Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Alimentos Versus Gripe


RafaelTwin

Posts Recomendados

A gripe muitas vezes atrapalha o desempenho do Culturista, tanto nos treinos como tambem na dieta. Vamos analisar algumas dicas para aumentar a sua imunidade.

1] Tome pelo menos 1 litro e meio de água por dia, pois manter as vias aéreas úmidas afastam o vírus.

2] Aumente o consumo de iogurte natural, ele é excelente para o sistema imunológico, além de ser fonte de cálcio.

3] Aumente a quantidade de cebola na sua alimentação, ela possui propriedades importantes para o combate a gripes e resfriados.

4] Consuma mais alho na sua alimentação, seus compostos ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

5] Aumente o consumo de alimentos ricos em betacaroteno (cenoura, laranja, damasco, beterraba,espinafre, mamão e couve) e alimentos fontes de zinco (fígado de boi e semente de abóbora).

6] Consuma mais frutas e verduras diariamente.

7] Coloque na sua alimentação alimentos fontes de ácido graxo ômega-3 (sardinha, atum, salmão, bacalhau, etc), são excelentes para o sistema imunológico.

8] Evite alimentos gordurosos pois eles deixam o sistema imunológico debilitado.

9] Utilize algum suplemento de Vitamina C.[ Cebion, etc]

Além da alimentação, é importante manter alguns hábitos de higiene como lavar bem as mãos, manter a casa bem arejada, evitar ambientes fechados e aglomerados e evitar tossir ou espirrar sem o auxílio de um lenço de papel.

Alimentos saudáveis são muito melhores que suplementos para a prevenção da gripe, porque através de alimentos conseguimos todo um pacote nutricional. Por exemplo, comer uma laranja é melhor do que tomar vitamina C porque a laranja oferece-lhe um conjunto de nutrientes – magnésio, potássio, folato, vitamina B6 e flavonóides ricos em antioxidantes.

Mesmo sabendo que a vitamina C é importante para um sistema imunitário saudável, os estudos não mostram que tomar doses massivas de vitamina C consegue impedir o vírus da gripe de atuar. Contudo, sabemos também que comer frutas e vegetais ricos em vitamina C ajuda a tornar o sistema imunitário mais forte. O seu sistema imunitário é o que o protege de infecções virais, e os alimentos que comemos têm um impacto muito significativo na sua capacidade de combater vírus como o da gripe.

A razão para os frutos e vegetais serem melhores para o sistema imunitário é porque também contêm vitaminas A e E, tal como os flavonóides que trabalham em conjunto com a vitamina C para tornar o sistema imunitário, e todo o corpo, saudável.

Agora que sabemos que precisamos de comer bastante frutas e legumes para tornar o sistema imunitário forte, o próximo passo é tornar este conceito numa realidade. Certifique-se que as frutas e legumes fazem parte de todas as suas refeições. Junte uma maçã ao seu almoço e junte fatias de tomate, abacate e alface em seus lanches. Comece o jantar com uma salada ou sopa de vegetais. Habitue-se a manter a fruteira cheia para saciar o apetite entre refeições.

Enquanto se foca em manter, ou aumentar, a quantidade de fruta e legumes que ingere, não se esqueça de complementar com outros alimentos saudáveis que o seu sistema imunitário necessita. Uma dieta bem balanceada com carnes magras, peixe, legumes, lactícinios magros, cereais e frutos secos fornece ao organismo tudo o que necessita para uma alimentação saudável. E um corpo saudável tende a possuir um sistema imunitário forte.

Fontes proteicas como carnes magras, lactícinios, ovos e legumes são especialmente importantes porque fornecem os aminoácidos que o corpo precisa para construir os componentes do sistema imunitário. As carnes magras também contêm ferro e zinco; a deficiência nestes minerais pode causar uma quebra no sistema imunitário.

Claro, evitar comida pouco saudável é muito importante. Mantenha-se afastado de açucares e gorduras, como as gorduras saturadas. Uma alimentação saudável e nutrição eficaz é também muito importante se apanhar gripe. Mesmo que fique doente e perca o apetite, precisa alimentar-se o melhor possível e sempre que possa. É fundamental ir buscar a energia que precisa para a recuperação, já que o seu corpo está a esforçar-se ao máximo para melhorar.

