Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação de dieta (Cutting) - Problema com nutricionista


JonasChagas

Posts Recomendados

13 horas atrás, paulodiasreis disse:

O peso desce pouco. Mas não gosto de mudanças bruscas na dieta. Trazem perda de desempenho no treino, dificuldade de adaptação do metabolismo. E não que termogênese adaptativa mude tão rápido, mas pode ser que adiante um pouco o platô.

 

Assim como no bulking, subir devagar (e manter por 1 ou 2 semanas mesmo se o peso não subir), ajuda a não ganhar tanta gordura.

Não acho que 400kcal seja uma mudança brusca e que tenha potencial para prejudicar desempenho. É uma quantidade bastante padrão por sinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

8 horas atrás, Insp disse:

Pode disponibilizar essa planilha amigo?

É uma versão .xlsx ta TACO que eu estou adaptando pra facilitar as contas. Acho mais fácil que em aplicativo, apesar de ter menos itens (como industrializados, receitas prontas etc). Ela ainda tá meio incompleta... Quando terminar disponibilizo.

 

5 minutos atrás, AlexandreMM89 disse:

Não acho que 400kcal seja uma mudança brusca e que tenha potencial para prejudicar desempenho. É uma quantidade bastante padrão por sinal.

Sim, é um déficit razoável de se aplicar, a partir do "estado atual", não fórmulas. Para entender melhor o que quero dizer:

 

Suponha que vc está em final de bulking, superávit de 500, 600kcal (conforme fórmulas). Eu sou a favor de vc reduzir 400kcal a partir deste superávit, ou seja, se considerar fórmulas, continuará em superávit de 100~200kcal. Já se vc aplicar um déficit (via fórmulas) de 400kcal, terá mudança de 900~1000kcal na dieta. Isto eu não acho interessante.

 

Aí o autor do tópico pode encontrar em 3 situações:

1 - estava em bulking, logo, acontecerá isto que falei;

2 - não estava com nenhum controle, logo, imprevisível;

3 - já estava em cutting, e aí ele realmente deve aplicar um déficit maior.

 

Já na visão do nutricionista contratado, mesmo que o autor afirme que tinha algum controle e estava no estado "X", ele pode não acreditar/confiar, visto que a maior parte dos seus clientes são leigos e não sabem fazer este controle. Se a atitude dele está certa, não posso dizer... Pode ser errado, subestimando o cliente... Mas, pela experiência, ele sabe que muitos clientes erram no controle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, paulodiasreis disse:

É uma versão .xlsx ta TACO que eu estou adaptando pra facilitar as contas. Acho mais fácil que em aplicativo, apesar de ter menos itens (como industrializados, receitas prontas etc). Ela ainda tá meio incompleta... Quando terminar disponibilizo.

 

Sim, é um déficit razoável de se aplicar, a partir do "estado atual", não fórmulas. Para entender melhor o que quero dizer:

 

Suponha que vc está em final de bulking, superávit de 500, 600kcal (conforme fórmulas). Eu sou a favor de vc reduzir 400kcal a partir deste superávit, ou seja, se considerar fórmulas, continuará em superávit de 100~200kcal. Já se vc aplicar um déficit (via fórmulas) de 400kcal, terá mudança de 900~1000kcal na dieta. Isto eu não acho interessante.

 

Aí o autor do tópico pode encontrar em 3 situações:

1 - estava em bulking, logo, acontecerá isto que falei;

2 - não estava com nenhum controle, logo, imprevisível;

3 - já estava em cutting, e aí ele realmente deve aplicar um déficit maior.

 

Já na visão do nutricionista contratado, mesmo que o autor afirme que tinha algum controle e estava no estado "X", ele pode não acreditar/confiar, visto que a maior parte dos seus clientes são leigos e não sabem fazer este controle. Se a atitude dele está certa, não posso dizer... Pode ser errado, subestimando o cliente... Mas, pela experiência, ele sabe que muitos clientes erram no controle.

Eu disse a ele que cheguei a engordar uns 9kg nos últimos meses, não estava fazendo contagem nenhuma de calorias ou macros e estava sedentário, só estava comendo alimentos processados(doces e frituras), provavelmente ele foi pela primeira opção de q eu estava em bulking sujo(oq é mais provável) e pensou q só com a reeducação alimentar e as calorias em manutenção já seria o suficiente para o primeiro mês, por fim, tinha esquecido dessas opções q vc citou, espero q ele esteja fazendo por esse caminho kk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tu tá pagando um nutricionista, o mínimo é tu confiar e seguir o que cara tá te passando(ainda mais se é um cara que já foi atleta e tal).

 

ou confia no cara ou tu tá simplesmente rasgando dinheiro.

 

Ja pensou que ele pode querer ver nesse primeiro mês como teu organismo reage?

Ja pensou que biologia não é matemática e que teu metabolismo pode ser diferente de fórmulas matemáticas generalistas?

Pensou que quanto menor o déficit inicial, mais margem ele vai ter pra cortar calorias e evitar estagnação?

Pensou que ele tá te conhecendo agora, pegando alguém com 30% de bf, com uma alimentação zoada, e que ele quer algo mais leve pra iniciar e garantir teu comprometimento com o seguimento da dieta?

