Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clique aqui
Entre para seguir isso  
vbsvini

De obeso pra em forma

Avalie este tópico:

Posts Recomendados

Salve salve time,

Antes de mais nada, queria relatar que um dia já pesei 135kgs e isso foi praticamente durante toda minha adolescência (14-19 anos). E desde que entrei na faculdade perdi cerca de 35/40kgs e desde então me mantinha com cerca de 90/95kgs. Apesar de todo progresso, ainda estava insatisfeito, e desde o começo do ano, já com 23 anos, resolvi mudar de vida e deixar de ser gordo. 

Vim aqui fazer o meu relato de cutting que segue desde o começo desse ano até o dia de hoje (Jan/2019 - Atualmente). Meu objetivo é derreter toda essa gordura e não irei parar enquanto não conseguir os resultados desejados. Encontrei motivação, foco e conhecimento aqui no fórum e resolvi fazer meu relato para deixar aqui registrado e continuar me motivando sempre que possível.

Fotos do auge da obesidade:

https://imgur.com/a/NXyGGzT

Dados iniciais:

Altura: 1,85m

Peso: 97kgs

BF: cerca de 35%

Circunferência abdominal: 107cm

Circ peitoral: 105cm

Fotos do começo do cutting:

https://imagizer.imageshack.com/img921/2594/I3GE0Y.jpg

https://imagizer.imageshack.com/img923/7919/56D1W6.jpg

Dados atuais:

Peso: 79,80kgs

BF: acredito que esteja em torno de 18/20%

Circ abdominal: 90cm

Circ peitoral: 96cm

Fotos recentes:
https://imagizer.imageshack.com/img924/1834/xe5U7V.jpg

https://imagizer.imageshack.com/img921/4567/9b5a2p.jpg

https://imgur.com/a/dStLGw1

Editado por vbsvini (veja o histórico de edições)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conteúdo continua após a publicidade.

Show heim parceiro. Eu diria que está nos 16% já. Muita gente na hora de falar de BF de ex gordo não considera que a pele é pouco mais flácida, e vai alguns bulk / cutt pra ficar top.

Tamo na mesma, fui de 94 pra 80 e to tentando chegar 72. Minha dieta parecida lchf com ji e 1.700 kcal. 

Acompanhar aqui, só vai mano. 

Compartilhar este post

Link para o post

Salve galera, vim fazer a atualização do progresso aqui.

Dieta segue praticamente a mesma (mesmo saldo final kcal), entretanto adicionei mais fibra e oleo de peixe(w3) em minha alimentação. E parece que isso fez toda diferença, não sei se tem algo a ver, mas minha auto-estima, cansaço e sono melhoraram muito e tô me sentindo muito bem no cutting, to até mais feliz hahaha. Treino e dieta seguiram em 100% desde a ultima postagem, a única coisa que preciso melhorar e já estou me policiando quanto a isso é fumar. Infelizmente sou viciado e tenho dificuldade em parar. Detalhe: não costumo fumar cigarro, mas cigarros de palha, o que acho que é bem pior no fim das contas. No começo do ano eu fumava cerca de 10/15 unidades por dia e agora estou fumando 2/3.

Segue medidas e fotos atuais do shape atual:

https://imgur.com/a/ghb9NPb

Dia 1/6
Peso: 79,45
Peitoral: 95
Cintura: 81
Abdômen: 89
Quadril: 90
Coxa dir: 53.5

Como podem ver, ainda tenho muita gordura na parte abdominal e estou na batalha pra secar e derreter isso aí.

Irei postar semanalmente atualização do progresso.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia ferreiros!

Desde a última atualização tive uma recaída no dia 14 e acabei comendo mais do que deveria. Fui num rodízio de japa e arrebentei. No dia 15 acabei comendo errado também pq tava na merda de ter saido da dieta no dia 14 e é isso hahaha, é triste mas serve de aprendizado pra ter melhor controle mental sobre a comida. Apesar disso, no dia seguinte já voltei com todo foco e rigor da dieta e treino.

