Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dor no ombro durante treino! O que fazer?


Augusto_Ca

Posts Recomendados

Bom dia pessoal!

 

Tenho 28 anos e tem cerca de 7 meses que faço faço musculação, e antes disso eu não praticava atividade física nenhuma. A princípio, com o treino leve, eu não estava sentindo nada incomum, além da típica dor muscular derivada dos exercícios e do cansaço. Porém, de uns 3 meses pra cá, eu tenho sentido dor no ombro após a execução de alguns exercícios desse grupo muscular.

 

Eu tive que parar de treinar mês passado em razão de trabalho, mas voltei novamente semana passada e as dores já estão voltando. São as vezes nos dois ombros, mas mais normalmente ocorrem no ombro direito.

 

Não quero parar de treinar pq eu tenho obtido resultados muito satisfatórios, e sem contar que a musculação tem me feito muito bem por outros vários motivos. Então estive lendo sobre isso, e vi algumas dicas de posturas (que já tenho tentado implementar) e vi também que é importante fazer um pré-aquecimento - este até então eu não tenho feito.

 

Conversei com o instrutor que na verdade não me indicou fazer aquecimento, e sim fazer um alongamento antes antes do treino, segundo ele o aquecimento seria bom para outros tipos de atividade de maior intensidade, mas não para a musculação. Eu faço o alongamento depois do treino, e esse me parece ser basicamente o consenso em tudo quanto é artigo que li sobre o tema. Sei que em teoria o instrutor saberia o que está falando (até porque na academia que faço dizem que todos os instrutores tem ensino superior completo), mas ultimamente tenho ficado desconfiado de certos profissionais que tenho consultado, porque tenho a impressão que tudo que me falam vão em direta contra-mão de tudo que ando lendo e ouvindo em artigos, videos e fóruns de hipertrofia.

 

Então eu gostaria de saber a opinião de vocês, principalmente de quem já tenha sofrido deste mesmo problema de dores no ombro.

 

1. O aquecimento ajuda?

2. Como é feito esse aquecimento? Eu li que seria apenas pegar 50 a 70% (em 2 ou 3 séries) do peso antes da execução do primeiro exercício de cada grupo muscular (sem contabilizar no exercício propriamente dito), mas pode ser qualquer exercício independentemente de qual seja o primeiro?

3. Algo mais que eu deveria saber, ou que poderia ajudar com esse problema?

 

Obrigado!!

Editado por Augusto_Ca
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Por acaso a dor aparece nos supinos e desenvolvimentos da vida?

Se sim primeiro olha sua posição.

Olhando de cima vc fica mais parecido com um T ou com uma seta <- ?

Tente ficar mais parecido com uma seta, com os cotovelos mais próximo do corpo durante os supinos.

 

Outra coisa. Tente fazer um exercício de puxar no mesmo plano do de empurrar.

Tipo pra supino tente antes fazer remadas. Pra desenvolvimento faça barras ou puxadas pulley

Isso melhora os ombros

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Power_tr00 disse:

Por acaso a dor aparece nos supinos e desenvolvimentos da vida?

 Se sim primeiro olha sua posição.

 Olhando de cima vc fica mais parecido com um T ou com uma seta <- ?

Tente ficar mais parecido com uma seta, com os cotovelos mais próximo do corpo durante os supinos.

 

Outra coisa. Tente fazer um exercício de puxar no mesmo plano do de empurrar.

Tipo pra supino tente antes fazer remadas. Pra desenvolvimento faça barras ou puxadas pulley

Isso melhora os ombros

 

Essa questão da posição dos braços no supino já tenho tentado corrigir. Antes eu ficava com os braços retos mesmo, numa posição de 180 graus entre um braço e outro, hoje eu já faço essa correção.

