Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Depressão nos esportes e compulsão alimentar.


WalkTO

Posts Recomendados

Oi, acho que vim até aqui por precisar de ajuda dos que já passaram por isso e superaram, ou até mesmo de quem queira ajudar de alguma forma. 

Tenho 25 anos, treino musculação a 5 anos, por muitas vezes parei e voltei, não tenho o shape, mas tenho uma grande experiência na sala de musculação tanto no meu treino quanto no treino de outras pessoas, pois trabalhei como estagiário de Ed. Física por um bom tempo( mas desisti desse curso), o que não diz muita coisa, mas sobre fisiologia do corpo eu entendo bem. 

Bom, nesse primeiro momento eu não sei muito o que dizer a vocês, nem sei mesmo se alguém vai acompanhar isso, mas irei continuar.

Há 1 ano atrás eu estava a todo vapor, treinando: Musculação, Jiu-Jitsu, MMA.

Me alimentando bem e dormindo bem, fazendo tudo o que é de base pra um bom atleta, de forma que não precisa-se das agulhas. Acordava cedo ia pra academia, saia de lá comia bem e ia pro treino de jiu-jitsu, depois ia pro treino de MMA e depois de todos os treinos ia trabalhar feliz, feliz ,feliz, se me dessem pedra eu comia, se me dessem veneno eu bebia e mesmo assim era imbatível, ia pra todos os campeonatos que eu podia participar( falo do Jiu-jitsu). Tinha dias que eu mal dormia pra chegar logo a hora de ir pro treino.

Mas de um ano pra cá eu não sei o aconteceu, abandonei os treinos e como tenho tendência a virar uma bola, ganhei 13kg, e a tal da depressão me pegou, e está acabando comigo, e pra piorar isso veio com a compulsão alimentar durante a noite, como tudo quanto é porcaria que seja de sal e que tenha gordura, não sei o que fazer... 

Há duas semanas procurei alguém que possa me ajudar, cheguei até um nutricionista, conhecido em alguns fóruns e que já ajudou muito pelo que já vi sobre ele, @Toxi me deu uma força, montou uma boa dieta e conversou bastante comigo, pediu pra que eu procurasse um psicólogo, mas como eu disse pra ele e digo pra vocês NAO TENHO CONDIÇÕES.

Nessas duas semanas voltei pra musculação e na academia quando estou lá dentro não tem ninguém mais focado que eu, coloco 160kg no terra e boto pra arrebentar a barra, mesmo com hérnia de disco e lesões no joelho e tornozelo, agachamento livre? 90kg e agacho até o chão, como o mestre Tom Platz manda, e é assim em todos os exercícios, chego em casa morto e me alimento bem... Trabalho a noite em um restaurante, levo minhas marmitas e muitas vezes eu como elas, mas a noite é implacável comigo, a compulsão alimentar vem a milhão, quando subo em minha moto pra ir pra casa, me transformo em outra pessoa, em um gordo sendentario que só pensa em comer lanche e refrigerantes, e depois que eu como isso me dá vontade de vomitar, antes mesmo de terminar de comer as porcarias.

Não vim aqui pra pedir remédios ou opinião do que injetar pra me dar mais músculos e assim me manter focado, acho que se compartilharem histórias de superação ou algo do tipo já ajuda, não sei, o que for de ajuda eu agradeço. Obrigado a todos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Bom, complicado dizer alguma coisa, as vezes pode ser só que tu está precisando dar um tempo em tudo, pode não ser depressão mesmo, apenas um indício.

 

O que pode acontecer ás vezes é que nós ficamos tão focados em algo, como tu era no jiu e no MMA que quando não temos mais isso, e não sabemos onde canalizar esse energia, acabamos desperdiçando dessa maneira.

 

Tenta te programar  mentalmente, ao invés de atacar a geladeira e comer, toma uma água gelada, algo assim.

 

De repente esteja te faltando um foco, ou algo assim.

 

Infelizmente tu não pode pagar um  psicólogo, mas te digo que seria bom, ajuda pra caramba.

 

No mais, te desejo melhoras!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano,não sei onde você mora, mas se tiver uma faculdade de psicologia na sua cidade com certeza deve ter as clínicas escola, onde atendem de graça ou por um preço simbólico. Vale a pena dar uma olhada.

 

Procurar um médico do SUS mesmo pra te avaliar tb só vai lhe custar tempo. Tente ao menos pra ver como está

 

Melhoras pra você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Big Greg disse:

Bom, complicado dizer alguma coisa, as vezes pode ser só que tu está precisando dar um tempo em tudo, pode não ser depressão mesmo, apenas um indício.

