Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

DIY - Ajuda!


PrimoVaco

Posts Recomendados

Bom dia, boa tarde boa noite!

 

Venho aqui pedir conselhos para pessoas que entendam algo de ferramentas e possam dar uma luz para um leigo na sua jornada rumo aos 105kg (faltam 17kg), 800kg (faltam 240kg) de total, a melhor home gym das galáxias e habilidades manuais do professor pardal (sei usar um canivete.).

 

Tenho alguns projetos em mente mas não sei por onde começar.

 

Projeto 1 - Anilheiro

Gostei bastante desse projeto dos Buff Dudes black iron, old school e sem frescuras. Prefiro um anilheiro em T ao invés de um em A já que fica mais fácil de pegar as anilhas pesadas.

 

Projeto 2 - Gaiola

Gosto bastante do modelo do Starting Strength, feitas algumas modificações (principalmente na furação, furos a cada 5cm ao invés de 3in como nos modelos originais, e mais alguns detalhes), achei vídeos de um cara fazendo no apartamento dele, dá algumas dicas úteis e parece algo bem fazível. Parte 1 Parte 2 Parte 3

 

Projeto 3 - Banco + anilheiro de bumpers

Quero fazer esses bancos com espaço para bumpers embaixo que aparecem no início do Vídeo. Tenho alguma experiência com madeira, mas toda dica é bem vinda!

 

As minhas maiores dúvidas são com relação a ferramentas. Consigo comprar uma furadeira que dê conta de aço igual a que o "Buff Dad" usa no vídeo do anilheiro? Quais as especificações e marcas recomendadas? Mesma coisa para serra e esmerilhadeira...? Minha idéia era ter o material todo pronto e levar para soldar em algum lugar, que tipo de solda pedir? Quantos pontos? (não entendo nada de solda...)

 

Bônus: quero aproveitar a esmerilhadeira e desbastar as minhas anilhas para ficarem com o peso certo (tenho uma de 25 que pesa 25,8kg, duas de 20kg que pesam 20,3kg, etc) e quem sabe fazer novos projetos no futuro, mas esses três seriam os mais imediatos.

Editado por PrimoVaco
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Sinto não poder ajudar (pois não sei nem mexer no canivete), mas posso te apontar pra esse tópico aqui do fórum do bb.com em que os caras discutem muita coisa sobre matéria-prima e ferramentas para vários projetos de aparelhos de academia, inclusive com algumas ideias inusitadas e geniais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/07/2019 em 14:40, LuizLeandro disse:

Sinto não poder ajudar (pois não sei nem mexer no canivete), mas posso te apontar pra esse tópico aqui do fórum do bb.com em que os caras discutem muita coisa sobre matéria-prima e ferramentas para vários projetos de aparelhos de academia, inclusive com algumas ideias inusitadas e geniais.

Valeu cara, não é bem o que eu procuro mas vou dar uma olhada!

 

12 horas atrás, Power_tr00 disse:

Se for fazer apenas um Power rack e anilheiro

Vale a pena levar o material num serralheiro, mostrar os vídeos e deixar o tio fazer.

O problema é eu achar um serralheiro que faz algo além de cerca e portão... Além do mais acho divertido fazer as coisas, só preciso aprender antes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, PrimoVaco disse:

problema é eu achar um serralheiro que faz algo além de cerca e portão... Além do mais acho divertido fazer as coisas, só preciso aprender antes...

Eu te entendo

 

Se tivesse espaço eu tentaria fazer algo. E as gaiolas do Rippetoe parecem que aguentam duas ou mais toneladas 

 

Viga I como material base

 

Talvez valha a pena só bolar um jeito de fazer furos menores pra fazer barra de segurança tipo Rod anos pipe. E bolar um j Cup que se encaixe bem. Aí dá pra deixar os furos mais próximos ainda 

 

 

Furar isso teria de ser algo com furadeira de bancada e muitas brocas de aço rápido . Rotação baixa, pingando óleo refrigerante, com uma broca fina pra fazer um furo piloto. E depois ir escareando com brocas progressivamente maiores até a largura desejada.

Sempre em baixa rotação e com óleo pra refrigerar.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Para o power rack, faça amizade com algum serrelheiro que compre em bastante quantidade, ou você pode ir na distribuidora e pedir para cortar nas seguintes medidas:

2 metalon 50x50 2.65mm ou 3mm, as peças são de 6 metros, pedi para corta 2 peças de 2,28m oque sobrar pede para cortar ao meio, então ficará 4 peças de 228cm, 4 peças de 72cm.

1 barra chata 2x1/4 que seria cerca de 50x6mm, corte 8 peças de 15cm que servirá para soldar nas conexões de 72cm, para unir as torres com parafusos, 2 furações de 5/8(16mm) de ambos os lados.

3 barras roscada 5/8, porcas e arruelas, corte 24 peças com 10cm cada, dessa forma você economiza, irá sair mais caro comprar parafusos prontos com cabeça fixa, mas se preferir...

2 peças de cano redondo de 50x3mm,que servirá para unir a gaiola será soldado dessa forma figura 3.

1 peça de cano de 30x3mm para pullups na mesma foto anterior figura 2.

Ficará assim o power rack porem um pouco menor na profundidade(72cm), a lagura por fora é de +/- 121cm à 125cm.

O furos... esses vão ser mais difíceis, como pode ver na figura abaixo de 60cm os furos são de 50mm de centro a centro, acima disso são de 25mm de centro a centro, seria para ajuste do supino que dá +/- 60cm desse furos proximos, o restante 50mm de centro a centro, mas se prefirir pode fazer tudo com 50mm de centro a centro, esse modelo segue os principios west side, já que têm atletas de diferentes tamanhos de braços, e para os treinos diversificados. Para furar pode usar broca copo para ferro 5/8 ou da starret e bosch, ou essa broca aço rapido

os furos de 16mm são o suficiente, a barra pipe and rod pode usar cano de 30x3mm e ferro liso ou de construção de 5/8, a furadeira, pode comprar essa opção . Use bastante oleo para furar, para não queimar a broca, vai demorar mas fazer oque... Os materiais com exceção do metalon e a barra chata, podem ser comprados em ferro velho de desmache, os j hooks pode fazer assim são bem faceis de fazer.

o anilheiro pode fazer assim usando materiais de desmanche, o banco pode fazer o reto a amofada pode usar EVA tatâme de uns 3cm com forro pode usar tecido para banco de moto, preso num compensado de 15mm.

compre uma maquina de solda inversora da boxer que têm muitos feedbacks bons dessa marca, você pode comprar esse modelo já que será para hobbie, esmerrilhadeira pode ser qualquer uma desde que seja de marca boa, da Black & Decker e um bom CxB, já tive dessa marca e gostei, claro, para hobbie...

para aprender a soldar assista a esses videos

APRENDA AGORA soldar com eletrodo revestido em 10 minutos

Curso de solda Eletrodo Revestido - Dicas para iniciantes - Parte 1 de 2

Curso de solda Eletrodo Revestido - Dicas para iniciantes - Parte 2 de 2

E treine muito a soldar antes de fazer seus aparelhos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...