Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Vinagre


Posts Recomendados

A pouco tempo o Lendro( Moderador ) postou umas informações sobre Vinagre de maçã, porem fiquei na duvida e dei uma pesquisada e queria compartilhar isso com voces:

Na Fonte tem mais conteudos extras...

VINAGRE

A história do vinagre é tão antiga quanto à do vinho; a palavra vinagre deriva do termo francês "vinaigre", que quer dizer "vinho azedo". O vinho não acondicionado devidamente entra em contato com o oxigênio que favorece a reprodução de leveduras e bactérias, produzindo um ácido que dá o gosto picante.

Atualmente a produção do vinagre envolve dois tipos de alterações bioquímicas: uma fermentação alcoólica de um carboidrato e uma oxidação deste álcool até ácido acético. Emprega-se uma fermentação por leveduras para a produção do álcool. A concentração alcoólica é ajustada entre 10 a 13%, sendo, então, exposta às bactérias do ácido acético, que vai oxidar a solução alcoólica até que se produza o vinagre na concentração desejada.

Existem diversos tipos de vinagres produzidos dependendo do tipo de material usado na fermentação alcoólica (sucos de frutas, xaropes contendo amiláceos hidrolisados). De acordo com o FDA (Food and Drug Administration) a definição e padronização de um dos tipos de vinagres são: vinagre de vinhos, vinagre de cidra, vinagre de maçã - produto obtido pelas fermentações alcoólica e subsequentemente acética do suco de maçãs.

O vinagre na realidade é considerado um contaminante indesejável na fabricação de vinhos; mas sempre foi aplicado na culinária como condimento. O vinagre na realidade é uma solução de ácido acético de 4-6 %. Esse ácido tem propriedades corrosivas acentuadas, particularmente o ácido acético glacial (o ácido na sua forma pura e não diluída), cuja dose letal para o homem situa-se em torno de 20 ml. É um produto da indústria química, mas como é reproduzido nas reações do vinho em escala orgânica, pelas bactérias, é utilizado em baixas concentrações (4-6%) na culinária.

Os efeitos do Vinagre na digestão

A saliva tem um ph entre 6,0 e 7,0 variação favorável à ação digestiva da ptialina (alfa-amilase) (1) responsável pela digestão dos amidos, ainda na boca; o vinagre, um ácido por excelência, altera todo o ph da saliva e interrompe a digestão dos amidos, que deveria ser ali iniciada.

O ph do Vinagre é idêntico ao do suco estomacal, ou seja de ph = 3,0 (2). O ph estômago tem como objetivo dissolver os alimentos para serem absorvidos no intestino. Mas a concentração da solução ácida no estômago é regulada para favorecer a digestão, e um acréscimo da concentração de ácidos pode causar azia, úlceras e mal estar.

O aumento da concentração de ácidos que o Vinagre promove no trato digestivo pode também desfavorecer a digestão dos alimentos no segmento intestinal. Todo o quimo (massa alimentar processada no estômago) que é enviado para o duodeno sofre a ação de outro suco digestivo, o entérico, com substâncias para digerir proteínas, carbohidratos e gorduras (3). A secreção dessas substâncias são para neutralizar o ácido estomacal do quimo e para criar um ph adequado para a ação das enzimas pancreáticas (amilase, tripsina, quimotripsina, lípase etc (4)). Se o ph neste processo é alterado em sua concentração por alimentos excessivamente ácidos (o caso do vinagre), há o comprometimento das enzimas do pâncreas.

Já no século XIX se conhecia a ação do vinagre e seus efeitos indesejados; um relato de uma educadora que se preocupava com sanitarismo, demonstra como a ação do vinagre já era identificada como problemática a digestão dos alimentos - “As saladas são preparadas com óleo e vinagre, há fermentação no estômago, e a comida não é digerida, mas decompõe-se ou apodrece; em conseqüência, o sangue não é nutrido, mas fica cheio de impurezas, e surgem perturbações hepáticas e renais” (5).

As interferências nas várias etapas da digestão dos alimentos impedem a ação das várias enzimas da saliva, estômago e as entéricas. O alimento é processado parcialmente, não é absorvido totalemnte pelo intestino, e a ação da flora bacteriana nos vários segmentos intestinais, se encarrega de produzir metabolitos indesejados.

A ação do Vinagre no Tecido Ósseo

Uma experiência simples e fácil de realizar e muito utilizada na escola para os principiantes nos estudos da Química, é a do Vinagre e o Ovo. Os professores instigam os alunos com a seguinte pergunta: Como retirar um ovo de dentro do seu invólucro, sem quebrar a sua casca?

A solução do problema se dá através da reação química do Ácido Acético do vinagre sobre o Cálcio da casca do ovo.