Fiz a pesagem hoje em jejum e o progresso foi bem bacana desde a última vez. Segue o progresso abaixo:

Dia 23/6
Peso: 75.3kg
Abdominal 85.5cm
quad 88.5cm
Cintura 77cm
Perna direita 51cm
Peitoral 95cm
Pescoco 36cm

Fotoshttps://imgur.com/a/mBA1IHZ

Achei que foi um progresso maneiro desde minha última postagem, e tb senti bastante diferença visual no corpo.

Minha meta era terminar esse cutting com 74kgs, mas ainda acho que minha circunferencia abdominal está grande (85.5cm), queria afinar mais e pra isso devo derretar toda essa gordura da barriga e culote (certo?). Pretendo seguir nesse cutting por mais 30 dias e depois fazer uma transição lenta e gradual pra um bulking. O que acham?

Estou pensando em suplementar com ioimbina pra ajudar nessa remoção da gordura abdominal (que eu acho que ja ta baixa), acham que vale a tentativa?

Abraços!!

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, vbsvini disse:

Bom dia ferreiros!

Desde a última atualização tive uma recaída no dia 14 e acabei comendo mais do que deveria. Fui num rodízio de japa e arrebentei. No dia 15 acabei comendo errado também pq tava na merda de ter saido da dieta no dia 14 e é isso hahaha, é triste mas serve de aprendizado pra ter melhor controle mental sobre a comida. Apesar disso, no dia seguinte já voltei com todo foco e rigor da dieta e treino.

Fiz a pesagem hoje em jejum e o progresso foi bem bacana desde a última vez. Segue o progresso abaixo:

Dia 23/6
Peso: 75.3kg
Abdominal 85.5cm
quad 88.5cm
Cintura 77cm
Perna direita 51cm
Peitoral 95cm
Pescoco 36cm

Fotoshttps://imgur.com/a/mBA1IHZ

Achei que foi um progresso maneiro desde minha última postagem, e tb senti bastante diferença visual no corpo.

Minha meta era terminar esse cutting com 74kgs, mas ainda acho que minha circunferencia abdominal está grande (85.5cm), queria afinar mais e pra isso devo derretar toda essa gordura da barriga e culote (certo?). Pretendo seguir nesse cutting por mais 30 dias e depois fazer uma transição lenta e gradual pra um bulking. O que acham?

Estou pensando em suplementar com ioimbina pra ajudar nessa remoção da gordura abdominal (que eu acho que ja ta baixa), acham que vale a tentativa?

Abraços!!

Ta secao mano parabens! , agora e so crescer

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, vbsvini disse:

mas ainda acho que minha circunferencia abdominal está grande (85.5cm), queria afinar mais e pra isso devo derretar toda essa gordura da barriga e culote (certo?). Pretendo seguir nesse cutting por mais 30 dias e depois fazer uma transição lenta e gradual pra um bulking. O que acham?

Eu acho que se você tivesse mais massa magra, já teria um puta shape. Eu hoje com 80kg estou mais seco do que quando eu tinha 74kg, entende ? E se eu tivesse continuado na dieta hipocalórica, acho que não daria nada certo e eu ficaria flácido pra k7. Acredito que perda de peso não devia ser sua preocupação agora, se o assunto for estética, é claro. 

Abraços, boa evolução. Já fui obeso também, sei como é árduo o processo rs.

O que te ajuda muito é a sua altura. E eu, que sou um anão... aí é foda kkkk. Mas você, 75kg pra 1,85, EU pararia por aí, na ideia de perder peso. 

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, VBOL disse:

Eu acho que se você tivesse mais massa magra, já teria um puta shape. Eu hoje com 80kg estou mais seco do que quando eu tinha 74kg, entende ? E se eu tivesse continuado na dieta hipocalórica, acho que não daria nada certo e eu ficaria flácido pra k7. Acredito que perda de peso não devia ser sua preocupação agora, se o assunto for estética, é claro. 

Abraços, boa evolução. Já fui obeso também, sei como é árduo o processo rs.

O que te ajuda muito é a sua altura. E eu, que sou um anão... aí é foda kkkk. Mas você, 75kg pra 1,85, EU pararia por aí, na ideia de perder peso. 

Boto fé meu. Concordo que me falta massa magra pra ficar com um shape melhor.

