Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clique aqui
Entre para seguir isso  
gamer87

joelhos treino de pernas

Avalie este tópico:

Posts Recomendados

Eu treino agachamento e terra com uma carga mas em cero momentos do exercicio eu sinto q meus joelhos vao um pouco para dentro em algumas reps mas nao chega a ser muito como corrigir isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conteúdo continua após a publicidade.

5 minutos atrás, gamer87 disse:

Eu treino agachamento e terra com uma carga mas em cero momentos do exercicio eu sinto q meus joelhos vao um pouco para dentro em algumas reps mas nao chega a ser muito como corrigir isso?

tem sim

isso é joelho valgo, uma das formas de resolver é fazer trabalho unilateral de pernas, tipo avanço, afundo, agachamento bulgaro...

além disso lembrar das dicas de lançar os joelhos pra fora, o que fica mais fácil de fazer se deixar os pés numa abertura proxima à largura dos ombros e com uma inclinação de 30º pra fora, quando olhados de cima

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, gamer87 disse:

Joelho em valgo geralmente decorre de fraqueza de um músculo importante que tem como principal função fornecer estabilidade pra articulação, o glúteo médio. 

Pra resolver isso você precisa realizar movimentos de abduções de quadril, os com miniband são os mais efetivos, pois trabalham todas as fibras desse músculo em diversos ângulos. 

Segue alguns exemplos: 

1° https://www.instagram.com/p/B5DLE5fn5DW/

2° https://www.instagram.com/p/B5nOQLvHlP1/

Realize uns dois desses, totalizando entre 4 a 6x antes do treino de pernas para pré ativar o glúteo médio e assim ter mais estabilidade nos exercícios que exigem isso.

Além disso como o brother ai de cima falou, exercícios unilaterais vão te auxiliar nesse processo: 

- Agachamento unilateral

- Agachamento Búlgaro 

- Terra unilateral

Exercícios unilaterais são excelentes, promovem um forte input proprioceptivo no tornozelo e pés, proporcionando equilíbrio e coordenação aos membros inferiores, sem que seja necessário adicionar muita carga.

Editado por AlexandreMM89 (veja o histórico de edições)

Compartilhar este post

Link para o post

no caso do joelho valgo os exercicios como terra, agachamento, passada e stiff nao fortalecem essa musculatura q estabiliza? poderia me indicar somente um q nao torne o meu treino longo?

outro problema q tenho é dor na lombar pq antes eu fazia treinos comuns e na sentia nada mas depois q aumentei a intensidade do meu treino com dropsets em alguns exercicios como stiff, terra agachamento, passada sinto essas dores na lombar mesmo assim eu treino

por favor me ajudem com isso

Compartilhar este post

Link para o post
9 minutos atrás, gamer87 disse:

no caso do joelho valgo os exercicios como terra, agachamento, passada e stiff nao fortalecem essa musculatura q estabiliza? poderia me indicar somente um q nao torne o meu treino longo?

outro problema q tenho é dor na lombar pq antes eu fazia treinos comuns e na sentia nada mas depois q aumentei a intensidade do meu treino com dropsets em alguns exercicios como stiff, terra agachamento, passada sinto essas dores na lombar mesmo assim eu treino

por favor me ajudem com isso

Exercícios bilaterais não exigem que a musculatura que estabiliza (glúteo médio e rotadores externos do quadril) o joelho seja ativada/fortalecida. Apenas os unilaterais. 

Faça o agachamento búlgaro, encontra fácil no youtube. 

Dor lombar nesses exercícios é bastante comum, e geralmente é por má postura e/ou técnica inadequada somado a mais peso do que deveria estar utilizando.

Compartilhar este post

Link para o post

eu faço a passada estatica, esse resolve o problema do joelho valgo? ja faço passada a pouco mais de 1 mes mas procuro o exercicio mais simples para consertar essa deficiencia

estranho é q sempre treinei ate com cargas maiores e nao sentia nada mas nao fazia dropset mas decidi fazer dropset para aumentar a intensidade dos meus treinos mas nao sei se é isso q esta causando a dor lombar, mt estranho

Compartilhar este post

Link para o post
9 minutos atrás, gamer87 disse:

eu faço a passada estatica, esse resolve o problema do joelho valgo? ja faço passada a pouco mais de 1 mes mas procuro o exercicio mais simples para consertar essa deficiencia

estranho é q sempre treinei ate com cargas maiores e nao sentia nada mas nao fazia dropset mas decidi fazer dropset para aumentar a intensidade dos meus treinos mas nao sei se é isso q esta causando a dor lombar, mt estranho

Se teu objetivo for hipertrofia, passada já seria uma má escolha. 

