Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

1964: o que você acha da revolução militar?


Visitante

Havia ameaça comunista no Brasil da época?  

50 votos

  1. 1. Havia ameaça comunista no Brasil da época?

    • Sim
      36
    • Não
      14
  2. 2. Os militares agiram bem no regime militar?

    • Sim, foram perfeitos
      3
    • Sim, houve alguns erros, mas foram muito bons no geral
      18
    • Não, mas pelo menos evitaram o comunismo
      13
    • De jeito nenhum.
      16


Posts Recomendados

Comecei a ver o filme do Brasil Paralelo. No momento da criação do tópico, parei na metade. O documentário entrevistas vários intelectuais e jornalistas, inclusive estrangeiros. O fio condutor do filme é a descoberta de documentos soviéticos na República Tcheca mostrando que havia intenção socialista de dar um golpe no Brasil.

 

 

O que acham de 1964?

 

 

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

É muito claro que havia sim uma ameaça comunista na época.

Um pouco mais de demora dos militares e bum, os comunistas teriam conseguido o que queriam.

 

O problema é que nesse período de 20 anos os militares se perderam em vários aspectos.

Um desses aspectos foi ter permitido a tomada socialista nas universidades, centros de pesquisa, escolas e em toda a mídia.

Não permitiram uma revolução comunista em 1964, mas nada fizeram diante o Gramscismo que acontecia debaixo de seus narizes.

 

Podem falar o que quiserem do Olavo de Carvalho, mas ninguém tem mais propriedade e conhecimento do que ele para falar desse período da história do Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Sou um estudioso no assunto e te afirmo, se lembra do "perigo socialista", que havia na Europa depois de 1917, em que houve mortes no Império Russo, assassinato da família Romanov etc?

 

Surgiu com isso um movimento que ODIAVA os socialistas e os democratas capitalistas, qual era o nome deste movimento? Fascismo.

 

O fascismo teve APOIO da classe burguesa, ou melhor dizendo "OS MESTRES DO CAPITALISMO", para eles não existe período ruim no capitalismo, me diga, um milionário passa fome? NÃO!!! Mas o pobre já estava renegando o Capitalismo principalmente na Alemanha e Itália, e com isso os burgueses se viram na necessidade de apoiar outro regime que não tirasse eles da zona de conforto deles

Já que no socialismo eles não poderiam empreender por causa da famosa "extincão de classes", por conta disto eles apoiaram o Fascismo cm dinheiro e vestindo a camisa.

 

É claro, não é nada confirmado, não acredito em envolvimento Americano no Regime/Golpe/Revolução Militar, mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto, HOUVE SIM apoio dos burgueses e dos ricos principalmente da mídia para os militares tomarem o poder do Brasil, tudo isso pelo medo da Revolução de Fidel Castro recém instaurada na América em 1959 se extender até o Brasil!

 

(Se eu ensinei algo que vocês não sabiam deixem um "curtir", fico feliz de espalhar conhecimento :) )

Editado por JuanAlmeidaTerres
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou ser grosseiro, apesar do conteúdo, você falou numa boa.

 

 

Mas,cara, fico pensando. Comunista não tem senso de responsabilidade mesmo. Se comunista faz besteira e a galera reage, a culpa é de quem reagiu. Será que algum comunista jamais parou para pensar em colocar na sua própria conta os crimes do nazismo? Porque a URSS foi uma das responsáveis por isso com a primeira guerra mundial.

 

Outra coisa, recomendo a leitura de Eric Voegelin, historiador ALEMÃO, que FUGIU DO NAZISMO. Ele afirmava que tanto o comunismo quanto o nazismo são revolucionários. 

 

 

O grande erro da sua análise é o seguinte: ela parte do dogma marxista da luta de classes. Você já pressupõe isso desde o início e na hora de verificar, qualquer coincidência basta para justificar. Mas não é bem assim. E quanto ao financiamento de milionários (e até bilionários) ao regime socialista? Lembremo-nos do fato conhecido de todos e bem usado pelos esquerdistas do embargo de Cuba. Os EUA fizeram uma regulamentação restringindo negociações. Mas quem é que iria fazer negócio com Cuba? Por acaso era o jornaleiro da esquina? Não, só podia ser os multizilionários americanos.

 

Amigos, rico e burguês também financiava o comunismo. Por isso a gente vai dizer que a URSS fracassou por ser burguesa? 

 

Voegelin quer dizer muitas coisas com ser revolucionário. Algumas marcas notórias é a herança milenarista de dividir a história em 3 etapas, o gnosticismo dividindo a sociedade em classes de eleitos e de condenados, etc. Mas um outro sentido muito importante é de perverter completamente a antropologia clássica humana. A essência humana, antes dessas ideias revolucionárias, era o de homem em busca da verdade. O seu propósito de vida era a contemplação. Karl Marx e Hitler apagaram isso e colocaram um tal de conflito de classes como fundamento da natureza humana. Alias, não só quanto à inversão antropológica o nazismo se parece com o socialismo, mas também no modo como faz a inversão. Os dois defendem lutas de classes, com algumas variações, claro.

 

Briga de nazismo e socialismo é briga de irmãos gêmeos siameses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu votei “sim” e “não, de jeito nenhum”. Votei sim pq na minha opinião havia ameaça comunista, ainda que muito improvável. Votei “não, de jeito nenhum”, pq após o Jango deixar o país, bastava os militares entregarem o governo provisório para o presidente da câmara, que ele convocaria novas eleições. Mas não foi o que aconteceu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pimpolhoman disse:

Eu votei “sim” e “não, de jeito nenhum”. Votei sim pq na minha opinião havia ameaça comunista, ainda que muito improvável. Votei “não, de jeito nenhum”, pq após o Jango deixar o país, bastava os militares entregarem o governo provisório para o presidente da câmara, que ele convocaria novas eleições. Mas não foi o que aconteceu.

Cara, de início achei bem estranho, mas acho que faz sentido. Há quem diga que nem evitou o comunismo no final das contas, vide o PT anos depois kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...