Porém a ideia que tenho é finalizar bem esse cutting, de modo a perder o máximo de gordura que der, e aí partir pra um bulking limpo. Falo isso pq to ciente de que na dieta de bulking vou ganhar massa magra, mas tb gordura, e aí queria evitar que aumentasse a quantidade de gordura que ainda tenho no abdomem/culote. 

Desse modo acho que é melhor secar um pouco mais ainda, mesmo que fique com aspecto de flácido, pra depois fazer um ganho ainda mais limpo.

Uma coisa que eu ainda preciso estudar mais pra estabelecer como meta, mas queria já a ajuda/opiniao de vcs, é qual o peso limite/maximo pra eu chegar nesse meu primeiro bulking? 85?90kg?

Cara, mas vc tocou num ponto interessante. Quando paro pra pensar que to com 75kg e tenho 1,85m, minha cabeça fica doida hahaha eu sinto que to ficando pequeno, menor... Fazia tempo que nao me sentia assim, visto que tinha esse peso só qd tive uns 13/14 anos kkkkkk

1 hora atrás, Azyzz Br Remastered disse:

Ta secao mano parabens! , agora e so crescer

Valeu mano, é nois!!

Editado por vbsvini (veja o histórico de edições)

Compartilhar este post

Link para o post
10 minutos atrás, vbsvini disse:

Boto fé meu. Concordo que me falta massa magra pra ficar com um shape melhor.

Porém a ideia que tenho é finalizar bem esse cutting, de modo a perder o máximo de gordura que der, e aí partir pra um bulking limpo. Falo isso pq to ciente de que na dieta de bulking vou ganhar massa magra, mas tb gordura, e aí queria evitar que aumentasse a quantidade de gordura que ainda tenho no abdomem/culote. 

Desse modo acho que é melhor secar um pouco mais ainda, mesmo que fique com aspecto de flácido, pra depois fazer um ganho ainda mais limpo.

Uma coisa que eu ainda preciso estudar mais pra estabelecer como meta, mas queria já a ajuda/opiniao de vcs, é qual o peso limite/maximo pra eu chegar nesse meu primeiro bulking? 85?90kg?

Cara, mas vc tocou num ponto interessante. Quando paro pra pensar que to com 75kg e tenho 1,85m, minha cabeça fica doida hahaha eu sinto que to ficando pequeno, menor... Fazia tempo que nao me sentia assim, visto que tinha esse peso só qd tive uns 13/14 anos kkkkkk

Valeu mano, é nois!!

Se ta bem seco mesmo , acho que continuar no cutting seria contraprodutivo sinceramente , problema e que se nao tem muita massa magra mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom, mano. Imagino a força de vontade que deve ter tido ao longo do tempo, porque dieta hipocalórica é uma coisa tão ruim que mexe com tudo, desde o sistema endócrino até neurotransmissores...sei bem disso, volta e meia eu piro e começo a sair da dieta. Realmente, você está vencendo uma batalha que muitos desistem, você é um vencedor.

Compartilhar este post

Link para o post

Ae Vini, muito bacana sua história !!! Parabéns!!! Você saiu de BOLO FOFO pra JESUS CRISTO!!! Kkk... 

Zoera a parte, eu sai de 33% de gordura e devo estar batendo os 15 (saberei agora na 5a feira), as medidas são completamente diferentes da sua, tenho 1,71 e atualmente 73 kg (já tive 90kg, imagine só, parecia um bloco). 

Acredito que o meu e o seu caso são muito parecidos, independentemente da altura ou mesmo tipo que tenhamos. No fundo é continuar como fizemos até agora. Quando eu digo CONTINUAR O QUE FIZEMOS ATÉ AGORA não é ficar igual, isso não levará a nada (senão à manutenção), e sim continuarmos EVOLUINDO e focando no que precisa ser focado. 

Dieta melhor, treino mais forte, descanso mais profundo. É isso! 

Pessoas gordas que emagrecem adquirem uma coisa que não tem preço: conhecem na pele o poder do HÁBITO e de uma boa rotina. Essa luta é dura, mas é nossa e vale cada segundo. Um abraço meu velho e PARABÉNS. Siga nessa luta e foque nos ferros que vai ficar monstro (ou algum esporte que goste tb, afinal ninguém precisa ser obrigado a ser bodybuilder)!!! Só não deixe a musculação de fora 100%, pois é fundamental para termos uma vida saudável. 