 

O que pode acontecer ás vezes é que nós ficamos tão focados em algo, como tu era no jiu e no MMA que quando não temos mais isso, e não sabemos onde canalizar esse energia, acabamos desperdiçando dessa maneira.

 

Tenta te programar  mentalmente, ao invés de atacar a geladeira e comer, toma uma água gelada, algo assim.

 

De repente esteja te faltando um foco, ou algo assim.

 

Infelizmente tu não pode pagar um  psicólogo, mas te digo que seria bom, ajuda pra caramba.

 

No mais, te desejo melhoras!

Obrigado pelas palavras...

Bom, estou pensando em fazer um diário de treino e alimentação aqui nesse tópico, assim tentarei canalizar essa má energia. O que acha ?

15 horas atrás, Power_tr00 disse:

Mano,não sei onde você mora, mas se tiver uma faculdade de psicologia na sua cidade com certeza deve ter as clínicas escola, onde atendem de graça ou por um preço simbólico. Vale a pena dar uma olhada.

 

Procurar um médico do SUS mesmo pra te avaliar tb só vai lhe custar tempo. Tente ao menos pra ver como está

 

Melhoras pra você.

Já tinha pensado nisso quando o Toxi tocou no assunto. Mas não quero chegar a tal ponto de procurar um psicólogo, quero achar outra forma de acabar com essa depre e me focar mais no que estou tentando fazer. Obrigado pela ótima ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, WalkTO disse:

Obrigado pelas palavras...

Bom, estou pensando em fazer um diário de treino e alimentação aqui nesse tópico, assim tentarei canalizar essa má energia. O que acha ?

Já tinha pensado nisso quando o Toxi tocou no assunto. Mas não quero chegar a tal ponto de procurar um psicólogo, quero achar outra forma de acabar com essa depre e me focar mais no que estou tentando fazer. Obrigado pela ótima ideia.

 

Abra um diário sim, compartilhe umas ideias, é uma tentativa válida.

 

E por mais que tenhamos preconceito com a psicologia, sempre é bom buscar uma ajuda profissional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Doretoisa disse:

Olá

Gostaria de te contar minha experiência

Eu treino musculação há anos mas de uns três anos pra cá que eu comecei realmente a viver o esporte, e iniciei como atleta wellness há um ano apenas.

 

Depois do meu primeiro campeonato eu tive uma crise muito foda de compulsão alimentar, acho até que fiquei meio depressiva. Logo em seguida essas crises eu fiz cirurgia para colocar silicone, fiquei 40 dias sem treinar, aí desgraçou total. Comia igual  uma louca, quanto  mais eu comia mas eu ficava triste e mais eu comia de novo. Ganhei 7kgs em pouco mais de um mês. Foi foda. Sentia que todo meu esforço tinha ido por água abaixo. Olhava meu corpo e chorava. O silicone que era algo que eu sempre quis ficou até sem importância de tão triste que eu fiquei por ter "jogado meu shape no lixo"

 

A vezes a gente foca toda nossa energia em um objetivo e quando aquilo passa ficamos totalmente perdidos.

O que eu te aconselho é viver um dia de cada vez. Conseguiu seguir a dieta por um dia certinho? Comemore! Dia após dia você vai sentir melhora.

Peça ajuda pra sua família ou pros seus amigos. Não tenha vergonha isso é absolutamente normal, nós não precisamos estar bem sempre. 

 

Nós que não somos atletas pro, que não vivemos disso, devemos buscar um equilíbrio, pq se não deixamos de viver e de passar bons momentos por ficarmos bitolados. Apesar de que quem é do bodybuilding, independente de competir ou não, não vive uma vida "normal" né. Nós escolhemos isso. E na real é o que me motiva. Eu amo minha dieta, meus treinos, meus ciclos. Amo o processo, a dor, o progresso de cada dia. Mas tente viver isso de forma leve, faça por amor, e não por obrigação.

 

Se puder busque ajuda profissional. Se não puder faça o seu melhor, refeição após refeição, dia após dia. Logo você vai estar bem.

 

Algo que me ajuda muito é fazer meditação. No começo é difícil se concentrar mas depois que você consegue traz uma paz e uma leveza absurda. Procura no YouTube videos tipo "meditação guiada" e experimente.

Caminhadas ajudam também. Quando bater a crise eu coloco um fone no ouvido e saio passear com meu cachorro, só pra distrair mesmo.

 

Enfim. São dicas meio bobas, mas espero ter ajudado. Boa sorte ?

Obrigado por compartilhar sua experiência, fiquei muito grato!

