Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Culturistas Não Comem Feijão


RafaelTwin

Posts Recomendados

Um leitor me escreveu perguntando sobre o feijão.[obs.: Somente coloco nomes de leitores com autorização].

“Tudo bem Guimo? Gostaria de saber sobre o feijão? Pode ou não comer? Andei observando que muitos culturistas e até praticantes de musculação não comem feijão. Conheço um colega que não come.Perguntei porque ele não come,e o mesmo não me disse!Eu não entendo isso Guimo! Eu só sei que quando eu como,nem que seja um pouquinho de feijão nas minhas refeições,o estômago parece que dilata como se estivesse fermentando. Mas os nutricionistas dizem que uma alimentação completa é arroz,feijão,carne(branca ou vermelha)e salada.

Guimo,me fale sobre o feijão na alimentação de quem pratica musculação? É bom ou não? Abraços!”

RESPOSTA MMB

Vamos tentar responder o Leitor acima: Os culturistas não consomem feijão geralmente por algum destes motivos.

1] Crença de que o feijão engorda.

2] Alguns tem problemas de digestão como o leitor acima.

3] Trabalho para cozinhar muito maior.

4] Tendência das dietas de Campeões Americanos.

De todos os motivos, os mais fortes são o três e o quatro que vou explicar mais abaixo.

1] Crença de que o feijão Engorda

Esta é uma crença errada: Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, favas e soja): possuem baixo teor de gordura e são excelentes fontes de proteínas, fibras (entre elas, as beta-glucanas), vitaminas, minerais e fito químicos como saponinas, isoflavonas e frutooligossacarídeos (FOS), com propriedades funcionais de antioxidantes e anti cancerígenos. Ajudam a manter a glicose regular no sangue e diminuir o colesterol. As leguminosas são consideradas como “alimentos especiais” pelo conjunto de sua composição e conseqüentes propriedades.

Ao contrário do que reza a crença popular, que ” o feijão engorda”, na verdade as leguminosas contribuem para eliminar as gorduras a mais pelo fato de facilitar o equilíbrio do organismo, desde que sejam consumidas na hora certa e na quantidade adequada, para um melhor aproveitamento de todos os seus benefícios.

Todo feijão é rico em potássio, fósforo, zinco, ferro, para além das suas famosas proteínas sem gordura. O consumo em quantidades de média a alta de feijão está sendo associado a diminuição no desenvolvimento de doenças como o diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e até mesmo neoplasias.

O Feijão branco, que quase sempre é consumido como salada, está sendo considerado um grande aliado no emagrecimento e na redução dos níveis de triglicérides do sangue. Além de seus conhecidos nutrientes o feijão branco possui uma extra importante a proteína Faseolamina em maior quantidade. No emagrecimento ela atua como um bloqueador natural de carboidratos e açúcares, pois é capaz de reduzir de maneira significativa a ação da enzima alfa-amilase; enzima responsável pela quebra e digestão desses carboidratos(amido que quando quebrado torna-se também a glicose que será absorvida pelo organismo ) que ingerimos.

Sem ação desta enzima, o organismo é incapaz de absorver as moléculas inteiras do amido e assim são eliminados naturalmente, sem acumular calorias,açúcares e gorduras no seu corpo, pois os carboidratos, se não utilizados como fonte de energia, são acumulados como gordura localizada.

Este processo além de reduzir em cerca de 20% a absorção de carboidratos, também reduz consideravelmente a absorção da glicose. O que em alguns casos pode significar uma eliminação de até 4% do peso em apenas 30 dias. Esse mecanismo apresenta uma alternativa segura para as dietas de emagrecimento e para diabéticos que precisam diminuir a quantidade de açúcar circulante.

COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL ARROZ E FEIJÃO

* ARROZ BRANCO COZIDO (Porção de 100 gramas)

Calorias = 124,69

Carboidratos = 25,47 gramas

Proteínas = 2,32 gramas

Gorduras = 1,18 gramas

Fibras = 0,49 gramas

* ARROZ INTEGRAL COZIDO (Porção de 100 gramas)

Calorias = 76,76

Carboidratos = 14,56 gramas

Proteínas = 1,50 gramas

Gorduras = 1,34 gramas

Fibras = 0,66 gramas

* FEIJÃO COZIDO 50% GRÃO/CALDO (Porção de 50 gramas)

Calorias = 30,5 gramas

Carboidratos = 4,15 gramas

Proteínas = 1,67 gramas

Gorduras = 0,80 gramas

Fibras: 2,10 gramas

Dica: Para minimizar a formação de gases intestinais (flatulência) provocada pelo feijão, recomenda-se deixar o grão de molho em água, de 6 a 8 horas, antes do cozimento. Nesse período, a água de remolho deve ser trocada mais de uma vez.