E sobre a sua dúvida, ela não serve pra resolver tua instabilidade no joelho. Não é unilateral, é um exercício de predominância bilateral com base assimétrica. 

Compartilhar este post

Link para o post

Só vendo vídeos pra responder. Em princípio, o valgo não é um problema. Em exercícios unilaterais o valgo pode lesionar, mas com altas cargas e em exercícios bilaterais de agachar é normal ter valgo (e não lesiona).

Compartilhar este post

Link para o post
34 minutos atrás, AlexandreMM89 disse:

Se teu objetivo for hipertrofia, passada já seria uma má escolha. 

E sobre a sua dúvida, ela não serve pra resolver tua instabilidade no joelho. Não é unilateral, é um exercício de predominância bilateral com base assimétrica. 

pq? passada nao é boa para ganho de massa e volume na coxa? eu uso ela como treino de dropset mas antes faço o agachamento livre

preciso resolver esse joelho valgo e lombar para continuar a treinar bem mesmo com dropset, nao sei tbm se é abdomem fraco

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, Schrödinger disse:

Só vendo vídeos pra responder. Em princípio, o valgo não é um problema. Em exercícios unilaterais o valgo pode lesionar, mas com altas cargas e em exercícios bilaterais de agachar é normal ter valgo (e não lesiona).

Vou ter que discordar. 

O valgismo é um dos principais fatores de risco pra lesões em membro inferior, não só no joelho como em articulações adjacentes. 

Nosso corpo é formado literalmente por trilhos, trilhos anatômicos, e quando há um desvio forte como em um joelho valgo, tecidos de conexão sofrem com ângulos que não tem capacidade pra alcançar e ao longo do tempo isso com certeza vai causar danos teciduais até que uma lesão seja instaurada, principalmente no joelho e tornozelo.   

7 minutos atrás, gamer87 disse:

pq? passada nao é boa para ganho de massa e volume na coxa? eu uso ela como treino de dropset mas antes faço o agachamento livre

preciso resolver esse joelho valgo e lombar para continuar a treinar bem mesmo com dropset, nao sei tbm se é abdomem fraco

Passada não é um bom exercício pra hipertrofia simplesmente porque não expõe a musculatura sob tensão por muito tempo, quando alterna-se as pernas, você descansa, e com vários descansos ao longo do movimento perde-se tensão. Tempo sob tensão é um fator fundamental pra hipertrofia. 

Faça afundos no lugar de passada. 

Compartilhar este post

Link para o post

qual o exercicio mais simples q vc recomenda para acabar com valgismo? leva muitas semanas ou meses de treino ate fortalecer e eu ganhar força e equilibrio nos joelhos?

me enganei eu faço mesmo esse afundo tipo faço 10 reps depois baixo a carga faço 8 depois baixo faço mais 5 e vou para a outra perna, ao terminar a outra perna paro por 1 minuto e reinicio o processo, esse é bom para hipertrofia?

outros exercicios q uso como drops para hipertrofia e fadigar musculo, remada unilateral, elevação lateral unilateral, panturrilha em pé

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, AlexandreMM89 disse:

Vou ter que discordar. 

O valgismo é um dos principais fatores de risco pra lesões em membro inferior, não só no joelho como em articulações adjacentes. 

Nosso corpo é formado literalmente por trilhos, trilhos anatômicos, e quando há um desvio forte como em um joelho valgo, tecidos de conexão sofrem com ângulos que não tem capacidade pra alcançar e ao longo do tempo isso com certeza vai causar danos teciduais até que uma lesão seja instaurada, principalmente no joelho e tornozelo.   

Qualquer atleta que agacha profundo faz valgo dinâmico. Faz parte do movimento. A associação do valgo dinâmico com lesão é encontrada em exercícios unilaterais (nesses casos um treino RNT com banda elástica pode ser bacana pra condicionar ao movimento correto).

Te desafio a encontrar um atleta de LPO fazendo um agachamento, clean ou snatch (pesados) sem os joelhos entrarem ;) 

Compartilhar este post

Link para o post
13 horas atrás, Schrödinger disse:

Qualquer atleta que agacha profundo faz valgo dinâmico. Faz parte do movimento. A associação do valgo dinâmico com lesão é encontrada em exercícios unilaterais (nesses casos um treino RNT com banda elástica pode ser bacana pra condicionar ao movimento correto).

