Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dieta Das Proteínas


RafaelTwin

Posts Recomendados

O site da revista BOAFORMA [http://boaforma.abril.com.br/]apresentou uma materia bem legal sobre a dieta das proteinas. Colocamos aqui para os leitores de MUSCLE MASSA BLOG.

Não é a primeira vez que seu uso em regimes ganha popularidade. A polêmica dieta do dr. Atkins, que colocou a proteína no centro das atenções nos anos 1990, recebeu duras críticas pelo seu alto teor gorduroso e por vetar os carboidratos. Agora vem o troco: na versão magra, virou celebridade e passou a reinar nos pratos de quem troca gordura por músculos. Qual a mágica?

A proteína, responsável por reparar e construir tecidos, produzir hormônios e melhorar o nosso sistema de defesa, provou ter uma notável habilidade: dar fim aos pneuzinhos. Mas isso só acontece sob algumas condições. Tem de ser magra – é o caso de peixes, aves, queijos brancos, ovo e leguminosas – e entrar em maior quantidade no cardápio (pelo menos 30% das calorias diárias), mas sempre respeitando o espaço dos carboidratos e das gorduras saudáveis.

Pesquisa recente da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, comprovou o fato. O grupo que adotou uma dieta protéica (30% de proteínas, 30% de gordura, 40% de carboidratos) queimou em um ano 38% mais gordura do que a turma seguidora da tradicional pirâmide alimentar (15% de proteína, 30% de gordura, 55% de carboidrato). “As proteínas magras favorecem a construção de músculos, que aceleram o metabolismo, queimando mais calorias”, explica Daniela Jobst, nutricionista funcional de São Paulo. Outra explicação: “Maiores taxas de insulina – hormônio produzido para digerir os carboidratos – também levam a menor queima dos pneuzinhos. Por isso, quem comeu mais pães e afins emagreceu menos”, diz a nutricionista Andréa Santa Rosa Garcia, do Rio de Janeiro.

A proteína também afasta a fome por um período maior, o que ajuda qualquer mortal a controlar o garfo. “Alimentos protéicos têm uma digestão lenta, prolongando a sensação de saciedade”, completa a nutricionista funcional Gabriella Guerrero, diretora da Nutriessencial Consultoria, em São Paulo. Além disso, segundo pesquisa americana publicada na revista científica Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, ela é capaz de suprimir o efeito da grelina, hormônio que dispara a fome. Ponto para a proteína. De novo!

Quantidade ideal de proteína

Ela é fantástica, sim, mas não vale a premissa de quanto mais, melhor. Doses exageradas podem comprometer o fígado e os rins. O ideal é ingerir 1 grama de proteína por quilo de peso no caso de quem não tem uma vida ativa. Quem pratica atividade física regular (três vezes por semana) pode ingerir de 1,4 a 1,8 gramas de proteína por quilo de peso.

Carnes e ovos Proteína:

Peito de peru (1 filé/120 g) 26,2 g

Peito de frango (1 filé/120 g) 25 g

Carne vermelha magra – alcatra, lagarto, maminha, filé mignon (1 filé/120 g) 24 g

Atum (1 lata/90 g) 22 g

Pescada branca (1 filé/100 g) 20 g

Salmão (1 filé/100 g) 19 g

Salmão (1 filé/100 g) 19 g

Ovo inteiro 6 g

Clara 4 g

Peito de peru light (1 fatia/15 g) 3,27 g

Presunto magro (1 fatia/15 g) 2,4 g

Leite, queijo e iogurte Proteína:

Iogurte natural desnatado (1 pote/200 g) 9,15 g

Leite desnatado (1 copo/ 200 ml) 6,7 g

Leite semidesnatado (1 copo/ 200 ml) 6,2 g

Leite desnatado (1 copo/ 200 ml) 6,7 g

Leite de soja (1 copo/ 200 ml) 5 g

Queijo de minas (1 fatia/30 g) 5 g

Queijo cottage (sopa/30 g) 3,7 g

Requeijão (1 col. sopa/30 g) 3,7 g

Ricota (1 fatia/30 g) 3,4 g

Queijo de soja/tofu (1 fatia/30 g) 3,2 g

Queijo fundido light (1 unidade pequena/20 g) 3 g

Cream cheese (1 col. sopa/30 g) 2,1 g

Grãos cozidos Proteína:

Quinua (½ xíc. chá/60 g) 16 g

Soja em grão (½ xíc. chá/60 g) 9,96 g

Lentilha (½ xíc. chá/80 g) 7,22 g

Grão-de-bico (½ xíc. chá/35 g) 3,1 g

Feijão (½ xíc. chá/80 g) 2,67 g

COLABORAÇÃO:

BOAFORMA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...