Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Guia restart HPTA pós TRT/anos de abuso de esteróides anabolizantes


krebz

Posts Recomendados

  • 3 semanas depois...

Publicidade

  • Supermoderador

Novo review sobre o assunto saiu este ano pessoal:

https://wjmh.org/Synapse/Data/PDFData/2074WJMH/wjmh-37-e16.pdf

 

Citar

 

Management of Anabolic Steroid-Induced Infertility: Novel Strategies for Fertility Maintenance and Recovery

Alexander J. Tatem1 , Jonathan Beilan1 , Jason R. Kovac2 , Larry I. Lipshultz1 1 Scott Department of Urology, Baylor College of Medicine, Houston, TX, 2 Men’s Health Center, Indianapolis, IN, USA

 

pISSN: 2287-4208 / eISSN: 2287-4690 World J Mens Health

Published online Mar 26, 2019

 

 

Segue o resumo da estratégia:

https://cdn1.imggmi.com/uploads/2019/8/20/cef9cc410813b83047edc841d8136378-full.jpg

 

 

Checar Análise de sêmen. Se azoospermia detectada:

Parar TRT / Uso de esteróides

HCG 3,000 IU Subcutâneo DSDN e clomid 25 mg todo dia por 3 meses.

Considere adicionar 1mg anastrozol a cada 7 dias

 

 

No 3o mês, checar Análise de sêmen, Testo, LH, FSH, e estradiol. Se azoospermia ainda detectada:

Considere obter Cariótipo ou microdeleção Y caso paciente nunca esteve envolvido em gravidez ou possuía sêmen no esperma

rhFSH 75 150 IU DSDN. Parar com clomid. Continue com HCG 3,000 IU Subcutâneo DSDN por 3 meses

 

 

Repetir Análise de sêmen e outros exames de sangue no 3o mês. Se ainda persistir azoospermia:

Considere TESE/m-TESE

  • TESE: Extração de esperma testicular
  • mTESE: Microdissecção de Extração de esperma testicular

 

 

Se pretende ter filhos em 6-12 meses, ficar apenas com 500 IU HCG DSDN e clomid 25 mg todo dia

Se pretende ter filhos em >12 meses, ficar apenas com 500 IU HCG DSDN

Editado por krebz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/03/2019 em 10:58, krebz disse:

Manutenção da espermatogênese (e produção natural) durante TRT

 

HCG: doses de 500-2500iu 2x/semana ou 500iu a cada 2 dias

Clomid: 25mg por dia ou 50mg a cada dois dias (MAS não possui muitos dados suportando esta indicação)

 

Oooohh eis aqui uma mega informação. sempre tive dúvida e já pesquisei muito sobre e digo, é muito difícil achar informação sobre fertilidade em usuário de trt. Tudo o que pesquisei me mostrou apenas que um usuário pode estar infertil (grandes chances), com oligospermia (chance média), ou se manter fértil (pequenas chances).

Mas gostaria muito de ver exames de espermograma em usuários de trt / blast and cruise que utilizam hcg regularmente, inclusive sobre a qualidade do sêmen. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
55 minutos atrás, a12 disse:

Oooohh eis aqui uma mega informação. sempre tive dúvida e já pesquisei muito sobre e digo, é muito difícil achar informação sobre fertilidade em usuário de trt. Tudo o que pesquisei me mostrou apenas que um usuário pode estar infertil (grandes chances), com oligospermia (chance média), ou se manter fértil (pequenas chances).

Mas gostaria muito de ver exames de espermograma em usuários de trt / blast and cruise que utilizam hcg regularmente, inclusive sobre a qualidade do sêmen. 

se te falar que eu tenho uma preguica monstra de usar hcg, o que talvez seja uma cagadinha né, to contando com a sorte do restart funcionar (estou querendo fazer entre dezembro e janeiro). Mas realmente queria ver os exames tipo 1 ano pra mais fazendo trt + hcg pra ver se ta de boa os espermas ou já comeca a diminuir mesmo com hcg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, krebz disse:

se te falar que eu tenho uma preguica monstra de usar hcg, o que talvez seja uma cagadinha né, to contando com a sorte do restart funcionar (estou querendo fazer entre dezembro e janeiro). Mas realmente queria ver os exames tipo 1 ano pra mais fazendo trt + hcg pra ver se ta de boa os espermas ou já comeca a diminuir mesmo com hcg

