melhorar a sensibilidade... Além disto, se vc precisa dela em bulking, em cutting vai ser mais difícil ainda...

 

16 minutos atrás, Magalha disse:

são cerca de 6 ovos, 100g de amendoim e meio abacate médio por dia

Isso aí dá 120g~130g de gordura... Tem que ver queijos, carnes...

 

Gaste uns minutos jogando sua dieta em um aplicativo, pra vc pelo menos ter uma noção real de como está. Depois vc segue no instinto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

19 minutos atrás, Magalha disse:

(cera de 40min de caminhada velocidade 5.5 km/h)

 

O que é pouco aeróbico, deve mal dar 200kcal de déficit. O que não explicaria o porquê de uma ingestão calórica tão alta. A quantidade de comida que você reportou é o que se vê um atleta comer.

 

Claro que existem particularidades - por exemplo esses tempos um cara aqui no fórum ingerida 3,2kg de arroz por dia + 1,2kg de frango + 12 ovos o que dava mais de 6000kcal dia e reclamava que não ganhava peso. E o emprego dele nem era ficar sentado em um escritório.

 

Perder gordura é comer menos, não adianta se entupir de estimulantes.

 

27 minutos atrás, Magalha disse:

o resultado foi 475,96 ng/dL

 

Não está baixa, mas não necessariamente está em um valor ótimo para você. Nesse caso você teria que ver se está tendo sintomas de testosterona baixa. E não necessariamente a culpa seria da testo outros hormônios poderiam estar interferindo.

 

Tem gente que com 300ng/dl de testo não sente sintoma nenhum e estão vivendo bem. Tem gente que com 500ng/dl está sofrendo com sintomas.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

reduza o consumo de gordura maninho, e aumente consumo de gorduras poli e mono saturadas, sao elas, abacate, azeite, nozres, amendoas, etc... voce ta consumindo gordura demais... 5000 kcal, pra que? eu reduziria as gorduras e suberia carbo e ptn assim 

 

1 - reduza a quantidade de gorduras

 2 - consuma gorduras oriundas de abacates, nozes, amendoas e etc..

 3 - o ldl está alto devido provavelmente ao alto consumo de gorduras, o ldl é uma lipoproteina lembre se disso que carrega maioritariamente colesterol e lipideo, low fat density lipoprotein, nao sei se deu pra captar..

 

 2 gr / 6 gr / 0.75 gr, ptn hc f respectivamente

Editado por ThePhsyco16
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

5000 kcal é absurdo...

 

pare de comer fast food, no máximo 1x por semana...

 

eu encho o cu de anabolizante, como lixo 1x por semana, mas sigo uma alimentação saudável e meu hdl e triglecerides são excelentes 

 

o que aumenta os triglicérides é o consumo exacerbado de carboidrato sem q eles sejam gastos... você tá ingerindo demais e não tá gastando suficiente...

 

tem certeza que ta mandando 5 mil mesmo? isso é mt comida, muito mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...