Te desafio a encontrar um atleta de LPO fazendo um agachamento, clean ou snatch (pesados) sem os joelhos entrarem ;) 

Você estaria certo se não fosse que um atleta tem a preparação necessária pra aguentar essas cargas, se alimenta pra isso, treina pra isso, geralmente tem orientação e os componentes periarticulares já estão super adaptados a esse tipo de movimento.

Aqui estamos lidando 99% da vezes com praticante comum de academia, como é o caso do autor do tópico. Sempre que formos orientar alguém, o primeiro ponto a ser observado é pra quem e porque. 

Compartilhar este post

Link para o post
14 horas atrás, gamer87 disse:

qual o exercicio mais simples q vc recomenda para acabar com valgismo? leva muitas semanas ou meses de treino ate fortalecer e eu ganhar força e equilibrio nos joelhos?

me enganei eu faço mesmo esse afundo tipo faço 10 reps depois baixo a carga faço 8 depois baixo faço mais 5 e vou para a outra perna, ao terminar a outra perna paro por 1 minuto e reinicio o processo, esse é bom para hipertrofia?

outros exercicios q uso como drops para hipertrofia e fadigar musculo, remada unilateral, elevação lateral unilateral, panturrilha em pé

Eu já te passei exercícios bastante simples de fortalecimento de abdutores de quadril.

Outra estratégia, é colocar uma miniband nos joelhos, ao realizar o agachamento, tente mante-la esticada ao longo de todo o movimento. Deixe o ego de lado e reduza a carga, aumente as repetições até que seja resolvido. 

Seu valgismo também pode ser derivado de falta de mobilidade do tornozelo. Coloque um "calço" nos calcanhares, e realize o movimento com a mesma carga. Se perceber que melhorou, teu problema está no tornozelo. 

Compartilhar este post

Link para o post
23 minutos atrás, AlexandreMM89 disse:

o primeiro ponto a ser observado é pra quem e porque. 

Por isso que eu falei que ele tinha postar vídeos. Sem saber o nível de força, a proficiência técnica, sem saber absolutamente nada sobre o cara, fica difícil dar qualquer dica.

E não precisa ser super avançado. Qualquer um agache ~100kg vai ter alguma entrada dos joelhos e não vai ser problema na maioria dos casos. Os chineses chegam a dizer que só não pode tocar um joelho no outro rsrs

Eu só sou contra terrorismo. Tem gente que tem problema sério e não consegue nem andar sem o joelho entrar. Agora, uma leve entrada dos joelhos num squat é perfeitamente normal pra uma pessoa normal.

Em todo caso, segue exercício que pode melhorar a postura no squat:

Compartilhar este post

Link para o post
21 minutos atrás, Schrödinger disse:

Por isso que eu falei que ele tinha postar vídeos. Sem saber o nível de força, a proficiência técnica, sem saber absolutamente nada sobre o cara, fica difícil dar qualquer dica.

E não precisa ser super avançado. Qualquer um agache ~100kg vai ter alguma entrada dos joelhos e não vai ser problema na maioria dos casos. Os chineses chegam a dizer que só não pode tocar um joelho no outro rsrs

Eu só sou contra terrorismo. Tem gente que tem problema sério e não consegue nem andar sem o joelho entrar. Agora, uma leve entrada dos joelhos num squat é perfeitamente normal pra uma pessoa normal.

Pelas suas postagens no fórum, já percebi que gosta de estudos:

Neste foram avaliados fatores de risco pra síndrome patelofemoral, foi identificado que anormalidades na cinemática de movimento contribuem pra tal patologia.  

Uma dessas anormalidades é o desalinhamento patelar, ou desalinhamento do membro inferior. Falta de centramento articular quase sempre está associado a disfunções.

Um ponto interessante, é que, um pequeno desvio de membro inferior, que pode começar lá no pé, pode ser precursor de patologias em membro inferior sem que o individuo pratique nenhuma atividade física, apenas por movimentos corriqueiros do dia a dia como a marcha. Agora imagine adicionando carga.

https://journals.lww.com/acsm-csmr/Abstract/2019/06000/Musculoskeletal_Simulation_Tools_for_Understanding.6.aspx

Posso trazer mais estudos se quiser.  

Como falei, não estou duvidando que atletas realizem suas modalidades com um pequeno valgismo, tecidos moles são extremamente adaptáveis... Mas um marombeiro comum recreacional não vai ter esse preparo e deve sim evitar qualquer instabilidade no joelho se não quiser perpetuar disfunções futuramente. Isso não é terrorismo, é redução de riscos. 

