Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Analizando A Dieta De Mariusz Pudzianowski


Pescador Parrudo

Posts Recomendados

Fonte:http://nutricaodescomplicada.blogspot.com/2009/02/mariusz-pudzianowski.html[blog muito bom sobre nutriçao]

mariusz-pudzianowski.jpg

Este post servirá para exemplificar que, seja na nutrição ou na musculação, ou em esportes em geral, não existe certo ou errado; existem estratégias diferentes para se chegar ao objetivo. O importante é chegar lá!

Mariusz Pudzianowski é polonês, pentacampeão mundial do evento "O Homem Mais Forte do Mundo", que passa na ESPN frequentemente. As competições se baseiam normalmente em levantamentos de pedras, toras de madeira, carros e outras peças do cotidiano. Arrastar um trem ou um caminhão também são provas da competição.

Não vou discorrer sobre o treinamento dele, já que não é o objetivo do blog, mas consiste em treinos longos de exercícios próximos dos da competição e levantamentos com pesos livres: agachamento, levantamento-terra, desenvolvimento de ombros, supino reto, etc. Essas sessões podem durar até 3 horas, sendo que em certos dias ele treina duas vezes, totalizando perto de 6 horas de treino. Segundo ele, as lesões são infrequentes pois faz um trabalho articular e aeróbio muito bom: natação, pular corda e muita corrida.

A dieta do indivíduo é extremamente incomum e não deve ser seguida por ninguém, exceto com acompanhamento nutricional. O objetivo deste post é simplesmente demonstrar que existem diferentes dietas, para indivíduos distintos, em situações únicas. Pode ser que seu metabolismo seja muito diferente, requerendo uma estratégia também diferenciada. O caso é parecido com o do Michael Phelps, que publicou sua dieta na época das Olimpíadas. Apesar de eu duvidar de muitos aspectos dela, acho que ele deve seguir uma dieta nos moldes parecidos.

Vamos à dieta do Mariusz, para posteriormente comentar os aspectos mais relevantes dela.

Desjejum

* 10 ovos inteiros

* 1kg-1,5kg de bacon

Colação

* Muitas barras de chocolate (Snickers, 3 Musketeers, Twix)

Almoço

* 2 pratos de carne de porco, com batatas e repolho (o tradicional sauerkraut, para quem conhece)

Uma hora depois do treino

* Aminoácidos

* Vitaminas

* Creatina

* Magnésio

* Outros suplementos

* Chocolates

Jantar

* Carne, repolho e batatas

Meia-noite

* Shake de proteína

* Chocolates

3~4 da manhã

* Chocolates

Como podem ver, a dieta é extremamente calórica. Chega-se fácil às 10000 calorias por dia. Para muitos, pode parecer um absurdo. O valor recomendado para uma pessoa comum, homem, é de 2500 calorias. Com efeito, se uma pessoa comum ingerisse essa quantidade calórica, estaria no caminho para ser um lutador de sumô, com vários problemas cardiovasculares e de alto índice de triglicerídeos e colesterol no sangue. Apesar disso, devido ao treinamento especial e a uma genética favorável, Mariusz Pudzianowski faz parte da elite do esporte de levantamento de pesos. Quem sou eu para discordar da dieta?

Vamos aos fatos da dieta:

Muito chocolate e doces geram um aporte calórico enorme, principalmente na forma de carboidratos de alto índice glicêmico. Apesar disso, como são alimentos gordurosos, o índice glicêmico é reduzido e torna-se uma boa pedida para alimentação antes de exercícios aeróbios. Um alto índice de gordura nos alimentos também favorece a síntese de colesterol, que ultimamente leva à formação de testosterona e outros hormônios, como a vitamina D. Com efeito, uma alimentação gordurosa tem o poder de aumentar o nível de testosterona, elevando a agressividade, efeitos anabólicos e provocando um bem-estar.

A dupla ALTO LIPÍDIO - ALTA PROTEÍNA, proporcionada pela ingestão de chocolates e muita carne é ideal para atletas de levantamento de peso, que apresentam pouco gasto calórico proveniente de glicogênio. Ainda, o exercício aeróbio intenso que o atleta segue ajuda a manter o percentual de gordura baixo.

As desvantagens da dieta para um indivíduo comum são várias: primeiramente, o desjejum não apresenta nenhum carboidrato. Como dito anteriormente, no desjejum é importante que haja algum carboidrato, principalmente de índice glicêmico elevado e fácil absorção e digestão, para que o corpo inicie o dia com muita energia. O consumo demasiado de barras de chocolate e outros alimentos gordurosos e doces em geral pode levar a um estado diabético, obesidade, gota, hipertensão e problemas cardiovasculares, sintetizado pelo termo síndrome metabólica, muito utilizado hoje em dia.

A temida dupla bacon e ovos pode ser utilizada sabiamente. Fonte: http://shop.hotscot.net/customer_images/E5EF3591-DC95-4F40-86AC-F4B558D092A6/large/organic%20bacon%20-%20large.jpg.

Cabe ressaltar novamente que a dieta é extremamente eficaz para o atleta. Pode não funcionar para você, mas funciona para ele. Um atleta de ponta como ele tem uma série de profissionais altamente competentes cuidando de cada aspecto da vida: treinamento, alimentação, competições, etc. Além disso, ele é patrocinado pela MET-RX, uma grande empresta de suplementos de excelente qualidade. Não se atenham à dieta em si, mas sim aos comentários e os motivos que provavelmente o levaram a segui-la.

Há outros tipos de dieta que também serão tratados aqui, como a Dieta do Atkins, A Dieta de South Beach, A Dieta do Tipo Sanguíneo, etc. O meu trabalho aqui não será simplesmente concordar ou discordar com as dietas, mas sim apresentar os pontos positivos e negativos de cada uma, e explicar melhor o que cada uma delas representa.

Como disse anteriormente, não há dieta certa ou errada, há sim uma necessidade temporária do organismo de ingerir determinados alimentos em uma época específica do treinamento ou da vida. O objetivo do nutricionista é adaptar cada alimentação à situação atual do cliente, seja ele atleta, sedentário ou simplesmente um indivíduo que procura o bem-estar.

Editado por Pescador Parrudo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 40
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Cara acredito totalmente nessa dieta , a que sigo e muito parecida porem com proporcoes muito menores!! mas mando OVO , FRANGO , PAO , TOMATE , ALFACE , LEITE , LEITE NINHO! no desjejum , na colacao repito isso!

Depois almoco 2 pratos , a tarde como mais 2 pratos do almoco e no pos treino mais 2 pratos do almoco , o resto prencho com proteinas , azeite e castanhas! creatina tb!

Agora olha o tamanho da criatura , o treino dessa criatura deve ser a coisa mais intensa q se possa imaginar , um treino de forca muito intenso gasta uma quantidade de calorias inimaginavel , bem mais alta que aerobicos meia boca e intensos! AS cargas absurdas q ele levanta , com treinamento intenso , comendo na hora certa , o corpo absorve tudo de boa e a genetica da aquela ajudinha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não duvido que ele mande chocolates meia noite e de madrugada, mas falar que o cara come 1,5kg de bacon no café da manhã é forçar a amizade. Se fosse alguma carne magra (filé mignon, patinho) eu acreditaria, mas mandar 1,5kg de pura porcaria pra dentro... 1,5kg de bacon por dia... não existe fígado nem coração que tolere isso por muito tempo.

Resumidamente, quando lí que o cara come mais de 1kg de bacon no café da manhã, perdeu a credibilidade. E pode ter certeza que tem um maior número de refeições e que as quantidades são bem maiores que essas.

Editado por pedroviski
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...