Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Musculação Para Perder Gordura


RafaelTwin

Posts Recomendados

Até os 25, 30 anos, nossos músculos estão programados para crescer. A partir daí, esse processo estaciona. No caso dos músculos, se o estímulo é baixo, eles entram em processo de atrofia e perdem volume.

Menos massa magra é quase sinônimo de mais massa gorda. Quanto maiores os músculos, mais açúcar e gordura são necessários para mantê-los.Por outro lado, se perdemos massa magra, o nosso metabolismo cai e as calorias em excesso acabam armazenadas na forma de gordura E a massa gorda, ao contrário da magra, tem metabolismo baixíssimo.

Como a gordura pesa menos do que os músculos, o ponteiro da balança não mostra a diferença. Em compensação, o volume dos quadris e barriga cresce em virtude da gordura acumulada ­ já que ela ocupa mais espaço que a massa magra. Por isso, é a roupa e não o ponteiro da balança que acusa o problema.

Até os 40 anos, basta um pouco de estímulo para recrutar todas as fibras disponíveis e previnir a atrofia. O exercício com peso não só impede a desativação das fibras como pode incentivar o aparecimento de novas. O esforço que fazemos ao levantar e abaixar a carga rompe as fibras dos nossos músculos, que são refeitas mais tarde, em repouso. Mas como nosso organismo é esperto e quer prevenir futuras perdas, ele adiciona um pouco mais de volume a essas fibras, provocando o aumento da massa magra.

Depois dos 40 anos, começa o declíno definitivo de massa magra, que pode chegar a 50% do total de músculos na terceira idade. Cada neurônio do sistema motor rege cerca de mil fibras musculares. Se elas não são usadas, o organismo entende que não há motivo para gastar energia para mantê-las. Assim, o neurônio morre e as fibras desaparecem para sempre.

Um treino de musculação não é o campeão na queima de calorias. Uma sessão de 60 minutos consome cerca de 300 calorias, contra as 600 de uma aula de spinning. Em compensação, é a melhor atividade para promover o aumento de massa magra.

Uma nova tendência do fitness, que ainda é vista como radical, preconiza apenas a combinação musculação e dieta para perda de peso. É possível, sem dúvida, emagrecer exercitando-se com carga, contanto que você não aumente a ingestão de calorias. Claro que se você gosta e tem tempo, adicionar atividades aeróbicas, que vão consumir mais intensificadamente os depósitos de gordura, acelera o processo de perda de peso.

Dois quilos a mais de massa muscular faz com que o organismo consuma 30 calorias a mais por dia. Ao longo de um ano, isso levará à perda de 1 quilo de gordura — note bem, só de gordura, e não de músculos , desde que você não passe a comer mais.

O contrário também ocorre: Perder 2 quilos de músculo leva à diminuição de 30 calorias diárias no metabolismo, e em um ano você estará 1 quilo mais gordo. Parece pouco, mas ao longo de dez anos, significa 10 quilos a mais de pura gordura! Os especialistas são unânimes: O exercício com carga é o mais eficiente se o principal objetivo da sua malhação é ter um corpo mais bonito, bem modelado e desenhado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Me corrija se eu estiver errado. Então, em uma dieta pra hipertrofia nós também ganhamos uma quantidade de massa gorda, porém, quanto mais magra, mais facil de eliminar?

Isso mesmo... por isso que vc ve uns caras grandes e roliços secando rápido e aquele franguinho com uma barriguinha de nada se arrebentando e ela nao vai embora..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...