2] Alguns tem problemas de digestão como o leitor acima

Certos alimentos são realmente mais “PESADOS”, principalmente se consumidos a noite. A noite não recomendo comer feijão. Este problema de digestão varia de pessoa para pessoa, é a mesma coisa para quem sofre de lactose e não pode tomar leite. Não significa que o leite é ruim, o problema esta com a pessoa. Para alguns comer feijão não trás problema nenhum e para outros causa desconforto, etc.

3] Trabalho para cozinhar muito maior

Quem é Culturista Profissional vai saber o que estou falando. O culturista é que prepara suas refeições todos os dias. Cozinhar arroz é uma coisa, cozinhar feijão é muito mais demorado. Nos dias de hoje, onde todo mundo tem pouco tempo, é sempre mais simples e rapido cozinhar o seu arroz do que cozinhar o feijão.

4] Tendência das dietas de Campeões Americanos

Este para mim é o motivo mais forte porque os culturistas não comem feijão. Primeiro quero que o leitor de Muscle Massa Blog entenda que o Americano não tem o costume de comer feijão.[Eles gostam mais de massa] É por isso que quando você mora um tempo nos Estados Unidos fica com saudade do feijãozinho do Brasil. O Americano não come feijão apenas por costume. Vou dar um exemplo fácil aqui no Brasil: No Rio Grande do Sul tomar chimarrão é a coisa mais normal do mundo. Agora os Paulistas, Cariocas, Nordestinos etc. não tem este costume. Na alimentação do Paulista não tem o chimarrão, isso não significa que o chimarrão é ruim, é apenas o costume da região.

Voltando ao tema do feijão: Os grandes Campeões de Bodybuilding que são Americanos não tem costume de comer o feijão, então eles criam dietas sem o feijão. Estas dietas vão para revistas como Muscle & Fitness, Flex, Musclemag, Muscular Development e para livros de Bodybuilding.

O Brasil e outros paises traduzem estas dietas e seus atletas começam a segui-la. Resultado: Um legião de bodybuilders não comem feijão. Posso apostar que se amanhã o Mr Olympia JAY CUTLER mostrar sua dieta com feijão, em poucos meses os Bodybuilders do mundo estarão adicionando feijão na dieta.

Bem minha idéia sobre o pouco consumo de feijão pelos Bodybuilders é esta. Um abraço.

O LEITOR AMIGO Lucas de Oliveira tem uma observação importante

sobre o artigo acima:

“E ae Guimo! Feliz Natal e um Próspero Ano Novo antes de mais nada!

Queria adicionar uma informação importante sobre a matéria que você disponibilizou no MMB – Nutrição: Culturistas não comem feijão.

Entre outras explicações você deu :

3] Trabalho para cozinhar muito maior.

4] Tendência das dietas de Campeões Americanos.

Isso mesmo está absolutamente correto! A maioria dos fisiculturistas por motivo de educação e do costume alimentar, não ingerem feijão. Porém o feijão é muito benéfico e deveria entrar para a dieta dos culturistas TODOS os dias.

Mas não são todos os fisiculturistas que não comem feijão, o maior fisiculturista de todos os tempos, Ronnie Coleman é um dos adepto ao feijão na dieta!

O último filme de Ronnie Coleman, chamado de “Ronnie Coleman Invincible” mostra o dia-a-dia deste campeão, mostrando sua dieta, sua suplementação, seu treino e seus hábitos. Todos os dias, Ronnie come uma porção de feijão lá pelas 20:00.

Isso mostra que o feijão, só não pode, como deve entrar para a dieta dos culturistas.

Abraço Guimo!

AUTOR: GUIMO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Ótimo artigo

Feijão + Arroz Integral formam uma proteína completa (ou seja, os aminoáciods que faltam em um tem no outro)

Ótima escolha pra quem não aguenta mais ver frango e batata doce pela frente.

Mas é, é difícil de cozinhar e tem essa história que não é famoso nos EUA e tal, daí pessoal acha que não presta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O feijão está sempre na minha dieta.

E pra mim o prato mais gostoso é: Macarrão alho e óleo + bisteca de porco frita + brócolis (pena que eu quase nunca como esse prato).

Editado por pedroviski
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

No meu caso, tanto o feijão como o leite provocam desastres na digestão, alongando ela de forma que não consigo comer mais nada.

Depois q abri mão dos dois, passei a comer mais e melhor, sem me sentir estufada como anes e o abdomen melhorou mto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...