A casca do ovo é constituída por um composto químico chamado carbonato de cálcio. O vinagre, este sendo uma solução diluída de ácido acético que reage com o carbonato de cálcio contido na casca do ovo, origina como produto de reação o dióxido de carbono; toda a casca é perdida na reação, e a clara e a gema permanecem intactas; isso é devido à existência de uma membrana que não reage com o vinagre. No entanto, esta membrana tem a capacidade de permitir a migração do vinagre do exterior para o interior do ovo através desta. O fato do ovo estar maior no final da experiência é devido à migração do vinagre para o interior do ovo e à inexistência de migração de gema e clara para o exterior.

Queremos destacar aqui a ação do vinagre sobre o tecido ósseo, especialmente nos dentes. Alimentos regados com o vinagre, ou as conservas, irão permitir a reação deste ácido com o cálcio dos dentes, permitindo um desgaste maior e uma ação bacteriana mais favorável, devido a perda do esmalte dentário e fissuras que o ácido cria nos dentes.

________________________________________________________________

Material de apoio ao artigo

Ph de Secreções em vários compartimentos digestivos:

Saliva 6,0 – 7,0

Secreção Gástrica 1,0 – 3,5

Secreção Pancreática 8,0 – 8,3

Bile 7,8

Suco Entérico 7,8 – 8,0

Séc. Intestino Grosso 7,5 – 8,0

Alimentos com Ph ácido:

Azeitonas (verde) 3.6 - 3.8

Manga 3.9 - 4.6

Ameixa seca 3.1 - 5.4

Tangerina 4.0

Limão 2.2 - 2.4

Laranja 3.1 - 4.1

Pêssego 3.4 - 3.6

Abacaxi 3.3 - 5.2

Obs. Esses alimentos não podem estar combinados aos amidos ou carbohidratos, pois interferem no ph da saliva, não favorecendo a sua digestão inicial na boca.

Reformadesaude.blogspot

Abraçss...

Editado por yagor.ribeiro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • 2 anos depois...

4 topico que voce desenterra essa semana.

vai ganhar o trofeu pá de ouro

Mas que mal tem eu desenterrar um tópico? Só comenta quem quer. Eu só estou a dar o meu contributo.

Isto parece-me ser um fórum, acho que o objectivo é o pessoal trocar informação, não é ler e fechar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Supermoderador

Mas que mal tem eu desenterrar um tópico? Só comenta quem quer. Eu só estou a dar o meu contributo.

Isto parece-me ser um fórum, acho que o objectivo é o pessoal trocar informação, não é ler e fechar.

Segundo as regras, 'desenterrar' topicos eh proibido se voce nao adicionar nada para a discussao. Se tem algum comentario valido, nao tem problemas.

O problema eh ficar poluindo a lista de topicos que estao sendo debatidos e trazer topicos que ja foram dados como concluidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo as regras, 'desenterrar' topicos eh proibido se voce nao adicionar nada para a discussao. Se tem algum comentario valido, nao tem problemas.

O problema eh ficar poluindo a lista de topicos que estao sendo debatidos e trazer topicos que ja foram dados como concluidos.

Pronto peço desculpa, mas eu disse algo que ainda ninguém tinha dito no tópico e que podia muito bem gerar discussão novamente, mas não foi o caso.

Mais uma vez peço desculpa então, não quero atrapalhar o bom funcionamento do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um tópico interessante deste não devia ter problema algum em "desenterrar", obrigado por dar o up tiago, realmente, se não eu jamais saberia os males que causa o vinagre, sempre deixei ovos em conserva durante um período prolongado, apartir de agora não mais.

E obrigado ao autor do tópico.

Editado por mahalo'akua
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

anmcgsacj

http://www.guccibagsshow.com/ gucci 財布

http://www.coachloveshop.com/ コーチアウトレット

http://topguccionsale.com/ グッチ アウトレット

http://www.coachfactoryonline-shop.com/ コーチ

http://www.guccifashionshow.com/ グッチ 新作

cjjdqlnei

コーチ メンズ

コーチ coach

paul smith

プラダ prada

コーチ アウトレット

oaofkkgar

コーチアウトレット

coach 財布

ポールスミス財布

coach

激安 コーチ バッグ

zytuyferv

http://www.coachhandbagsshow.com/ コーチ

http://www.coachloveshop.com/ coach バッグ

http://www.guccibagsshow.com/ グッチ

http://www.paulsmithjp.org/ ポールスミス 財布

http://pradamany.com/ prada

yntcynkjw

コーチ 新作

コーチ アウトレット

コーチ 財布

tiffany&co

コーチ 財布

vwgaksfmt

ポールスミス

コーチ

coach バッグ

adidas originals

ティファニー

ijjltrdrv

http://www.coachhandbagsshow.com/ コーチ アウトレット

http://www.coachjpshop.com/ コーチ 財布

http://www.guccibagsshow.com/ グッチ 財布

http://www.guccibuyonline.com/ グッチ バッグ

http://www.coachbagsmany.com/ コーチ 財布

acozbpfuy

グッチ

プラダ トート

コーチメンズ

ポールスミス

paul smith 財布

utellfwkn

コーチ 財布

コーチ メンズ

アディダス ランニングシューズ

コーチ 財布

コーチ coach

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...