Outras DICAS para prevenir as gripes

Uma alimentação saudável é só parte da solução, tambem é importante:

Lave as mãos: As suas mãos estiveram em contato com germes durante todo o dia. A melhor de livrar-se deles é lavar vigorosamente as mãos. Lave as mãos antes de preparar as refeições, depois de mexer em carnes cruas e antes de servir os alimentos. Certifique-se que toda a gente à mesa segue as mesmas práticas de higiene.

Descanse: Hoje em dia, as pessoas não dormem o suficiente. Quando o corpo não descansa o suficiente, existem maiores probabilidades de adoecer.

Faça exercício: Existem fortes indicadores que dizem que quem pratica desporto adoece com menor frequência. O exercício é importante durante todo o ano, mesmo durante o inverno. Não se esqueça de levar os seus utensílios de treino quando viaja, praticamente todos os hotéis possuem ginásios e piscinas cobertas onde poderá praticar um pouco de desporto.

GRIPE E RESFRIADO

Ambas são causadas por vírus e transmitidas de pessoa para pessoa através da tosse ou espirros de pessoas infectadas. O resfriado comum, no entanto, é uma doença mais branda que a gripe e causa menos complicações. Caracteriza-se por febre baixa, coriza (escorrimento transparente), congestão nasal, irritação da garganta e não costuma durar mais de 3 a 5 dias.

Os vírus causadores em adultos são o rinovírus, o adenovírus e o parainfluenza. Estes vírus têm a capacidade de mudar constantemente suas características, desta forma tornando impossível adquirirmos imunidade, e portanto, estamos sempre suscetíveis a novas infecções. Eventualmente, alguns vírus como o adenovírus e o parainfluenza podem causar infecções com sintomatologia mais intensa, mas dificilmente ocorrem casos fatais ou epidemias.

A gripe é causada somente por um vírus chamado influenza e é responsável por sintomas mais intensos e de instalação abrupta. A febre é geralmente alta e pode durar até 5 dias. Quase sempre há dor de cabeça, dores musculares, queda do estado geral e tosse, inicialmente seca. Dor de garganta, congestão nasal e tosse costumam se agravar com a evolução do quadro.

A doença é auto-limitada, porém os sintomas podem durar até 3 semanas. O período de incubação é de 1 a 4 dias. As pessoas são contagiosas desde o dia anterior ao início dos sintomas até aproximadamente 5 dias de doença. Crianças podem ser contagiosas por períodos maiores. A gripe então pode gerar complicações que são responsáveis por milhares de mortes anualmente e que, portanto, justificam a vacinação em massa.

Não existe tratamento para o resfriados e para a gripe o que existe e prevenção com vacinas ou em caso de contaminação presente apenas se pode alíviar os sintomas ficando em repouso e tendo uma boa hidratação oral para umedecer as secreções a fim de que sejam mais facilmente expelidas, pode tomar analgésicos e antitérmicos, com recomendação para evitar o ácido acetilsalicílico e dar preferência ao paracetamol e à dipirona, se tiver febre e dor. Pode também usar descongestionantes nasais para afastar o desconforto do nariz obstruído e, na fase de tosse produtiva, xaropes que fluidifiquem a secreção para facilitar sua eliminação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Putz, a minha motivação de alimentar era justamente essa. Porque não tava sentindo fome nenhuma. Sem falar que a garganta doía até pra engolir saliva, que dirá pra mandar uma refeição.

Fazia as refeições só pensando em não perder massa, senão não dava.

Ai uma suplementação cairia muito bem. Shakes de proteina, etc... tudo liquido, que desce facil!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai uma suplementação cairia muito bem. Shakes de proteina, etc... tudo liquido, que desce facil!

Sim, eu mandei shakes com proteína e glutamina. Mas até pra isso sentia dor. Beber um copo de água doía, hahaha. Só pensando em não desidratar pra conseguir. O que aliviava mais era tomar uma caneca bem gorda de leite quente. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo chá de alho.

Descasca o alho, bota no copo com água (mineral de preferencia) tampa e deixa 1 hora.

Depois você toma.

Minha garganta/nariz tava ficando uma merda, em dois dias fiquei da hora, mas não pode tomar direto pois causa intoxicação.

E quem tiver pressão baixa, pode desmaiar ou ter um pouco de tontura. (minha pressão normal é baixa, ai eu tomo e fico tonto ahseiohseioa).

Recomendo Inhame por que limpa o sangue, cya!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...