Compartilhar este post

Link para o post
40 minutos atrás, AlexandreMM89 disse:

Neste foram avaliados fatores de risco pra síndrome patelofemoral

Tem o fulltext? Ou um resumão do que os caras fizeram, se não for pedir mto rsrsrs

Cara, eu não to dizendo que bater um joelho no outro não tem problema. Mas não tem como fazer um squat profundo (que é seguro e já foi alvo de reviews científicos) sem os joelhos entrarem.

Do que eu sei, o que realmente dá merda é o valgo em unilaterais (e assimétricos, como vc gosta de se referir a lunges e outros do tipo).

Compartilhar este post

Link para o post

agachamento bulgaro é o mesmo q afundo? se eu ja faço afundo necessita desse agachamento para fortalkecer essa  musculatura?

Compartilhar este post

Link para o post
24 minutos atrás, gamer87 disse:

agachamento bulgaro é o mesmo q afundo? se eu ja faço afundo necessita desse agachamento para fortalkecer essa  musculatura?

O búlgaro é um afundo com o pé de trás elevado. Rear Foot Elevated Split Squat é nome na certidão de nascimento, ou RFESS. Búlgaro é o apelido.

Compartilhar este post

Link para o post
58 minutos atrás, Schrödinger disse:

Bom texto man, não foge em quase nada do que foi falado até aqui, tanto em recomendações para possivelmente resolver o problema, como a parte na qual o valgismo é aceitável com altíssimas cargas para atletas... 

Fiquei impressionado com o valgo do vídeo, da até um ruim de ver haha 

Tem notícias de como está a saúde de algum atleta deste nível após anos de competições? 

Porque é bastante comum atletas treinarem em alto nível em detrimento de saúde. 

Ronnie Coleman, por exemplo, está literalmente todo ferrado, andando de muletas, passando por inúmeras cirurgias. 

Será que valeu a pena?

Por outro lado, sou da opinião que um praticante de nível recreacional, deve ser o mais conservador que seja possível. Particularmente pra mim não vale a pena jamais optar por talvez um pouco mais de ganho, em detrimento de saúde. Por exemplo, abduzir e aduzir em excesso as escapulas em padrões de movimento de puxar, vai recrutar romboides e trapézio com maior intensidade, no entanto essa movimentação excessiva das escapulas promove instabilidade na gleno, o que a longo prazo pode provocar microtraumas que se acumulam, transformando-se em lesão e refletindo-se em dores e desconfortos no ombro. Porém, essa é uma situação bastante distinta a de um atleta que almeja o topo na modalidade que pratica. É preciso analisar cada situação e adequar o treino com base nisso. 

Compartilhar este post

Link para o post
16 minutos atrás, AlexandreMM89 disse:

Bom texto man, não foge em quase nada do que foi falado até aqui, tanto em recomendações para possivelmente resolver o problema, como a parte na qual o valgismo é aceitável com altíssimas cargas para atletas... 

Postei pq o Greg Everett sintetizou bem o que eu penso (e se eu pensasse diferente, provavelmente eu estaria errado pq o Greg é top kkk). É bom evitar, mas em pequeno nível é aceitável e com altas cargas também. 

Diria que Ronnie Coleman é um exemplo bem ruim, mas blz. Em todo caso, esporte é lesivo mesmo. Correr, por exemplo, é absurdamente mais lesivo que levantar peso. 

injury-Rates.gifimages?q=tbn:ANd9GcTWOPzO3l2MfdFHk5B76sj

Em outras palavras, embora esporte seja lesivo de um modo geral, levantar peso é bem seguro comparativamente.

Mas enfim, acho que no final do dia a gente concorda mais do que discorda.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Em 10/12/2019 em 18:58, Schrödinger disse:

Essa linha de argumento não é das melhores.

Em algumas escolas o valgo é utilizado para utilizar mais carga, um valgo ativo, para um recrutamento "melhor" de adutores que tende a ajudar a sair do sticking point pelo potencial maior de extensão de quadril que geraria.

Para o público normal, valgo = problema a ser tratado. "Há mas o fulano ta agachando com 100kg", isso não faz dele um cara ao ponto de ser comparado a um atleta com todo aporte que um atleta profissional de LPO possui de fisioterapeutas, tratamentos corretivos e etc.

Compartilhar este post

Link para o post
15 horas atrás, debew disse:

Essa linha de argumento não é das melhores.

