Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Compulsão Por Gordura Funciona Como Vício Em Cocaína


Marcelo

Posts Recomendados

Olhem isso.

http://noticias.uol.com.br/bbc/2010/03/29/compulsao-por-gordura-funciona-como-vicio-em-cocaina-diz-estudo.jhtm

Uma pesquisa publicada esta semana afirma que os mecanismos do corpo que provocam vício em drogas são os mesmos que geram a compulsão por comer alimentos calóricos.

A pesquisa feita pelo Scripps Research Institute, no Estado americano da Flórida, afirma que, assim como o vício em drogas como cocaína, a compulsão por comidas gordurosas - como doces e frituras - é extremamente difícil de ser combatida.

O estudo, realizado com camundongos, mostra que as partes do cérebro que lidam com o prazer deterioram-se gradualmente na medida em que o consumo vai aumentando.

Essas regiões do cérebro vão respondendo cada vez menos aos estímulos, o que fez com que os camundongos comessem cada vez mais, tornando-se obesos.

O mesmo teste foi realizado com heroína e cocaína, e os ratos responderam da mesma forma.

Obesidade

Para o cientista Paul Kenny, que coordenou a pesquisa de três anos, uma dieta com alimentos gordurosos possui elementos que viciam.

"No estudo, os animais perderam completamente o controle sobre seu hábito de alimentação, o primeiro sinal de vício. Eles continuaram comendo demais mesmo quando antecipavam que receberiam choques elétricos, mostrando o quão estimulados eles estavam para consumir a comida."

A experiência foi feita com alimentos que provocam obesidade se consumidos em excesso, como bacon, salsichas e cheesecakes. Os animais começaram a engordar imediatamente.

O cientista relata que quando a dieta foi trocada por alimentos mais saudáveis, alguns deles se recusaram a comer e preferiram não se alimentar.

Prazer

Depois de analisar o resultado da pesquisa com camundongos, Kenny e sua equipe estudaram os mecanismos que provocam a compulsão.

O receptor D2 responde à dopamina, um neurotransmissor que está relacionado à percepção de prazer - como o provocado por comida, sexo ou drogas.

Quando há excesso no consumo de drogas como cocaína, por exemplo, o cérebro é "inundado" com dopamina, aumentando a sensação de prazer. Um processo semelhante acontece com dietas gordurosas. Com o tempo, no entanto, o cérebro recebe menos dopamina.

A pesquisa foi publicada neste domingo no jornal Nature Neuroscience.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

O corpo humano é uma coisa impressionante, uma máquina perfeita. Quanto mais leio, mais fico impressionado (mesmo não sendo o assunto do tópico, acho a parte mais interessante como sendo a parte hormonal).

Faz sentido: No início seu cérebro é "inundado" com dopamina, mesmo com quantidades menores de doces. Como com o tempo o cérebro vai liberando menos dopamina. Assim, é necessário uma quantia maior de açúcar/gordura pra causar um maior pico de dopamina e proporcionar aquela sensação de prazer.

Ontem foi meu "dia do lixo" e eu comi 2 barras de chocolates inteiras e 3 sonho de valsa (a Páscoa aqui foi antecipada e chegaram fazendo festa com os doces). Eu não sou muito de sair da dieta e me sinto bem melhor comendo os alimentos da minha dieta usual... Uma última barra de chocolate minha que restou eu vou guardar pra dar pra minha mãe no dia da Páscoa, não to nem aí pra doces mesmo. Quando eu ganho chocolates, eu prefiro comer tudo de uma vez e fazer um super dia do lixo a ficar comendo aos poucos e estragando a dieta mais dias.

Quando eu como muito doce, parece que aquele gosto "ranço" da gordura fica atrelado na garganta. No dia seguinte, quando como minhas bananas com aveia no desjejum, dá a impressão que aquilo limpa o organismo (acho que isso é mais efeito psicológico). Nada como a simples dieta de cada dia.

O bom da Páscoa mesmo é fazer aquele almoço brutal com bacalhau e batatas douradas, isso sim faz meu cérebro ficar "inundado" de dopamina.

Editado por pedroviski
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aki na cidade nem tem mto fast food,então nem ligo,axo q somando tudo as vezes q comi no mc donalds nao passa de 20x a vida toda..

pra mim o FODA é o doce,porra,eu comia 2 barra de chocolate por dia + pizza de chocolate com borda de chocolate + 2litros de coca por dia,pra mim o pior que teve de tirar foi o doce,agora eu me contento com umas 6 bolacha de leite por dia só pra manter a dieta sem ter q fugir kkk

mas pretendo tirar elas logo =P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos os prazeres de nossa vida são interligados da mesma forma por essa substância, e todos podem viciar de alguma forma.

A única diferença é que a maioria de nossos vícios são psicológicos (sexo, comer, academia, jogos de azar, leitura, maconha, café, falar no telefone, trabalhar entre outras milhares de coisas), ou seja, não agridem o organismo em abstinência.

No caso da cocaína, heroína, nicotina entre outras substâncias mais pesadas, geralmente narcóticos, o vício deixa de ser psicológico e passa a ser físico, já que seu corpo cria uma real dependência pelo negócio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...