Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Iniciante pode fazer levantamento terra?


Vitor1990BR

Posts Recomendados

Eu treino há 2 meses completos, já havia treinado antes por duas vezes, mas nunca sério, sempre parava. Dessa vez tô indo 6x na semana e fazendo dieta a risca. Como relatei aqui esses dias, acabei ficando com uma dor na lombar fazendo agachamento (sempre sentia ao fazê-lo), mas da última vez foi mais sério a dor, mas acho que já tô recuperado. Tô querendo fortalecer a lombar e core, para isso farei abdominais, prancha (já fazia) e suas variações, extensão lombar e queria fazer o exercício mais sagrado, que é o levantamento terra, pois sempre achei ele foda e li aqui no fórum que ele é o melhor pra fortalecimento da lombar.

Será que eu, iniciante, poderia fazer já? Eu começaria com uma carga de 3 kg no máximo de cada lado, só até pegar o jeito do exercício e assim ir progredindo. No agachamento, ao fazer ele errado, eu sempre sentia a dor na lombar durante ou depois dele. No levantamento terra tem algum sinal também? Por exemplo, se eu fizer errado sentirei alguma dor na lombar? E assim, poderei corrigir antes de estar fazendo com uma carga elevada. 

Na minha academia ninguém faz ele, então é foda, mas o dono parece ser um cara que entende muito, já me ajudou uma vez nuns exercícios e falou que eu poderia sempre perguntar pra ele algo. Ele e um outro instrutor são as únicas pessoas que confio pra me ajudar nesse exercício. 

Já li gente falando que é melhor começar fazendo agora que sou iniciante do que depois, já experiente e tendo (ou querendo) que começar  com cargas mais elevadas que, com uma execução errada, pode me foder seriamente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Poder pode, mas assim como o agachamento você provavelmente vai sentir dor na lombar.

 

Você precisa de certa mobilidade para fazer agachamento e levantamento terra.

 

O movimento básico que você precisa aprender para fazer levantamento terra é o Hip Hinge. E por exemplo, se você tiver os músculos flexores de quadril encurtados, sua coluna não vai ficar arqueada e você vai sofrer outra lesão na lombar.

 

Um iniciante sedentário precisa basicamente trabalhar essas 4 aptidões físicas ao fazer academia: força e resistência muscular, flexibilidade, cardiorrespiratório e composição corporal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Mr Nobody disse:

Poder pode, mas assim como o agachamento você provavelmente vai sentir dor na lombar.

 

Você precisa de certa mobilidade para fazer agachamento e levantamento terra.

 

O movimento básico que você precisa aprender para fazer levantamento terra é o Hip Hinge. E por exemplo, se você tiver os músculos flexores de quadril encurtados, sua coluna não vai ficar arqueada e você vai sofrer outra lesão na lombar.

 

Um iniciante sedentário precisa basicamente trabalhar essas 4 aptidões físicas ao fazer academia: força e resistência muscular, flexibilidade, cardiorrespiratório e composição corporal.

Pesquisando por Hip hinge caí num vídeo de Romanian Deadlift. Já vi uns caras e mulher fazendo algo parecido com isso pro treino de perna, não sei se é o mesmo exercício, acho que é stiff o nome do que eles fazem.

Anyway, ele ajudaria em algo? No vídeo, o cara diz pra quando eu chegar no ponto em que minha coluna dobra é pra eu parar e subir de novo. Pra não passar desse ponto.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Vitor1990BR disse:

 

Então

Iniciantes não apenas podem como devem fazer terra.

 

A metodologia starting strength do Rippetoe, que muita gente conhece apenas a progressão para iniciantes, já recomenda iniciar fazendo terra.

 

Em um certo país tropical, onde possivelmente você também vive, não ensinam logo de cara por alguns motivos, que elencarei à seguir:

 

1 - o " desinstrutor " , que em 90% das academias será um estagiário de período baixo no curso ( e que pra piorar queria trabalhar com futebol, mas não tem vaga , e por isso odeia acadêmia) simplesmente não sabe ensinar

2 - um cenário pior ainda que o primeiro citado, o indivíduo mal remunerados que te prescreve o treino além de não saber ensinar ainda acredita que terra faz mal pq é perigoso ( viver no Brasil é perigoso, atravessar a rua é perigoso, ir na esquina comprar pão TB é perigoso, mas enfim...)