Vou seguir aqui seu tópico.

Compartilhar este post

Link para o post
17 horas atrás, matheuskr disse:

Muito bom, mano. Imagino a força de vontade que deve ter tido ao longo do tempo, porque dieta hipocalórica é uma coisa tão ruim que mexe com tudo, desde o sistema endócrino até neurotransmissores...sei bem disso, volta e meia eu piro e começo a sair da dieta. Realmente, você está vencendo uma batalha que muitos desistem, você é um vencedor.

Fico feliz pra caceta em ler isso, cara. Muito obrigado mesmo! Realmente foi um período muito dificil (hoje ainda um pouco mas nem tanto quanto o começo) e quando alguém reconhece isso eu fico muito grato, valeu mesmo

2 horas atrás, mamutinho disse:

Ae Vini, muito bacana sua história !!! Parabéns!!! Você saiu de BOLO FOFO pra JESUS CRISTO!!! Kkk... 

Zoera a parte, eu sai de 33% de gordura e devo estar batendo os 15 (saberei agora na 5a feira), as medidas são completamente diferentes da sua, tenho 1,71 e atualmente 73 kg (já tive 90kg, imagine só, parecia um bloco). 

Acredito que o meu e o seu caso são muito parecidos, independentemente da altura ou mesmo tipo que tenhamos. No fundo é continuar como fizemos até agora. Quando eu digo CONTINUAR O QUE FIZEMOS ATÉ AGORA não é ficar igual, isso não levará a nada (senão à manutenção), e sim continuarmos EVOLUINDO e focando no que precisa ser focado. 

Dieta melhor, treino mais forte, descanso mais profundo. É isso! 

Pessoas gordas que emagrecem adquirem uma coisa que não tem preço: conhecem na pele o poder do HÁBITO e de uma boa rotina. Essa luta é dura, mas é nossa e vale cada segundo. Um abraço meu velho e PARABÉNS. Siga nessa luta e foque nos ferros que vai ficar monstro (ou algum esporte que goste tb, afinal ninguém precisa ser obrigado a ser bodybuilder)!!! Só não deixe a musculação de fora 100%, pois é fundamental para termos uma vida saudável. 

Vou seguir aqui seu tópico.

haahhaah real, tava osso a situação, parecia um panetone kkkkkkkk

Meu, realmente é tudo isso que vc disse. Todo esse período foi uma mudança absurda, nem falo só de academia/dieta, mas sim de rotina e hábitos. É uma luta muito dura e que é travada todo dia.

Tem uma frase de alguém daqui do fórum que eu li antes de começar e que vem na minha cabeça quase todo dia é: "valeu a pena cada churrasco que deixei de comer" pra conquistar o que tenho hoje. É muito mais recompensador e me sinto muito mais grato por tudo.

Valeu pelas palavras e tamo junto mano, pq a luta nao vai parar por aqui não, bora seguir em frente e tomar controle do nosso corpo e da nossa mente pra gente conseguir o que quer. Foco na dieta e nos treinos pq o que quero é ficar grande e bolado pra dar susto na mãe hahahahahaha

é nois!!

2 horas atrás, matheuskr disse:

porém as vezes o cara merece a pizza, o hamburguer e o pastel, né...só dieta é fogo kkk eu fico louco, da um mau humor tenebroso.

vixi mano, passo até longe te falar viu hahahaha. Gordo e mentalidade de obeso é foda. To treinando meu controle pra comer com prudencia e poder ser mais flexivel quando calhar, mas ainda tenho muito a trabalhar nesse quesito viu, pq quando eu saio da dieta eu vou num rodizio e se deixar como 35 fucking pedaço de pizza e no outro dia acordo comendo merda kkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post
Em 24/06/2019 em 15:21, vbsvini disse:

vixi mano, passo até longe te falar viu hahahaha. Gordo e mentalidade de obeso é foda. To treinando meu controle pra comer com prudencia e poder ser mais flexivel quando calhar, mas ainda tenho muito a trabalhar nesse quesito viu, pq quando eu saio da dieta eu vou num rodizio e se deixar como 35 fucking pedaço de pizza e no outro dia acordo comendo merda kkkkkkk

Tamo junto Vini.

