Ir para conteúdo
  • Cadastre-se


Supino_RS

Posts Recomendados

Publicidade

Em 13/11/2019 em 18:13, Power_tr00 disse:

A turma que arrota Lattes acha ruim volume, ainda mais com pouco descanso...

 

 

Os esportes de força são uma área do conhecimento em que a pesquisa ainda está muito atrás do empirismo.

Se jogar na conta a defasagem do que está sendo ensinado com o real estado da arte, o cenário piora.

Somando a este quadro o efeito da revolução tecnológica aceleracionista, que está tornando os modelos de ensino clássicos lentos e ineficazes, se torna inevitável concluir que as fontes do saber mudaram.

Um simples combo de maratonas de vídeos de strongmans e powerlifters + leitura dos artigos mais recentes, em uma semana já agrega mais do que um semestre inteiro na sala de aula.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Supino_RS disse:

 

Os esportes de força são uma área do conhecimento em que a pesquisa ainda está muito atrás do empirismo.

Se jogar na conta a defasagem do que está sendo ensinado com o real estado da arte, o cenário piora.

Somando a este quadro o efeito da revolução tecnológica aceleracionista, que está tornando os modelos de ensino clássicos lentos e ineficazes, se torna inevitável concluir que as fontes do saber mudaram.

Um simples combo de maratonas de vídeos de strongmans e powerlifters + leitura dos artigos mais recentes, em uma semana já agrega mais do que um semestre inteiro na sala de aula.

Exato

E tem muita coisa que sei que funciona, mas não sei explicar e nem sou pago pra explicar

 

Quando for remar imagine toda força concentrada em seu dedo anular... Como.se todo peso da barra estivesse nele

 

 

Fica mais fácil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Supino_RS disse:

Os esportes de força são uma área do conhecimento em que a pesquisa ainda está muito atrás do empirismo.

Se jogar na conta a defasagem do que está sendo ensinado com o real estado da arte, o cenário piora.

Somando a este quadro o efeito da revolução tecnológica aceleracionista, que está tornando os modelos de ensino clássicos lentos e ineficazes, se torna inevitável concluir que as fontes do saber mudaram.

Um simples combo de maratonas de vídeos de strongmans e powerlifters + leitura dos artigos mais recentes, em uma semana já agrega mais do que um semestre inteiro na sala de aula.

 

Minha opinião como alguém que vê essas coisas de dentro e estuda em um curso nota máxima do MEC (blá blá blá): ninguém que lida com a parte de treinamento tem a menor idéia do que tá fazendo ali... E não é simplesmente uma questão de não conhecer os "melhores autores", não estar atualizado, ou qualquer coisa assim. A própria ideia sobre o que é um programa de treino, ou o processo de treino em si não existe. Pra usar um termo "olavista": o horizonte de consciência dos professores acerca do treinamento é algo que não tem pé nem cabeça... Eu passei por várias situações em que tava tentando argumentar alguma coisa e numa certa altura eu me dava conta, por algo que o professor falava, que eu tava "jogando xadrez com pombo".

 

Eu posso dizer que eu aprendi mais sobre teoria de treino lendo os Arquivos do Madcow no forum do EliteFTS e vendo vídeos/lendo livros do starting strength do que na faculdade inteira. Por outro lado tenho que admitir que a graduação ajudou bastante em formalizar e sistematizar o conhecimento de anatomia/cinésiologia/etc, essa parte mais "biológica" e que não depende muito da experiência do professor.

 

Tem um vídeo antigo do canal do starting strength em que a namorada do rippetoe da uma palestra muito boa sobre como ter experiência prática é importante pra pessoa ter noção do que tá falando, vale bastante a pena e duvido muito que alguém saia de uma faculdade tendo ideia disso (sem contar que os cursos de licenciatura é basicamente trocar a divina trindade por marx, paulo freire e mais algum aí., mas não vem ao caso..)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, PrimoVaco disse:

 

Minha opinião como alguém que vê essas coisas de dentro e estuda em um curso nota máxima do MEC (blá blá blá): ninguém que lida com a parte de treinamento tem a menor idéia do que tá fazendo ali... E não é simplesmente uma questão de não conhecer os "melhores autores", não estar atualizado, ou qualquer coisa assim. A própria ideia sobre o que é um programa de treino, ou o processo de treino em si não existe. Pra usar um termo "olavista": o horizonte de consciência dos professores acerca do treinamento é algo que não tem pé nem cabeça... Eu passei por várias situações em que tava tentando argumentar alguma coisa e numa certa altura eu me dava conta, por algo que o professor falava, que eu tava "jogando xadrez com pombo".

