Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treinamento de força para Jiu Jitsu


rb.kaua

Posts Recomendados

Fala, galera! Sou novo aqui no fórum e este é meu primeiro tópico. Se estiver na área errada (Acredito que não, rsrs) podem mover, por favor.

 

Bom, eu tenho 16 anos e treinei por 9~10 meses musculação em casa, comprei uma barra, um par de halteres e 24kg de anilhas (4 de 4kg e 4 de 2kg). Eu sou entusiasta de treino e tudo o que aprendi e evolui foi sozinho, sem ajuda de nenhum profissional (Foi difícil a família aceitar, ainda mais que sou de menor), apenas de um amigo que comprou junto comigo e treinamos juntos. Comecei a treinar dia 05/01/2019 com 63kg e atualmente estou aproximadamente com 70~71kg, porém, diminui meu treino de superior pois o de inferior se tornou complicado de se executar, visto que 24kg se tornou pouco para treino de pernas, então estagnei nesse peso de 70kg faz mais ou menos 1 mês e meio (Não queria ficar c shape de sorvetão). Sempre preferi exercícios multiarticulares (Supino, agachamento, remada, etc) e ganhei uma força consideravelmente boa - creio eu. 

 

Agora que já dei a introdução de onde eu vim no mundo dos treinos, vou falar sobre o que realmente vim falar nesse tópico: Entrei para o Jiu Jitsu tem 1 mês e 2 semanas. Meus rendimentos na academia estão indo até bem, tenho facilidade de aprender e minha academia é MUITO família, tudo está fluindo do jeito certo em relação a parte técnica, estou evoluindo aos poucos mas constantemente. Porém, queria agora começar a fazer academia para poder treinar PESADO os exercícios compostos para melhorar minha força bruta e evoluir no rola do Jiu - mesmo que o princípio seja de arte suave, força nunca é demais e sim eu sei que ajuda. Para tal, estudei modelos de treinos que poderiam me ajudar a ganhar a dita força e entre elas conheci o Stronglift  5x5.

 

Queria saber dos experientes do jiu jitsu, dos stronglifters e de quem gosta de treinar força PESADO com compostos estilo old school... ou de você que tem conhecimento mesmo SKAJJKS, as seguintes dúvidas:

 

1 - Tenho 16 anos, posso começar a treinar esses tipos de treino mesmo com essa idade? Pode parecer uma pergunta boba, mas eu sei o quão sério são esses treinos.

2 - Ainda, tenho 16 anos, iria treinar Jiu na SEG/QUAR/SEX e os treinos de força na TER/QUIN/SÁB. Ficaria muito pesado para um corpo ainda não formado?

3 - Minha prioridade é evoluir no Jiu, sempre, se eu sentir que o rendimento diminuiu na arte devo reduzir o treino de SL, parar por um tempo ou somente faltar no dia em específico de excesso em cansaço para eu poder dar uma reforçada no corpo?

4 - Existe algum outro modelo de treino a qual seria mais acessível para mim do que o SL? Eu sempre preferi ganhar força bruta e trabalhar com compostos. Além de me sentir melhor, sei de sua importância baseada nas teorias que já deixaram de ser teorias, rsrsrs.

 

Por ora, todas as minhas dúvidas estão expostas mas creio eu que tem mais coisas, na hora H sempre some da cabeça as outras dúvidas, então qualquer coisa eu comento perguntando algo.

Espero a resposta de vocês, muito obrigado monstros.

 

BIRRLLL AND OSS! ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • 1 mês depois...

Olá.

 

Em 21/11/2019 em 22:39, rb.kaua disse:

1 - Tenho 16 anos, posso começar a treinar esses tipos de treino mesmo com essa idade? Pode parecer uma pergunta boba, mas eu sei o quão sério são esses treinos.


Pode sim. Desde que você entenda exatamente o que são "esses tipos de treino". Não se trata de levantar o máximo possível, correr riscos e se lesionar, mas sim de aumento progressivo de carga. Com segurança e respeitando seus limites.
 