3 - a combinação dos itens 1 e 2 somados aos treinos Ctrl +c Ctrl +v que rola em toda academia, que prioriza máquinas ( afinal assim o desinstrutor tá querendo ter tempo pra dar leve na gata fazendo glúteos) não ajuda

4 - academia comercial não tem interesse que cliente vire maromba animal, prefere dona de casa que paga plano anual pra fazer esteira e glúteos com caneleira. Assim não precisam investir em equipamentos de verdade

5 - insira aqui outros motivos

 

Aprenda a terrar e seja feliz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Power_tr00 disse:

Então

Iniciantes não apenas podem como devem fazer terra.

 

A metodologia starting strength do Rippetoe, que muita gente conhece apenas a progressão para iniciantes, já recomenda iniciar fazendo terra.

 

Em um certo país tropical, onde possivelmente você também vive, não ensinam logo de cara por alguns motivos, que elencarei à seguir:

 

1 - o " desinstrutor " , que em 90% das academias será um estagiário de período baixo no curso ( e que pra piorar queria trabalhar com futebol, mas não tem vaga , e por isso odeia acadêmia) simplesmente não sabe ensinar

2 - um cenário pior ainda que o primeiro citado, o indivíduo mal remunerados que te prescreve o treino além de não saber ensinar ainda acredita que terra faz mal pq é perigoso ( viver no Brasil é perigoso, atravessar a rua é perigoso, ir na esquina comprar pão TB é perigoso, mas enfim...)

3 - a combinação dos itens 1 e 2 somados aos treinos Ctrl +c Ctrl +v que rola em toda academia, que prioriza máquinas ( afinal assim o desinstrutor tá querendo ter tempo pra dar leve na gata fazendo glúteos) não ajuda

4 - academia comercial não tem interesse que cliente vire maromba animal, prefere dona de casa que paga plano anual pra fazer esteira e glúteos com caneleira. Assim não precisam investir em equipamentos de verdade

5 - insira aqui outros motivos

 

Aprenda a terrar e seja feliz

Porra mano, podes crer.  É desesperador isso. Teve uma vez, em que,  voltando a academia,  ia pegar aquela treino básico.  Quando olho a ficha. .cade treino de pernas?  Tive que ir lá,  pedir ao "desinstrutor" hahah, incluir. Ele disse que era automático a galera não pedir treino inferior.  Enquanto isso, ele ficava secando a galera das calças coloridas.  Tenso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor1990BR Difícil te dizer se o RDL é uma opção melhor para você provavelmente vai ser menos taxativo para a sua limitação - porque cada corpo tem uma história, cada corpo tem uma limitação e é preciso trabalhar essas limitações para fazer o movimento o melhor possivel.

 

Fazer o RDL mesmo só com a barra pode ser muito taxativo para a sua lombar. Se você se machucar agora, ai sim vai ser difícil aumentar o peso fazendo Terra no futuro.

 

E faça exercícios de flexibilidade. Você precisa ter uma base forte para não se machucar no futuro.

 

Talvez ir no médico e pedir um Raio-X para saber se o problema não é na estrutura óssea - escoliose, hiperlordose, hipercifose.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo iniciante deve incluir compostos no treino, pois servem para todo tipo de objetivo e prática esportiva. Primeiro de tudo pesquise sobre a execução do exercício e verá que existem inúmeras formas de execução, teste para encontrar a melhor forma segundo o seu biotipo. Se está com dor provavelmente nao foi nem a execução, mas a carga. Um iniciante deve começar com pouca carga, ou até com a barra vazia até aumentar a aprendizagem com o tempo o exercício irá fluir normalmente. O fortalecimento da musculatura alvo pode ser adquirido com o próprio exercício, é necessário ter paciência no começo até a musculatura ter maturidade para receber mais carga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...