 

Impossivel julgar um profissional sem saber os fatores que ele levou em conta pra montar a estratégia que ele fez.

 

Mas como te disse no início, é questão de confiança... e aconselho que se tu não confia no cara, para de ir nele o quanto antes porque tu vai estar rasgando grana 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MadrugaDentista disse:

Se tu tá pagando um nutricionista, o mínimo é tu confiar e seguir o que cara tá te passando(ainda mais se é um cara que já foi atleta e tal).

 

ou confia no cara ou tu tá simplesmente rasgando dinheiro.

 

Ja pensou que ele pode querer ver nesse primeiro mês como teu organismo reage?

Ja pensou que biologia não é matemática e que teu metabolismo pode ser diferente de fórmulas matemáticas generalistas?

Pensou que quanto menor o déficit inicial, mais margem ele vai ter pra cortar calorias e evitar estagnação?

Pensou que ele tá te conhecendo agora, pegando alguém com 30% de bf, com uma alimentação zoada, e que ele quer algo mais leve pra iniciar e garantir teu comprometimento com o seguimento da dieta?

 

Impossivel julgar um profissional sem saber os fatores que ele levou em conta pra montar a estratégia que ele fez.

 

Mas como te disse no início, é questão de confiança... e aconselho que se tu não confia no cara, para de ir nele o quanto antes porque tu vai estar rasgando grana 

 

Antes de tudo, é importante ressaltar q esse fórum tem o intuito de ajudar e trocar experiências justamente para quem planeja contratar uma consultoria ficar atento aos profissionais. Desde o princípio eu disse que não posso julgar o trabalho do cara, até pq n devo ter o mínimo de experiência que ele tem, porém, ele se quer me ofereceu detalhes do protocolo, na anamnese eu mostrei um certo conhecimento na área, no mínimo eu gostaria de saber os detalhes ou oq ele planejou pra mim, mas não, ele simplesmente me jogou a dieta e deu umas orientações '-', fora q as informações da dieta como kcal e macros estão incondizentes com os alimentos, e a resposta de q as calorias é umas das coisas menos importante na dieta (?), isso td me fez recorrer ao fórum, porém isso ainda não me convenceu de q ele é um mau profissional e vim aqui pegar alguns relatos pra saber se vale a pena continuar ou não. Portanto decidi continuar com ele depois de algumas respostas aqui, em especial do @paulodiasreis, e a confiança se adquire com o tempo, não é pq n tenho confiança no primeiro mês que vou desistir e partir pra outro, isso é no mínimo infantil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, JonasChagas disse:

 

Antes de tudo, é importante ressaltar q esse fórum tem o intuito de ajudar e trocar experiências justamente para quem planeja contratar uma consultoria ficar atento aos profissionais. Desde o princípio eu disse que não posso julgar o trabalho do cara, até pq n devo ter o mínimo de experiência que ele tem, porém, ele se quer me ofereceu detalhes do protocolo, na anamnese eu mostrei um certo conhecimento na área, no mínimo eu gostaria de saber os detalhes ou oq ele planejou pra mim, mas não, ele simplesmente me jogou a dieta e deu umas orientações '-', fora q as informações da dieta como kcal e macros estão incondizentes com os alimentos, e a resposta de q as calorias é umas das coisas menos importante na dieta (?), isso td me fez recorrer ao fórum, porém isso ainda não me convenceu de q ele é um mau profissional e vim aqui pegar alguns relatos pra saber se vale a pena continuar ou não. Portanto decidi continuar com ele depois de algumas respostas aqui, em especial do @paulodiasreis, e a confiança se adquire com o tempo, não é pq n tenho confiança no primeiro mês que vou desistir e partir pra outro, isso é no mínimo infantil.

Eu já fiz consultoria com dois youtubers "famosos", não era o que eu esperava.. pro segundo como havia fechado trimestral, pedi o estorno do valor pago.. Ele entendeu meus argumentos e devolveu. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é a demanda dos caras... Ganância + alta procura, pega 400 clientes, dá nisso...

 

Eu tbm estive com uma assessoria famosa. Me "iludi" com os 3 primeiros meses, satisfeito, renovei por 1 ano... No meio do tempo já não estava gostando e fui estudar por conta própria.

 

Resultado: não fiquei satisfeito, e ainda posso ter piorado algumas lesões que tenho por possível negligência dele, que sabia delas desde a anamnese inicial, mas ainda assim selecionava exercícios possivelmente lesivos toda semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só falando sobre o MyfitnessPal , ás vezes ele é meio burro. 

A conta no total de calorias dele, quase sempre da errado, as vezes uma diferença de 100kcal, ás vezes mais, as vezes menos. Então ignora a conta total de calorias dele ( no diário ). E se atenta nas gramas dos macros (não sei se da pra mudar isso na versão normal, eu uso o premium). Eu fiz isso, somando as gramas que eu comi no dia, bateu certo a meta, mas no calculo geral dele, as vezes faltavam 100, 200 kcal. Por exemplo , pra bater os carbs ontem, faltavam apenas 4g segundo ele. Mas na soma geral, faltavam 90kcal, Então, me baseio pelas gramas.

Editado por clarksama
.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...