2 - Ainda, tenho 16 anos, iria treinar Jiu na SEG/QUAR/SEX e os treinos de força na TER/QUIN/SÁB. Ficaria muito pesado para um corpo ainda não formado?

Parece pesado, mas só você poderá dizer isso. Falta energia no treino de BJJ? Você se sente sempre dolorido? Então vá ajustando de acordo com seu biofeedback.
 

3 - Minha prioridade é evoluir no Jiu, sempre, se eu sentir que o rendimento diminuiu na arte devo reduzir o treino de SL, parar por um tempo ou somente faltar no dia em específico de excesso em cansaço para eu poder dar uma reforçada no corpo?

Isso também é BASTANTE relativo. O ideal é que seu rendimentos jamais caia por causa da academia. Caso isso venha acontecendo, melhor rever seus treinos do que ficar parando, faltando etc.
 

4 - Existe algum outro modelo de treino a qual seria mais acessível para mim do que o SL? Eu sempre preferi ganhar força bruta e trabalhar com compostos. Além de me sentir melhor, sei de sua importância baseada nas teorias que já deixaram de ser teorias, rsrsrs.

O que não faltam são modelos de treino. Por exemplo, o Starting Strenght 3x5 (bastante parecido com o SS, inclusive), Sem falar que você não precisa ficar preso a um modelo pré-fabricado. Como sua prioridade é o jiu jitsu, talvez academia 2x na semana já seja suficiente (terça e sábado). Assim você teria mais descansos e melhores espaçados.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Oi amigo bom dia!

 

Meu nome é Lothar Matheus, tenho 24 anos de idade e 11 de Jiu-jitsu. Em dezembro fui graduado à faixa preta e creio que consiga responder sua pergunta.

 

Vale lembar que tudo que faço é porque deu certo para mim, não sei se dará para você.

 

Primeiro vale ressaltar que você só atingirá o topo do seu condicionamento físico com 24 anos de idade, mais ou menos. Hoje sei que cheguei no meu ápice, pois vou completar meus 25. Então naturalmente a força virá, isso se você mantiver uma dieta dentro da sua Taxa Metabólica Basal ou superior.

Pela pergunta creio não esteja satisfeito, então irei lhe passar minha Rotina.

 

Seg/quart/Sex: Musculação -  treinando Full Body ( faço esse treino pois consigo estimular 3x na semana determinado músculo).Muita atenção para que esse treino funcione, você deve executar corretamente a ordem dos exercícios, pois todo exercício, mesmo que isolados, tende a estimular outro, então a ordem ajuda a "pegar mais".

 

Meu treino de musculação fica assim:

 

1- Peito ( Supino: 15 repetições 4 séries, com o máximo de peso, se falhar antes melhor);

2-Ombro ( 15 repetições 4 séries, porém intercalando os exercícios de: levantamento frontal, lateral e posterior de ombro na polia);

3- tríceps (15 repetições 4 séries, exercício a sua escolha);

4- Costas( Barra fixa ou puxada 15 repetições 4 séries);

5- Bíceps (15 repetições 4 séries, exercício a sua escolha, porém sempre faço nas máquinas pois meu corpo já esta tremendo kkk.

6- Agachamento (15 repetições 4 séries)

7- cadeira extensora (15 repetições 4 séries)

8-cadeira flexora (15 repetições 4 séries)

9- panturrilha (15 repetições 4 séries)

10-Abdomen ( coloco 3 exercícios intercalados igual o ombro, para pegar o abdômen inteiro)

 

Esse treino é extremamente cansativo, mas vai te dar muito condicionamento físico para o jiu-jitsu.

 

Terça/Quinta/Sab: Jiu-jitsu: Lembre-se jiujitsu não é força, você precisar do mínimo de força para executar os movimentos com eficácia. 

 

E uma dica de amigo, coma bem para que treinando 6x na semana vc não se machuque e cuidado, vc é novo, eu estou com duas hérnias de disco, uma na coluna e outra na cervical,por conta de exageros, você terá a vida inteira para atropelar a academia inteira.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Fala, galera. Desculpa a demora, eu fiquei um tempo sem resposta aqui e achei que jamais a teria, então tinha dado /quit. Mas hoje alguma luz do infinito bateu na cabeça e vim aqui.