Atravessando aqui sua conversa com o @matheuskr, queria explorar um pouco isso que vc colocou..."To treinando meu controle pra comer com prudencia...". Isso que vc disse, é exatamente o que? É uma vontade descontrolada de comer direto, é vc PENSAR no alimento, é vc SENTIR CHEIRO ou VER o alimento? E essa manhã seguinte chutando o balde? É aquele ditado "um dia viram vários dias".

Estou falando isso pq no meu processo pelo menos, eu tb era um cara muito laricão, especialmente com doces. Não esqueça que pizza, massas, bem como os doces em geral viram tudo GLICOSE. Sendo direto aqui, somos VICIADOS em açucar (glicose). Já vi um documentário do Discovery Health que mostrava a parte cerebral que é ativada em gordo e é análoga à área de um viciado em cocaína...Surreal, mas verdade.

Outro documentário bacana é o Sugar or Fat, em que dois gêmeos fazem um experimento em que um só come gordura e outro açúcar, e aqui dando spoiler da conclusão é de que a mistura de ambos (não encontrada na natureza diga-se de passagem) é o grande veneno. Por exemplo: industrializados, rosquinhas de americano (aquelas de policial americano esteriotipado). Para vc ter noção os ratos comem isso até MORRER (bizarro).

No meu caso o que ajudou muito foi a dieta prescrita por nutricionista. Lá no início em setembro/2017 (vc sabe bem que resultados sólidos demandam tempo e esforço) iniciou com alimentos que eu nem queria saber de comer (paladar infantil) e até o garfo eu usava um menor, que forçava a comer mais devagar, mastigar mais (táticas contra gordo guloso).

Depois de tudo isso que falei, se vc sente tamanha vontade, será que não é o caso de explorar novos paladares? Reeducar um paladar a ponto de não achar que 35 fucking pedaços de pizza é saboroso? Pq simplesmente não precisa disso, sabendo que uns 5-8 (pelo seu tamanho e em um rodízio com pedaços menores seria razoável) já te deixariam ok? 

Hoje eu sigo com máximo rigor uma dieta prescrita e com o tempo vc pega essa habilidade de gerenciar seus macros (gordura/carbo/proteína)...Aí acaba tirando um pouco de carbo em uma refeição se já exagerou em outra...E tem outra coisa que aprendi na prática muito importante...Quando vc faz DIETA SÉRIA, uma hora seu corpo PEDE que vc chute o balde. Aí vc vai lá e come os 35 pedaços.

Peço desculpas por escrever tanto, mas colocar esse tipo de discussão não só te ajuda, como também me ajuda. E acredito que é a ideia de todos aqui que buscam uma vida mais saudável, trocar experiências e poder evoluir. É muito melhor discutir e colocar isso num Fórum desse do que falar com amigo gordo meu que tá se lixando com a vida e vai enfartar e/ou ter AVC até o fim do ano. Esses não ligam pra nada.

Um abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Em 27/06/2019 em 10:39, mamutinho disse:

Tamo junto Vini.

Atravessando aqui sua conversa com o @matheuskr, queria explorar um pouco isso que vc colocou..."To treinando meu controle pra comer com prudencia...". Isso que vc disse, é exatamente o que? É uma vontade descontrolada de comer direto, é vc PENSAR no alimento, é vc SENTIR CHEIRO ou VER o alimento? E essa manhã seguinte chutando o balde? É aquele ditado "um dia viram vários dias".

Estou falando isso pq no meu processo pelo menos, eu tb era um cara muito laricão, especialmente com doces. Não esqueça que pizza, massas, bem como os doces em geral viram tudo GLICOSE. Sendo direto aqui, somos VICIADOS em açucar (glicose). Já vi um documentário do Discovery Health que mostrava a parte cerebral que é ativada em gordo e é análoga à área de um viciado em cocaína...Surreal, mas verdade.

Outro documentário bacana é o Sugar or Fat, em que dois gêmeos fazem um experimento em que um só come gordura e outro açúcar, e aqui dando spoiler da conclusão é de que a mistura de ambos (não encontrada na natureza diga-se de passagem) é o grande veneno. Por exemplo: industrializados, rosquinhas de americano (aquelas de policial americano esteriotipado). Para vc ter noção os ratos comem isso até MORRER (bizarro).