as doses citadas do hcg seriam durante todo o tempo do B&C? ou seria apenas durante 1 mes a cada 6 meses? no caso p manutencao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, deluzes disse:

as doses citadas do hcg seriam durante todo o tempo do B&C? ou seria apenas durante 1 mes a cada 6 meses? no caso p manutencao

contanto que não jogue 5000 ui pra dentro de uma vez só, acho válido ir usando de tempos em tempos pra minimizar/evitar a atrofia testicular. a cada 6 meses eu acho muito espaçado, ainda mais pra um cara da tua idade que só tem 20 anos, a última coisa que tu quer é um problema nos testiculos induzido pelos esteróides, a curto prazo não ocorrem, mas depois de muito usar a coisa muda de quadro...

 

há protocolos de administração variados sobre as dosagens, mas não acho legal aplicar a ampola inteira. sempre vai encontrar algum desesperado aplicando 15.000 ui por dia, o que é insanidade total. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, matheuskr disse:

contanto que não jogue 5000 ui pra dentro de uma vez só, acho válido ir usando de tempos em tempos pra minimizar/evitar a atrofia testicular. a cada 6 meses eu acho muito espaçado, ainda mais pra um cara da tua idade que só tem 20 anos, a última coisa que tu quer é um problema nos testiculos induzido pelos esteróides, a curto prazo não ocorrem, mas depois de muito usar a coisa muda de quadro...

  

há protocolos de administração variados sobre as dosagens, mas não acho legal aplicar a ampola inteira. sempre vai encontrar algum desesperado aplicando 15.000 ui por dia, o que é insanidade total. 

rapaz eu nao tenho a minima intencao de mandar um B&C por agora kkkkkkkkk eh um caminho muito doido, ainda mais eu que tenho certeza de querer um filho eh foda, todo mundo diz que volta ao normal mas sempre tem aqueles 1% ne mano e eu nao quero ser um daqueles q faz a merda e depois vai la jogar a culpa nos AES. mas eh valido saber por conhecimento mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, deluzes disse:

rapaz eu nao tenho a minima intencao de mandar um B&C por agora kkkkkkkkk eh um caminho muito doido, ainda mais eu que tenho certeza de querer um filho eh foda, todo mundo diz que volta ao normal mas sempre tem aqueles 1% ne mano e eu nao quero ser um daqueles q faz a merda e depois vai la jogar a culpa nos AES. mas eh valido saber por conhecimento mesmo

bem que tu faz, não vale a pena entrar nisso tão novo, tem cara de 14, 15 usando...depois tão com o eixo hormonal todo zoado e não sabem nem o motivo, nem consolidaram a puberdade direito. chegou a fazer exame hormonal pra ver quanto tava tua testosterona total e livre?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, matheuskr disse:

bem que tu faz, não vale a pena entrar nisso tão novo, tem cara de 14, 15 usando...depois tão com o eixo hormonal todo zoado e não sabem nem o motivo, nem consolidaram a puberdade direito. chegou a fazer exame hormonal pra ver quanto tava tua testosterona total e livre?

fiz sim mano, faco acompanhamento com endocrino, tenho acne hormonal, primeira vez q fiz testo bateu 290 e dht 970, usei finasterida por 1 mes testo foi pra casa dos 700 e dht tambem, dr indicou parar com a finasterida e comecar com espironolactona q eh mais leve, so pra manter tudo nesse nivel ja q a acne ja ta controloda e entrar com low dose de isotretinoina p finalizar. lembrando q ja usei o roacutan 3 vezes e as espinhas sempre voltavam depois de um ano aprox

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/08/2019 em 20:01, krebz disse:

se te falar que eu tenho uma preguica monstra de usar hcg, o que talvez seja uma cagadinha né, to contando com a sorte do restart funcionar (estou querendo fazer entre dezembro e janeiro). Mas realmente queria ver os exames tipo 1 ano pra mais fazendo trt + hcg pra ver se ta de boa os espermas ou já comeca a diminuir mesmo com hcg

Seria muito interessante, tanto tomando hcg como só na testo mesmo. Caso faça marque aqui hahahah com ctz vou querer mt ver isso. Não fosse a questão da fertilidade, eu ja estaria em trt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • krebz mudou o título para Guia restart HPTA pós TRT/anos de abuso de esteróides anabolizantes
  • Hipertrofia.org trancou este tópico

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...