 

Antes de tudo, gostaria de agradecer pela opinião e pela ajuda de vocês que me responderam (-aev e lotharbjj).

 

Bom, antes da pandemia começar, logo na primeira semana de janeiro, eu entrei numa academia e estava adaptado a treinar com 25kg em peso (Para tudo, era o que ru tinha em casa), fiz por 2 meses e consegui com o treino de força alavancar (com execução boa) para 80kg no agachamento, 80kg no terra, 35 no supino e remada (não subi mais por que queria melhorar a execução antes de aumentar a carga, tinha algumas falhas em ambos) e 20kg no desenvolvimento militar. São os 5 levantamentos do Stronglift. Fazia auxiliar para panturrilha e também umas barras fixas e mergulho nas paralelas.

 

Estou com 17 anos já, já tem um tempo que não vou ao jiu jitsu e a academia (quarentena), mas estou treinando em casa. Eu estava pensando em seguir um modelo AB 3x (A:inferior/B:superior, segunda  à sábado) enquanto estou treinando em casa, visando no primeiro ciclo AB fazer força bruta (exercicios que me desafiem a fazer baixas repetições, é como se fosse alta carga, como agacho pistola, flexão unilateral, etc), no segundo ciclo AB fazer potência (pliometria, por exemplo) e no terceiro ciclo AB fazer resistência (os básicos: agachamento, terra, barra fixa e flexão, altas repetições até a falha, finalizando com séries de isometria em todos). Serão poucas séries, com um menor volume mas com uma maior frequência e intercalando intensidade (o de altas repetições tem um volume maior e por isso quis deixar por último, já que domingo será descanso total). O objetivo é trabalhar todas as valências fisicas necessárias para um lutador, força bruta, potência e resistência, mesmo que o foco do jiu jitsu seja mais técnico, eu acredito na importância do preparo físico.

 

E aqui entra minha dúvida:

 

Acham melhor assim ou periodizar normal com um mês de cada valência física (exemplo: 1 mês força bruta, depois 1 mês de resistência, etc)? Existe a possibilidade de por variar tanto eu acabar não adquirindo funcionalidade nenhuma?

 

Valeu, tamo junto, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rb.kaua disse:

E aqui entra minha dúvida:

 

Acham melhor assim ou periodizar normal com um mês de cada valência física (exemplo: 1 mês força bruta, depois 1 mês de resistência, etc)? Existe a possibilidade de por variar tanto eu acabar não adquirindo funcionalidade nenhuma?

 

Valeu, tamo junto, abraços.

 

As respostas da galera foram boas, mas queria fazer um adendo a sua primeira pergunta.

 

1 - Tenho 16 anos, posso começar a treinar esses tipos de treino mesmo com essa idade? Pode parecer uma pergunta boba, mas eu sei o quão sério são esses treinos.

(Tô ligado que agora você tem 17). A questão é, poder, pode, mas com cuidado. Estuda bastante e foca em ter uma boa técnica, porque você pode sofrer alguma sobrecarga e abusar demais do seu corpo que ainda n tem uma maturidade em geral (principalmente óssea), e qualquer exagero que vc faça e afete algo no disco epifisário, interromperia o crescimento ósseo, fazendo jus aquela antiga ideia de que adolescente não pode fazer musculação porque não cresce.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Me identifiquei contigo kkkk, também tenho 17 e to indo pro jiu jitsu. Mano, força é bom, mas técnica é tudo, meu sensei sempre me disse isso. Durante um tempo confiei na força dos meus braços e já perdi muitas vezes pra caras menores do que eu (inclusive pro meu melhor amigo). Então, esquece força, acho que ela só deve ser usada pra sair dos movimentos, suportar pressão, em alguns upas se o cara estiver montado ou pra aqueles lutadores  amarrao, mas n tem necessidade de atropelar ngm, afinal, um rola soltinho e com técnica é muito mais satisfatório, previne lesao e aprende mais, pois quando faz muita força n consegue pensar direito (pelo menos eu sou assim). Tmj boa sorte ai irmão espero ter ajudado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...