Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Creatina + Bicarbonato de Sódio... Realmente vale a pena?


Marcos Silveira

Posts Recomendados

Bom dia pessoal,

 

Já suplemento com creatina há um bom tempo, gosto muito do resultado mas, apenas recentemente, ouvi falar sobre COMBINAR CREATINA COM BICARBONATO DE SÓDIO... Realmente vale a pena?

 

Vi estudos que demonstram ganhos significativos de resistência para exercícios de longa duração, mas para quem visa HIPERTROFIA com treinos de músculos isolados, 30 a 40 minutos no máximo, faria alguma melhoria?

 

Quem já toma pode dizer sua experiência? Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

Não que "combinar" seja o que da todo esse efeito, só tem uma pesquisa combinando os dois e com nadadores.

 

Bicarbonato de sódio sozinho já é investigado por melhorar resistência em alguns casos. Se não te da nenhum problema estomacal tomar bicarbonato, daria pra tentar pelo preço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão pra mim não é o possível prolema estomacal e muito menos pelo preco, mas sim para ter a certeza de que existe algum tipo de vantagem real para hipertrofia, sem o risco de complicacoes futuras, porque vi o pessoal recomendando doses que, na minha desinformada opiniao deste assunto, parecem grandes.

Acho melhor ir pro lado de um pre-treino de qualidade mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Marcos Silveira disse:

A questão pra mim não é o possível prolema estomacal e muito menos pelo preco, mas sim para ter a certeza de que existe algum tipo de vantagem real para hipertrofia, sem o risco de complicacoes futuras, porque vi o pessoal recomendando doses que, na minha desinformada opiniao deste assunto, parecem grandes.

Acho melhor ir pro lado de um pre-treino de qualidade mesmo

eu não faria...se eu não me engano, 0.3g/kg de bicarbonato de sódio, não?

 

é que nem aqueles protocolos famosos de "loading", onde alguém usa 20g de creatina por dia. sempre achei isso uma loucura, porque mesmo o corpo conseguindo excretar o excesso, tu te coloca em um estado de estresse completamente desnecessário, onde pode entrar num quadro de desidratação se não tomar água suficiente e exigir demais dos rins a toa...por isso eu advogo a favor de 5g de creatina por dia e nada mais. tem muito empirismo na internet hoje em dia...e isso de que "mais = melhor" é papo furado, as vezes tem efeito paradoxal.

 

se tu já está desconfiado que as dosagens de creatina e bicarbonato são baseadas em opiniões individuais e são arriscadas, já é mais do que suficiente pra não copiar isso. duvido que alguém seguiu a risca isso em longo prazo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...