Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O treino na dieta cetogênica - Bulletproof Coffee


felipo

Posts Recomendados

Quem já fez a dieta cetogênica(Carbos abaixo de 20g/dia), sabe da recorrente falta de energia durante os treinos. Você tenta aumentar a intensidade e o rendimento cai.

Como é a única dieta que consigo realizar para cutting, resolvi fazer o experimento do bulletproof coffee(Café com óleo de coco e manteiga) essa semana e usar no pré-treino.

 

Basicamente, acordo, tomo o bulletproof coffee, e vou para o treino. Depois de fazer isso, meu rendimento no treino está próximo de quando estava com carbo mais alto. Aqueles que utilizam da dieta cetogênica para diminuir as calorias e secar, recomendo que experimentem. Caso alguém tenha tido resultados semelhantes, dê uma relatada.

 

 

Explicações sobre o Bulletproff Coffe de um médico no youtube.

 

 

Editado por felipo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Teve um cara chamado Garhammer que realizou um estudo comparativo envolvendo as potências dos três big lifts com os dois movimentos olímpicos de arranco (snatch) e arremesso (clean & jerk).

 

Para um levantador de 100 kg, o supino gerou 300 watts, enquanto agachamento e terra foram a 1.100.

Já para o arranco, se for realizado a partir do nível dos joelhos, o chamado hang snatch, a potência foi a 5.600 watts.

Já no arremesso a coisa foi pior porque os dois movimentos precisaram ser somados: hang clean, com 5500 + split jerk, com 5400 watts.

 

Em resumo, a potência (explosão) necessária para os movimentos olímpicos, se comparada com a potência dos big lifts pode ser entendida como sendo cinco vezes maior, em média.

 

Bom, eu não sabia disso e estava lá, fiel à cetogênica (~20-40g) e, como se fosse pouco, tinha combinado ela com o IF de guerreiro, isto é, 20/8.

 

Eu vinha treinando há uma semana nesse esquema... só que a intensidade estava bem tranquila. Eu nem tinha notado que as coisas estavam começando a ficar mais difíceis de serem executadas.

 

Eis que, num belo dia, no começo da semana, já quase que zerado de carbo, comecei o treino. 

Meu caro... chegou uma hora que, ao tentar fazer um arranco com 60%, uma carga safada, coisa tranquila, a barra não subiu. Pensei - mesmo sabendo que não era - falta de um aquecimento mais demorado (em pleno verão, com cachorros procurando piso com azulejos para deitarem no gelado). Dali fui para um exercício fácil chamado clean pull (que é só a primeira puxada do arremesso).... e nada. Não conseguia fazer o movimento pra reps. 

A cereja do bolo foi começar a fazer careta, biquinho, pra trocar as anilhas, porque ia precisar tirar tudo (nem tinha tanta anilha assim) pra colocar uma de 25 kg.

 

Aí bateu a alopração. Fui na cozinha, 50 g de malto e mandei pra dentro. O dia parece que clareou. Tipo aqueles notebooks que estão em modo de economia de energia de tela e clareiam quando a gente mexe no mouse. Na hora o corpo respondeu. Impressionante.

 

E aquilo foi o fim da minha cetogênica pois, fuçando mais sobre o assunto, vi que o Alan Aragon (criador da IIFYM e - acho que foi - quem derrubou o mito da "janela anabólica") comentou que a energia necessária a ser gerada por quem precisa de energia a partir da gordura requer mais ATPs que aquele que obtém a partir dos carboidratos. Daí esse motivo de explosões e altas intensidades serem aparentemente mais difíceis de serem obtidos por quem está em cetose. Até onde eu sei houve somente um estudo, com um grupo modesto de atletas que buscou discordar disso, mas praticamente todos os experimentos têm vieses ideológicos e/ou financiadores interessados neste ou naquele tipo de resultado.

 

Agora, eu confesso que nunca experimentei o bullet proof como pré-treino.

 

Fiquei curioso...

Só que eu teria de zerar meus estoques (trocentas frutas, granola, aveia, arroz e o escambau a quatro)

 

No aguardo de mais depoimentos.

 

 

Editado por Vecchio
errinhos bobos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vecchiofalando sobre a sua experiência, eu tive um episódio de hipoglicemia e fraqueza na primeira vez que fiz a ceto(inexperiência total).

Também estava zerado no carbo, inventei de fazer protocolo 16:8, restringindo a janela de alimentação, além disso treinar pela manhã em jejum.

 

No dia que tive o episódio, além do treino que não foi lá aquelas coisas(rendimento mediano), inventei de correr na bike com um amigo meu, nisso começou uma dor de cabeça, uma fraqueza, tive que parar, vista escureceu(duas vezes), daí saí passei em um mercado perto e saquei algumas paçocas e mandei para dentro, e já foi normalizando. 

 

Na cetogênica tem que se tomar cuidado com os protocolos, e ingerir bastante gordura para não perder tanto rendimento nos treinos. 

 

 

 

Mesmo não estando em cetose, testa para ver como vai ser o desempenho com o  bullet proof. Eu não fiz a experiência fora de cetose, então não posso comentar nesse sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Café com manteiga é a idéia mais ridicularizada no universo fitness (vide Alan Aragon, Brad Schoenfeld, James Krieger, etc), mas sempre tem uns ditos profissionais abobados vendendo essa idéia baseada em praticamente zero evidência científica.

 

https://www.telegraph.co.uk/books/what-to-read/the-bulletproof-diet-simplistic-invalid-and-unscientific/

https://www.nytimes.com/2014/12/14/style/the-cult-of-the-bulletproof-coffee-diet.html

 

ou as zueiras infinitas com essa bobagem:

 

Editado por krebz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo santos PT @krebz

 

A minha experiência é apenas para ter melhor desempenho enquanto em cetose. Não estou baseando em nada além disso que não seja minha experiência pessoal. Sei que não foi exatamente referido a mim a resposta, já que não argumentei nada no sentido que você contra-argumenta no tópico.

 

Apenas gostaria de saber se alguém em cetose teve resultados semelhantes com o que estou tendo, utilizando gordura e cafeína no pré-treino. Algum de vocês teria alguma informação a respeito disso?

 

Sei que o bullet proof coffe não vai melhorar minha composição corporal, ou ajudar no emagrecimento, levantei apenas a questão de pré-treino para alguém em cetose.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...