Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tpc - tamoxifeno e preocupações relevantes


matheuskr

Posts Recomendados

Eai, pessoal... Bom, vou ser bem conciso nisso: eu estava lendo a bula do tamoxifeno e encontrei uma informação conflitante com tudo que eu já li aqui... estão dizendo que diminui a secreção de GnRH, o hormônio precursor do LH/FSH... aqui segue o texto

 

Farmacologia: O Tamoxifeno é um agente antiestrogênico não esteroidal, derivado do trifeniletileno. Entretanto, em alguns tecidos ou órgãos (ossos e hipófise), o Tamoxifeno também exerce alguma atividade estrogênica. O mecanismo de ação não é completamente conhecido. Pesquisas in vitro sugerem uma ligação direta com o receptor estrogênico que resulta em uma transcrição do RNA desordenada e inibição da proliferação celular. A inibição celular também é causada pela influência do Tamoxifeno nos fatores de crescimento (fator de crescimento a e b, EGF,IFG-I). A afinidade do estradiol pelo receptor de estrogênio é muito maior do que a afinidade do Tamoxifeno. Portanto, em mulheres antes da menopausa, isto é importante para suprimir a produção natural de estrogênio. Em mulheres após a menopausa, o Tamoxifeno resulta em uma diminuição dos níveis de LH, FSH e prolactina, mas esta diminuição não é clinicamente significante. Durante a primeira semana de tratamento o nível de GnRH também diminui, recuperando-se posteriormente ao nível inicial. Em mulheres após a menopausa o Tamoxifeno não influencia o nível plasmático de estrogênio.   

 

Como isto pode ser possível, visto que é recomendavel como qualquer SERM na recuperação do eixo HPT? Sim, eu sei que estão citando "mulheres" e não "homens", mas igual está bem elucidado ali que inibiria a produção de GnRH, o hormônio liberador de gonadotrofinas (LH/FSH). Pelo amor de deus, me ajudem... já não sei mais como ter uma orientação do que fazer, quanta contradição nessa medicina...

Editado por matheuskr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Publicidade

as vezes acontece isso aqui, deixam sem resposta e alguns de nós precisam de ajuda...gostaria que alguém pudesse me explicar isso que está na bula, porque parece que está dizendo que abaixa o GnRH e isso é exatamente o oposto do que se quer pra recuperar o eixo.

Editado por matheuskr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Mr Nobody disse:

Você leu a bula completa? Aliás, você leu só a parte que você destacou?

 

cara, infelizmente eu não encontrei na bula outras referências sobre o hormônio liberador de gonadotrofina, só essa... se souber me explicar porque uma medicação que é usada como coadjuvante inclusive pra recuperação do eixo hpt está com esse tipo de informação contraditória na bula, eu gostaria de entender como interpretar aquilo... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, matheuskr disse:

 

cara, infelizmente eu não encontrei na bula outras referências sobre o hormônio liberador de gonadotrofina, só essa... se souber me explicar porque uma medicação que é usada como coadjuvante inclusive pra recuperação do eixo hpt está com esse tipo de informação contraditória na bula, eu gostaria de entender como interpretar aquilo... 

 

Não tem nada de contraditório, se você ler a frase seguinte da qual você deu contraste.

 

Em 01/03/2019 em 00:05, matheuskr disse:

Durante a primeira semana de tratamento o nível de GnRH também diminui, recuperando-se posteriormente ao nível inicial.

 

Você está usando fármacos que alteram seus hormônios, é normal que ocorra uma certa bagunça até o seu corpo se estabilizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...