 

E sim, acontece no supino e no desenvolvimento, mas não apenas neles. Eu ainda não consegui identificar se há algum em específico que esteja causando isso, mas tenho a impressão de que é só eu trabalhar um pouco mais intensamente os ombros, seja qual for o exercício, daí a pouco eu já começo a sentir o incômodo (que vai evoluindo aos poucos em uma dor um pouco mais forte).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alem das dicas do monstro Power que são top...especialmente a da forma como vc fica parecido ao fazer um supino, vou responder suas perguntas:

27 minutos atrás, Augusto_Ca disse:

1. O aquecimento ajuda?

demais...pense que suas articulações estão "secas/travadas" o aquecimento vai ajudar a dar uma lubrificada, vai ajudar a soltar e preparar o grupamento em questão pro que está por vir

28 minutos atrás, Augusto_Ca disse:

2. Como é feito esse aquecimento? Eu li que seria apenas pegar 50 a 70% (em 2 ou 3 séries) do peso antes da execução do primeiro exercício de cada grupo muscular (sem contabilizar no exercício propriamente dito), mas pode ser qualquer exercício independentemente de qual seja o primeiro?

Nao tem misterio e pra mim nem precisa ser algo "tao calculado" assim. Simples, suponhamos que vc vá começar o treino com um supino, se normalmente vc faz com 30/30, comece com 10/10 e faça algumas repetições....vai estar leve, vc vai fazer umas 20reps....descansa um pouco e repete.....ate vc sentir que o musculo começou a "acordar"...acredite, vc meio que sente qndo é a hora. Isso vale pra qualquer musculo.

31 minutos atrás, Augusto_Ca disse:

3. Algo mais que eu deveria saber, ou que poderia ajudar com esse problema?

Como estão seus manguitos? è de suma importancia fortalece-los...manguitos fracos podem sabotar seu desempenho no treino de peito, dorsal e do proprio ombro. Eu sempre os aqueço antes de treinar os musculos que citei agora pouco, alem de fazer alguns treinos específicos para fortalece-los. Links sobre isso:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Richard Thomas obrigado pelas dicas!

Acredito que meus manguitos estão fracos, estou fazendo rotação externa e elevação lateral com abdução e adução pra ver se melhora. Mas vou implementar alguns desses exercícios a mais pra ver se ajuda também, pq preciso resolver essa situação.

O aquecimento, apesar do instrutor não ter recomendado, eu vou começar a fazer também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Augusto_Ca disse:

@Richard Thomas obrigado pelas dicas!

Acredito que meus manguitos estão fracos, estou fazendo rotação externa e elevação lateral com abdução e adução pra ver se melhora. Mas vou implementar alguns desses exercícios a mais pra ver se ajuda também, pq preciso resolver essa situação.

O aquecimento, apesar do instrutor não ter recomendado, eu vou começar a fazer também.

pra cima monstro ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Richard Thomas disse:

Alem das dicas do monstro Power que são top...especialmente a da forma como vc fica parecido ao fazer um supino, vou responder suas perguntas:

demais...pense que suas articulações estão "secas/travadas" o aquecimento vai ajudar a dar uma lubrificada, vai ajudar a soltar e preparar o grupamento em questão pro que está por vir

Nao tem misterio e pra mim nem precisa ser algo "tao calculado" assim. Simples, suponhamos que vc vá começar o treino com um supino, se normalmente vc faz com 30/30, comece com 10/10 e faça algumas repetições....vai estar leve, vc vai fazer umas 20reps....descansa um pouco e repete.....ate vc sentir que o musculo começou a "acordar"...acredite, vc meio que sente qndo é a hora. Isso vale pra qualquer musculo.

Como estão seus manguitos? è de suma importancia fortalece-los...manguitos fracos podem sabotar seu desempenho no treino de peito, dorsal e do proprio ombro. Eu sempre os aqueço antes de treinar os musculos que citei agora pouco, alem de fazer alguns treinos específicos para fortalece-los. Links sobre isso:

 

 

 

Esse Richard é diferenciado mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...