Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Índice Glicêmico Dos Alimentos


Posts Recomendados

Publicidade

Alguém sabe dizer se tem diferença no IG da batata doce da branca pra roxa?

Só olhar na tabela...

* Batata doce (77)

* Batata frita (107)

* Batata cozida (121)

Gente,

Surgiu outro item que estou com dúvida: grão de bico?

Ig baixo.

saude.terra.com.br/interna/0,,OI314954-EI1502,00-Tabela+de+indice+glicemico.html

Como frutose pode ser de IG baixo? frutose tem o mesmo peso/mol que a glicose ( são isomeros ) e é um monossacarideo assim como a glicose..a frutose nao é quebrada pra ser absorvida, ou seja, ela deveria ser de alto IG assim como a glicose..

Estou apenas falando o que estudei haha

Se estou enganado, queria saber o porquê

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732005000300010

Editado por Eder_
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como frutose pode ser de IG baixo? frutose tem o mesmo peso/mol que a glicose ( são isomeros ) e é um monossacarideo assim como a glicose..a frutose nao é quebrada pra ser absorvida, ou seja, ela deveria ser de alto IG assim como a glicose..

Estou apenas falando o que estudei haha

Se estou enganado, queria saber o porquê

Só porque são isomeros não quer dizer que tem propriedades parecidas , não sei qual tipo de isomeria é, mas deve ser uma estrutural(difícil ser geométrica ,talvez ótica..) o que pode deixar as propriedades mais distintas ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só porque são isomeros não quer dizer que tem propriedades parecidas , não sei qual tipo de isomeria é, mas deve ser uma estrutural(difícil ser geométrica ,talvez ótica..) o que pode deixar as propriedades mais distintas ainda.

Isomeria de função..mas a isomeria foi só pra 'ilustrar'. O importante é que ele também é um monossacarídeo. Resumidamente, o indice glicemico né a velocidade com que o açucar ele chega a corrente sanguinea? entao..carbo mais complexos (amido) levaria mais tempo, pois precisa ser digerido e dividido, os monossacarideos nao, por isso o 'mono'.

Isso que eu quis dizer, e que ainda nao entendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

- Boa Noite .!

Gostaria de fazer uma pergunta aproveitando o topico .

Estou de Dieta (Regime), e vendo esse topico sobre o IG de cada alimento queria saber o seguinte .

Eu que estou precisando emagrecer devo comer os alimentos com baixo e Medio IG , afim de evitar o acumulo de gorduras ?

x------------------------------------x

PS : Aproveitando estou desde 26/12/09 , controlando apenas as porçoes que como, sem me preocupar se isso ou aquilo faz bem ou atrapalha na dieta.

Cortei o acuçar branco em definitivo , cortei refrigerantes , carnes com pedaços de gorduras , desde o dia 25/12/09. Só nao tinha abandonado a fritura,comecei a abolir frituras essa semana (docinho rola de vez em quando quando rola alguma tontura nas caminhadas e trotes que dou ). Estava pesando 112kg no natal ( ja dava pra matar e assar pra ceia =] ) , consegui emagrecer um pouco e estou com 91,8Kg. ( o começo e o resto da historia , posto no local certo depois )

PS2 : Vou montar uma dieta depois , com base na tabela em Excel que vi do junior .

Abraços e Grato pela ajuda e atençao de quem ler . :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isomeria de função..mas a isomeria foi só pra 'ilustrar'. O importante é que ele também é um monossacarídeo. Resumidamente, o indice glicemico né a velocidade com que o açucar ele chega a corrente sanguinea? entao..carbo mais complexos (amido) levaria mais tempo, pois precisa ser digerido e dividido, os monossacarideos nao, por isso o 'mono'.

Isso que eu quis dizer, e que ainda nao entendo.

O que nos interessa nessa história toda é a quantidade de insulina secretada pelo pâncreas, após (ou durante) a ingestão dos carboidratos. É com base nesse valor que o índice glicêmico é determinado.

A frutose, apesar de monossacarídeo, não depende da insulina para ser metabolizada; portanto, as quantidades de insulina 'liberadas' após a ingestão deste açucar são bastante ínfimas quando comparado com a glicose, que depende fundamentalmente da insulina para ser aproveitada.

Abração,

Bley.

Editado por Bley
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que nos interessa nessa história toda é a quantidade de insulina secretada pelo pâncreas, após (ou durante) a ingestão dos carboidratos. É com base nesse valor que o índice glicêmico é determinado.

A frutose, apesar de monossacarídeo, não depende da insulina para ser metabolizada; portanto, as quantidades de insulina 'liberadas' após a ingestão deste açucar são bastante ínfimas quando comparado com a glicose, que depende fundamentalmente da insulina para ser aproveitada.

Abração,

Bley.

Humn. Nem sabia dessa da frutose com a insulina. Agora sim tá explicado, valeu mesmo.

PS: Tu faz algum curso de saúde? Vou começar medicina agora, espero que eu consiga responder algumas perguntas minhas durante o curso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...