No meu caso o que ajudou muito foi a dieta prescrita por nutricionista. Lá no início em setembro/2017 (vc sabe bem que resultados sólidos demandam tempo e esforço) iniciou com alimentos que eu nem queria saber de comer (paladar infantil) e até o garfo eu usava um menor, que forçava a comer mais devagar, mastigar mais (táticas contra gordo guloso).

Depois de tudo isso que falei, se vc sente tamanha vontade, será que não é o caso de explorar novos paladares? Reeducar um paladar a ponto de não achar que 35 fucking pedaços de pizza é saboroso? Pq simplesmente não precisa disso, sabendo que uns 5-8 (pelo seu tamanho e em um rodízio com pedaços menores seria razoável) já te deixariam ok? 

Hoje eu sigo com máximo rigor uma dieta prescrita e com o tempo vc pega essa habilidade de gerenciar seus macros (gordura/carbo/proteína)...Aí acaba tirando um pouco de carbo em uma refeição se já exagerou em outra...E tem outra coisa que aprendi na prática muito importante...Quando vc faz DIETA SÉRIA, uma hora seu corpo PEDE que vc chute o balde. Aí vc vai lá e come os 35 pedaços.

Peço desculpas por escrever tanto, mas colocar esse tipo de discussão não só te ajuda, como também me ajuda. E acredito que é a ideia de todos aqui que buscam uma vida mais saudável, trocar experiências e poder evoluir. É muito melhor discutir e colocar isso num Fórum desse do que falar com amigo gordo meu que tá se lixando com a vida e vai enfartar e/ou ter AVC até o fim do ano. Esses não ligam pra nada.

Um abraço!

Opa, meu querido, perdão a demora p lhe responder. Me ausentei por um tempo do fórum mas venho postar atualizações.

Cara, você colocou uma discussão bem interessante e importante aqui.

Pra começar, eu tive e ainda tenho uma relação que acredito ser doentia com a comida. Hoje consegui mitigar muito esse problema, mas tem dias ainda que não consigo escapar da compulsão alimentar. Digo que é uma relação doentia pq hoje percebo que era meu ponto de fuga, quase como se fosse uma droga. Comer muito e ficar com a sensação de quase que explodindo (mesmo que se sentindo péssimo fisicamente) era uma sensação ótima.
Quando falo que era um ponto de fuga, realmente quero dizer isso, pq minha vida era uma porra. E hoje vejo que naquela época comer desesperadamente parecia que me acalmava e deixava tudo bem. Ledo engano rs, só me afundava ainda mais no poço, pois ficava cada vez mais gordo e com a autoconfiança e autoestima ainda mais baixa do que antes.

A partir do momento que resolvi emagrecer de verdade, no começo desse ano, vi que a batalha deveria ser travada e encarada não apenas como uma perda de peso temporária, mas uma mudança na mentalidade e a maneira como trato minha alimentação. Hoje respeito muito mais meu corpo do que antigamente, não faço nem de perto com a mesma frequencia que fazia antes, justamente por ter adestrado minha mente e ter encontrado de certo um equilibro.

Entretanto ainda me pego alguns dias comendo compulsivamente e fora do controle, devorando td que tem nas gaveta, ou comendo 35 pedaços de pizza no rodizio como dito. Sei que não é nada normal isso, e estou trabalhando pra controlar essa compulsão por comida. Sou uma pessoa bem ansiosa e acredito que a falta de autoconhecimento colabora muito pra esse quadro de compulsão.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa, meu chapa, não desanime que vem resultados ainda melhores pra você ...

Como gordo em recuperação eu posso falar que às vezes pode ser sofrido, mas foque no prêmio

Compartilhar este post

Link para o post

O segredo é não parar. Criar esse tópico pra ir se motivando é melhor coisa que você faz. Já fui obeso também e muitas vezes fico desmotivado e tenho vontade de parar com tudo, mas felizmente guardo fotos de quando era obeso e de todo o processo pra me motivar. Só quem já passou por isso sabe a luta que é. 

Parabéns, mano, de verdade.

Compartilhar este post

Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Entre para seguir isso  

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Criar Novo...