Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre DHEA.


Krypsimo

Posts Recomendados

Olá. Primeira vez que resolvo fazer um post aqui no fórum. E confesso logo de cara que será um assunto difícil. Então antes de tudo, vou tentar responder pelo menos duas perguntas que possam surgir a medida que forem lendo o post:

 

1 - Por qual razão você veio buscar este tipo de informação aqui neste fórum?

 

R: Como estou retornando para a academia e tendo ciência de todo o meu quadro, preciso ter uma informação rápida ou pelo menos um norte para iniciar qualquer tipo de suplementação para a prática de musculação e mesmo buscando um fórum popular para esclarecer essas dúvidas posso acabar obtendo info de qualidade.

 

2 - Não seria melhor procurar um médico?

 

R: Sim, seria. Contudo, posso garantir que mesmo para os médicos o meu caso é complicado. Sou estudante de medicina (e não estou aqui divulgando esta informação por status pra deixar claro) e isto me faz ter uma noção do quão complexa é minha situação. Além disto, cheguei a consultar com um endocrinologista no Sírio Libanês para ele findar meu diagnóstico e me orientar. Foram duas horas de consulta tirando todas as dúvidas que um estudante pode ter e mesmo assim ainda estou vindo aqui tentando buscar mais infos para acrescentar ao conhecimento acerca deste quadro. 

 

Então vamos lá...

 

Bom. Primeiramente gostaria de explicar pra vocês qual o diagnóstico da doença que tenho. Eu tenho um tumor de hipófise que se trata de um macroprolactinoma (ou seja, secretor de prolactina) hipofisário. Não vou entrar no mérito aqui do eixo hipotálamo-hipófise-gonadal, mas a PRL aumentada pode causar inúmeras alterações hormonais que influenciam principalmente (que é mais importante pra este grupo) a produção endógena de testosterona. Sendo assim, com a diminuição da dopamina pela secreção tumoral de prolactina exacerbada (feedback), ocorre também diminuição da produção de hormônio gonadotrófico (GNRH) e com isto diminui a liberação de FSH e LH que no homem agirá no testículo para produção de testosterona.  Então o raciocínio final leva para uma diminuição de produção de testosterona por essa via (cheguei a ficar com 0,5 mg/dl de testosterona sérica). 

 

A outra via de produção de testosterona é pelas suprarrenais que por estímulo do ACTH estimula a produção de androgênios nas células periféricas pela liberação de DHEA. Desta forma, minha dúvida acaba sendo a seguinte:

 

. Se eu fizer uso de DHEA artificial eu poderei suprir esta necessidade ou pelo menos melhorar a situação da baixa de testosterona que meu corpo sofre devido ao macroprolactinoma?

 

Apesar de eu estar fazendo o tratamento convencional para o tumor, sinto que talvez com DHEA eu possa melhorar a quantidade de testosterona, pois esta minha segunda via de produção de testosterona não é defeituosa a grosso modo. Além disso, acho que vale a pena ressaltar que o cortisol também sendo liberado pelo ACTH acaba tendo sua supressão por feedback ao se iniciar um aumento da quantidade de DHEA fora dos parâmetros normais. Não sei dizer se esta supressão seria benéfica também e ai fica minha segunda dúvida a respeito.

 

Pois bem, espero que tenham paciência com a questão e que me perdoem se eu fui muito confuso. E eu sei que convencionalmente tendemos a considerar que o DHEA possui efeitos mínimos em homens, mas vale uma ressalva nesta afirmação, pois homens com problemas hormonais com deficit claro de testosterona devido a uma patologia nunca são citados nessas análises. 

 

Desde já agradeço as respostas.

Editado por Krypsimo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...