Quando estou na academia e começo a levantar os ferros, me sinto a pessoa mais feliz do mundo, entendi o que vc falou sobre amar o processo, mas estou tentando amar minha alimentação. Sei que não é fácil e leva tempo....

Me diga, quando você percebeu que estava tudo perdido, como vc decidiu parar o que estava fazendo e voltar a viver o Bodybuilding? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem, a partir daqui isso será um diário de treino.
Assim irei relatar: dieta, treino e se ouve melhora no meu
comportamento diante da situação que citei na primeira
postagem desse tópico.
Pelo o que vi no fórum, esse tipo de relato exige CONSISTÊNCIA.
Dessa forma me comprometo em postar meu diário de treino
todos os dias, com update positivo ou negativo.

•    OBJETIVOS
Perca de gordura, eliminar a compulsão alimentar, eliminar a depressão.


•    DIETA


•    Desjejum
•    Pão – 60g
•    Frango desfiado – 50g ou carne moída – 40g
•    Queijo Ricota ou Cottage – 50g
•    Vegetais a escolha – 50g


•    Almoço


•    Carne Vermelha magra – 100g ou Filé de frango – 140g ou Tilápia – 160g
•    Arroz ou Mandioca ou Macarrão – 100g
•    Feijão ou Lentilha – 70g ou Batata Inglesa – 100g
•    Vegetais a escolha – 150g
•    Azeite de oliva – 1 colher (6g)


•    Lanche da tarde


•    Carne Vermelha magra – 100g ou Filé de frango – 140g ou Tilápia – 160g
•    Arroz ou Mandioca ou Macarrão – 100g
•    Vegetais a escolha – 150g
•    Azeite de oliva – 1 colher (6g)


•    Jantar


•    Pão – 60g
•    Frango desfiado – 100g ou Carne vermelha magra – 100g
•    Ovo inteiro – 1 un.
•    Queijo Ricota ou Cottage – 50g
•    Vegetais a escolha – 50g


•    Ceia – Opção 1


•    Carne Vermelha magra – 100g ou Filé de frango – 140g ou Tilápia – 160g
•    Arroz ou Mandioca ou Macarrão – 100g
•    Vegetais a escolha – 150g


•    Ceia – Opção 2


•    Whey Protein Concentrado – 40g
•    Leite Desnatado – 100ml
•    Morangos – 200g
•    Aveia – 30g


•    Antes de de dormir


•    Melatonina – 3mg
•    Ashwagandha – 500mg

 

•    Total 1950 kcals

 

•    Ingestão de água: 
        Meia hora antes de cada refeição deve-se ingerir 300~400 ml de água
(cerca de 2 copos), melhorando assim a digestão e com isso maior aproveitamento dos nutrientes. Evitar grande ingestão de líquidos (acima de 300ml) por 1h após cada refeição, desse modo preservando-se de sofrer uma dilatação estomacal, o que causa grande prejuízo a estética. Além disso, é importante complementar a ingestão de água de modo que beba o total de 40 ml para cada KG do seu peso todos os dias.


•    Treino


Tenho “um pouco” de conhecimento sobre exercícios e um leque de variações que daria inveja em qualquer personal training ( assim diziam meus alunos e amigos já formados na área de Educação F.)
Sempre fui do grupo que sempre faz o exercício que tem vontade, é muito difícil eu repetir treino. Toda semana eu troco os exercícios pra cada agrupamento muscular, mas sempre com consciência corporal e nada de exercícios modinhas ou invenções desses “ novos bodybuilders. Tudo o que sei foi assistindo os grandes: Fernando Sardinha, Dexter Jackson, Nasser el Sonbaty, Maradona, Balestrin, Hanny Rambod e Tom Platz.
Consegui absorver muito acompanhando esses caras.
Dessa forma deixarei registrado qual grupo muscular e exercícios que fiz no dia.
 

Editado por WalkTO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Update 
Hoje acordei tarde e tive que levar minha esposa no hospital, ela não estava bem, nada grave. 
Chegamos agora apouco e tivemos que passar em um churrascaria, tentei manter as duas primeiras refeições em uma só, coloquei bastante salada e não bebi refrigerante, saí muito feliz pq consegui me controlar, algo que eu não conseguia quando pisava em uma churrascaria.... Foi um ótimo teste comigo mesmo.
Treino: 
Hoje minha hérnia amanheceu atacada, dores fortes e o treino hoje seria inferiores, prefiro ficar em casa pra não piorar as dores. 
Mas vou fazer 35min de bike, tenho uma hergométrica em casa. Melhor do que não fazer nada. 
Mais tarde irei trabalhar, mas continuar com a dieta.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...