 

Eu posso dizer que eu aprendi mais sobre teoria de treino lendo os Arquivos do Madcow no forum do EliteFTS e vendo vídeos/lendo livros do starting strength do que na faculdade inteira. Por outro lado tenho que admitir que a graduação ajudou bastante em formalizar e sistematizar o conhecimento de anatomia/cinésiologia/etc, essa parte mais "biológica" e que não depende muito da experiência do professor.

 

Tem um vídeo antigo do canal do starting strength em que a namorada do rippetoe da uma palestra muito boa sobre como ter experiência prática é importante pra pessoa ter noção do que tá falando, vale bastante a pena e duvido muito que alguém saia de uma faculdade tendo ideia disso (sem contar que os cursos de licenciatura é basicamente trocar a divina trindade por marx, paulo freire e mais algum aí., mas não vem ao caso..)

 

Relato level gold. A maioria dos colegas de universidade, especialmente professores, em diversas áreas, nem sonha o nível de profundidade do conhecimento empírico de quem está a sua volta.

 

3 horas atrás, Power_tr00 disse:

Exato

E tem muita coisa que sei que funciona, mas não sei explicar e nem sou pago pra explicar

 

Quando for remar imagine toda força concentrada em seu dedo anular... Como.se todo peso da barra estivesse nele

 

 

Fica mais fácil

 

Conhecimentos desse tipo dificilmente entram na cabeça de quem bate continência para o método científico padrão (muitas vezes sem nem entender o próprio).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não acho que a ciência esportiva esteja tão atrasada assim. Talvez no nível acadêmico brasileiro, mas aí eu não conheço muito (mas sei que existem mtos bons estudos sendo feitos por aqui).

 

Se pegar a maioria dos caras que se dizem science based, são caras que também tem experiência prática no esporte. Então eu acho uma bobagem tentar criar uma dicotomia entre prática e ciência. É exatamente o contrário.

 

Se for pegar os research reviews que tem por aí, dificilmente a gente vai ver coisas que destoam da realidade prática, então esse papo de que a ciência difere da prática não me parece estar dentro da realidade.

 

Alguns nomes que eu gosto de acompanhar que aliam justamente prática e ciência são: Eric Helms, Greg Nuckols, James Krieger, Layne Norton, Brad Schoenfeld, Mike Israetel, entre muitos outros. Ainda tem outros que não parecem ter tanta experiência prática, mas que respiram esporte, como Lyle McDonald, Chris Beardsley. Aqui no Brasil tem alguns caras e o que eu mais gosto é o Desalles. Enfim, o que mais tem é gente que alia ciência e prática. Esse coisa de ciência versus prática parece aquelas discussões isoladores x compostos ou low reps x high reps, ou seja, não faz sentido, pois o ideal é juntar ambos.

 

Sobre a formação acadêmica, vou ter que concordar. É difícil achar alguém com noções mínimas de treinamento.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Schrödinger disse:

Eu não acho que a ciência esportiva esteja tão atrasada assim. Talvez no nível acadêmico brasileiro, mas aí eu não conheço muito (mas sei que existem mtos bons estudos sendo feitos por aqui).

 

Se pegar a maioria dos caras que se dizem science based, são caras que também tem experiência prática no esporte. Então eu acho uma bobagem tentar criar uma dicotomia entre prática e ciência. É exatamente o contrário.

 

Se for pegar os research reviews que tem por aí, dificilmente a gente vai ver coisas que destoam da realidade prática, então esse papo de que a ciência difere da prática não me parece estar dentro da realidade.

 

Alguns nomes que eu gosto de acompanhar que aliam justamente prática e ciência são: Eric Helms, Greg Nuckols, James Krieger, Layne Norton, Brad Schoenfeld, Mike Israetel, entre muitos outros. Ainda tem outros que não parecem ter tanta experiência prática, mas que respiram esporte, como Lyle McDonald, Chris Beardsley. Aqui no Brasil tem alguns caras e o que eu mais gosto é o Desalles. Enfim, o que mais tem é gente que alia ciência e prática. Esse coisa de ciência versus prática parece aquelas discussões isoladores x compostos ou low reps x high reps, ou seja, não faz sentido, pois o ideal é juntar ambos.

