Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Principais Erros Na Preparação Física De Atletas De Mma – Parte Final


Outlaw

Posts Recomendados

Ai esta a ultima parte..

Espero que seja de ajuda pro pessoal que visa aumentar o desempenho durante os treinos e lutas.

abraços!

_______________________________________________________________

Antes de continuar essa leitura , leia : PARTE 1 e PARTE 2 PARTE3 3_

Erro #4 – Não Treinar Potência

Mais uma vez afirmo, FORÇA é a principal capacidade física de um atleta de MMA, porém POTÊNCIA é uma das capacidades mais exigidas em um combate, um chute ou soco nada mais são do que potência em movimento.

Sendo POTÊNCIA um componente de força, é necessário ser forte para ser realmente potente, um não acontece sem o outro. E não se trabalha potencia no tradicional treino de hipertrofia.

Estou falando de exercícios escolhidos especificamente para esta capacidade como:

Exercícios Pliométricos

Levantamentos Olímpicos

Trabalhos de Trações / Trenós

Exercícios com Medicine Balls

Estas são coisas essenciais para estes atletas. Voltando à parte 1 destes artigos, o MMA é um esporte em que o lutador exerce o que chamamos de “resistência de potência”, com movimentos repetidos desta capacidade durante o combate. Portanto, de ênfase a estes trabalhos nos seus programas ou nos programas de seus atletas.

Erro #5 – Realizar programas de treinamento desequilibrados

Este é um dos mais cometidos nas academias, por todos os atletas, amadores e profissionais. Excesso de exercícios para parte superior do corpo, excesso de exercícios para região anterior da coxa (joelho dominante). As chances de você se tornar um atleta menos condicionado só aumentam (Artigo Parte 2), pois esta é provavelmente a principal causa de muitos dos desequilíbrios que encontro em minhas avaliações de movimento (FMS).

Devemos nos esforçar para manter rotinas que equilibrem os estímulos para todo o corpo. Isso vai desde a escolha dos exercícios até a quantidade de repetições determinadas para o programa.

Uma outra questão é o excesso de exercícios isoladores. MMA é um esporte de integração corporal e não de isolamento. Você não consegue executar um double-leg somente isolando o bíceps, nem dar um soco só com o tríceps, é o corpo todo ativado para a melhor produção de movimento porssível. Por isso a melhor indicação é a de exercícios integradores de cadeias cinéticas, e como dito no artigo 3 desta série, de prioridade a exercícios em que o peso corporal é a carga.

Superior:

· Empurrar na Horizontal - Supinos, Flexões de braço, etc

· Empurrar da Vertical – Desenvolvimento e suas variações

· Puxar na Horizontal – Remada Invertido, Remada Curvado, Facepulls, etc

· Puxar na Vertical – Puxada barra fixa (pronada e supinada).

Inferior:

· Joelho Dominante – Agachamento, Agachamento unilateral, Lunges, Subida de Step, etc

· Quadril Dominantes – Levatamento Terra e suas variações, Levantamento Terra Unilateral, Flexão de Perna no Slideboard, etc.

Observe se o seu programa ou o de seu atleta está em uma relação de 1:1 e caso não esteja, faça os ajustes necessários.

Erro #6 - Não ter um preparador físico

Não estou querendo me promover com isso, mas é que um preparador físico é fundamental. Ele irá individualizar seu programa de treinamento, dando um upgrade em sua condição física.

Até hoje não encontrei um atleta que planeje seu próprio programa que não tenha cometidos erros, às vezes graves, em suas rotinas.

Se você não pode pagar um bom preparador físico, não se preocupe, estude o máximo que puder para não cometer alguns dos erros citados nesta série de artigos. Existem bons livros e vídeos a respeito desta temática. Uma opção seria contratar um preparador para te "ensinar" a treinar, passar os conceitos básicos para que você possa se autogerir após um tempo sendo acompanhado por ele. Mas se você tem condições para isso, não pense duas vezes, contrate um preparador especializado, será com certeza um bom investimento.

BONS TREINOS!

Fonte:Rafael Felix

Ready to life

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...