Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre o "preconceito" com a soja


jonnyosbourne

Posts Recomendados

Eae galera beleza? Eu sempre tive um certo "preconceito" com a soja, todo aquele papo de hormônios, de poder atrapalhar no ganho dos treinos e etc que todo mundo ja ouviu, mas gostaria de saber a opinião/ experiencias de vcs. 

 Atualmente existem vários textos e até mesmo nutricionistas que falam que isso é um mito, e que a proteína da soja pode ser consumida sem qualquer problema, mas ainda sim continua bem pouco popular e com poucos artigos acadêmicos (confesso que minha pesquisa foi superficial) Apos pesquisar no forum vi que existe alguns usuários adeptos do vegetarianismo,veganismo e ou em fase de transição (não é meu objetivo) , mas não achei muitos relatos detalhados. O intuito desse post q basicamente gerar um debate sobre o CONSUMO CASUAL de soja, pra sanar tanto as minhas dúvidas como a de qualquer um que pare pra ler.

 

Basicamente o que me fez parar pra escrever isso e querer saber mais sobre o assunto é que essa semana foi ao mercado da lapa e, entre as varias coisas vendidas a granel estavam diversos tipos de proteina de soja. Não estou falando do usual pó branco de proteina de soja, mas de grãos que pareciam ração de gato com diversos sabores e cores(bacon, picanha, frango, calabresa) até pedaços grandes de soja que pareciam raizes de gengibre, mas totalmente diferentes dos grãos naturais de soja. Infelizmente estava com pressa e acabei ão perguntando mais a respeito, mas com certeza fiquei curioso. Alguem consome ?

Outra duvida q sempre tive é em relação a soja misturada em suplementos como no Fusion Protein Foods da BRN foods, onde também há presença da proteína do leite e da carne (é o que diz o rótulo pelo menos). Até quanto vale a pena usar? No meu caso por exemplo uso whey apenas como um luxo pra dias que não consigo me alimentar da forma que deveria.

Não busco tornar a soja minha fonte de proteína principal, apenas diversificar minha dieta podendo alem de facilitar a ingestão de proteína, trazer novos sabores e realizar um consumo mais consciente. Vejo nomes como Frank Medrano e me pergunto até onde a carne/frango são fundamentais. Espero que esse post renda, tanto para mim quanto para qualquer um que tenha duvidas e possa aproveitar o espaço para esclarece-las , e também para pessoas que por acaso caiam aqui por engano e possam vir a achar interessante o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

minhas pesquisas tbm foram superficiais mas de maneira geral as proteínas vegetais tem 2 problemas:

1. o aminograma das proteínas vegetais não é tão bom quanto das fontes animais.

2. a absorção delas é um pouco pior se comparada com as proteínas animais

 

para resolver o 1 nego mistura diversas fontes de proteínas vegetais (arroz, soja e ervilha) para resolver o 2 galera bota um pouco mais de proteína na compensar a perda de absorção... mas se vc não tem pretensão nenhuma de aderir ao veganismo ou vegetarianismo não há pq trocar proteínas completas, como carne, ovo e frango, por proteínas de "pior" qualidade como as vegetais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 03/11/2018 em 20:56, soulstice disse:

de vez enquanto eu uso soja, gosto e tem gosto de carne moida

Mas que soja q vc usa? Uma dessas a granel q ja vem com sabores?? Tem alguma receita q vc segue e aprova?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...