Em algumas escolas o valgo é utilizado para utilizar mais carga, um valgo ativo, para um recrutamento "melhor" de adutores que tende a ajudar a sair do sticking point pelo potencial maior de extensão de quadril que geraria.

Tá, mas eu nunca vi ninguém fazer um agachamento profundo "pesado", com a carga que for, no nível que for, com zero entrada de joelhos. O que eu to dizendo é que tem entrada excessiva e tem aquele nível de valgo que é natural.

Para o público normal, valgo = problema a ser tratado. "Há mas o fulano ta agachando com 100kg", isso não faz dele um cara ao ponto de ser comparado a um atleta com todo aporte que um atleta profissional de LPO possui de fisioterapeutas, tratamentos corretivos e etc.

O que é público normal? A galera aqui do fórum que é amadora, mas treina PL, LPO, corrida, artes marciais é público normal?

Compartilhar este post

Link para o post
Em 18/12/2019 em 13:30, Schrödinger disse:

Tá, mas eu nunca vi ninguém fazer um agachamento profundo "pesado", com a carga que for, no nível que for, com zero entrada de joelhos. O que eu to dizendo é que tem entrada excessiva e tem aquele nível de valgo que é natural.

Atleta por atleta, Max Lang não tem valgo, pelo menos eu nunca vi ele fazer. E como comentei ali, uma coisa é falar de um artifício utilizado por um atleta, para colocar maiores cargas, outra é falar de um praticante "recreativo". Só porque o valgo permite em alguns casos, colocar maiores cargas, não significa em nada que seja saudável para os joelhos.

Tu ta usando uma exceção da execução, como regra.

O que é público normal?

Público normal é qualquer um que não vise ou treine com intuito competitivo e não tenha nível técnico e de força, altos. 

A galera aqui do fórum que é amadora, mas treina PL, LPO, corrida, artes marciais é público normal?

Claro! Com o número de pessoas do fórum, chutaria que menos da metade saiba se movimentar direito.

Compartilhar este post

Link para o post

Tu ta usando uma exceção da execução, como regra.

Acho que vc que está usando exceção como regra ao citar o Max Lang (que tem uma anatomia bem diferente, com aquelas pernas de garrincha).

Vou citar alguns caras que eu gosto de acompanhar:

Greg Nuckols

Is your knee tracking pretty decent?  Don’t worry too much about a little knee valgus or knee varus as long as there’s no accompanying pain, but excessive valgus and varus should be avoided (this is a bit of a judgement call; after you see a lot of squats, you learn the difference between “your knees ticked in a bit on the ascent” and “holy shit, no, don’t do that”).

Bret Contreras

If the issue is indeed purely motor control related, discipline is required. All good lifters love going heavy and pushing the body to the limits in training. Similar to rounding of the back when deadlifting, the solution to preventing poor form often involves building up the discipline to limit the loading when form starts to erode  or calling it quits before true muscular failure ensues. Some slight flexion of the spine when pulling heavy loads is tolerable, as is some slight knee valgus when squatting heavy loads. But too much will be injurious to the spine and knees. Good lifters learn and know their limits.

Aliás, esse artigo do Contreras é muito bom e, sim, ele fala que é perigoso, que temos que cuidar, sobretudo em iniciantes, explica as causas e como tentar corrigir. Mas não fica fazendo terrorismo.

Esse é um Kevin Cann

Valgus twitching is not inherently dangerous, however, it may be a sign that the adductors are stronger than the glutes at extending the hips in hip flexion. Strengthening the glutes will add pounds to the squat and help increase overall muscle mass and resiliency to injury. If your knees are caving in past your hips you are at a higher risk of injury. Learning to squat properly and strengthening the pattern can help alleviate those risks. If you have knee pain currently, find a squat variation that is pain free and train it. This is the fastest way to a healthier knee joint.

Esse artigo é legal também.

Vou repetir mais uma vez: se os joelhos entrarem muito, mesmo com cargas moderadas, isso pode ser um problema, mas uma leve entrada, sobretudo quando agachando profundo e com cargas mais altas (duas coisas que aumentam a participação do adutor magno), não parecem ser um problema (principalmente se não tiver dor nos joelhos).

Compartilhar este post

Link para o post
Em 05/12/2019 em 07:23, gamer87 disse:

Uma forma de corrigir é diminuir um pouco a carga, e focar em aprender o movimento correto, a biomecânica do exercício. 

Compartilhar este post

Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Entre para seguir isso  

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Criar Novo...