 

Sobre a formação acadêmica, vou ter que concordar. É difícil achar alguém com noções mínimas de treinamento.

 

Abraços

Concordo com tudo

 

Em terra Brasilis é que há uma dissonância cognitiva entre a turma que pública artigo salame e a turma que realmente produz coisa de valor.

 

Sou cientista e lamento profundamente coisas como a totalidade dos professores de antropologia odiarem profundamente o americano que passou anos estudando os yanomami pq as descobertas dele contrariam o posicionamento ideológico mainstream da academia...

 

Lamento gentis senhores que publicam estudos com viés contaminado e ocultam outliers para não negar o que já publicaram ..

 

A academia (universidade) ganharia muito em observar a prática... Há espaço para uma troca de informação relevante...

 

Mas a postura de parte do mundo acadêmico afasta essa oportunidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Schrödinger disse:

Eu não acho que a ciência esportiva esteja tão atrasada assim. Talvez no nível acadêmico brasileiro, mas aí eu não conheço muito (mas sei que existem mtos bons estudos sendo feitos por aqui).

 

Acho que tem dois pontos distintos que vale elaborar nesse assunto:

 

-primeiro é pensar nas universidades como local de pesquisa e produção de conhecimento científico vs. formar profissionais. No caso da ed. física em particular, a maioria vai direto para o mercado e nesse sentido a minha experiência é que inclusive há uma incapacidade da parte dos professor de saírem da bolha de produção acadêmica e darem alguma noção de prática. Quando eu fiz uma matéria de prescrição de exercícios a professora recitou o gospel da ACSM mas também mostrou os estudos que falavam que frequência 2/semana é superior a 1/semana, mostrou a meta-análise que mostra que até 10 séries por semana a resposta de hipertrofia aumenta, etc. Mas no final do semestre um cara foi lá, levantou a mão e disse "tá professora, entendi todas as recomendações, etc, mas continuo sem ter a menor ideia do que fazer se um cara na academia quiser que eu monte um treino pra ele" e a resposta da profa. foi algo do tipo "pois é né, pra tu ver como é complexo isso".

 

Porra mano, em 15min eu consigo dar essa resposta pro cara, a professora ficou 4 meses com os alunos e não conseguiu sair da bolha dos artigos e formar a ideia de um programa de treino...

 

-segundo é que acho importante diferenciar a parte de musculação/musculação no contexto de esportes/musculação no contexto de esportes de força em particular do resto das coisas. Eu não tive "fisiologia do exercício", tive "fisiologia do triathlon" e nesses casos os professores tinham bem mais noção, até porque todos eram (ex?) atletas. Acho que a parte do treinamento na musculação tem uma defasagem muito maior que o resto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Schrödinger disse:

Alguns nomes que eu gosto de acompanhar que aliam justamente prática e ciência são: Eric Helms, Greg Nuckols, James Krieger, Layne Norton, Brad Schoenfeld, Mike Israetel, entre muitos outros. Ainda tem outros que não parecem ter tanta experiência prática, mas que respiram esporte, como Lyle McDonald, Chris Beardsley.

 

Você não entendeu exatamente a comparação feita.

Quantos destes nomes que citou já publicaram em revista de alto fator de impacto?

E se pegar quem publica, quantos sabem montar um treino abrangente e eficaz?

 

Diversos fatores são necessários para se chegar a um treino de alto nível. Algumas pessoas que contribuem em certas partes do processo estão tão concentradas nas suas minúcias que não conseguem enxergar as demais. Dentro das universidades estão os mais numerosos exemplos dessa deficiência. O trabalho acadêmico é importante, mas está absurdamente distante da abrangência que o pessoal mais prático, que pega de fato no batente, consegue atingir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

15/11/19:

BP: 30x20/25x40/20x60/15x80

Voador: 30x15/20x20/15x25/10x30

Desenvolvimento com Halteres: 15x12,5/12x15/10x17,5/10x12,5

Tríceps Pulley: 20x50/15x60/12x70/10x80

 

Ombro caiu um pouco o rendimento depois da gripe. Semana que vem preciso acertar a mão para que volte aos trilhos e esteja no ponto de entregar a contribuição que vou precisar dele para os supinos do Russian Peak adaptado.

Hoje vou precisar mandar uma pizza para o bw não baixar rápido demais e acabar perdendo força. ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...