Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre cirurgia lombar


Deku

Posts Recomendados

Boa noite,fiz uma artrodese lombar em 2012 e sempre tive vontade de voltar com a musculaçao,passei no meu ortopedista e ele me disse q podia fazer mais n executar exercicios q forcem a lombar.Alguem com esperiencia no assunto pode dar uma opniao sobre o assunto?quais exercicios nao se pode fazer?posso realmente treinar pra evoluir ou tem um limite pra quem tem esse tipo de lesão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Entao mpcosta82,n sinto dores frequentes,mais nem se compara as que eu tinha antes da cirurgia.Eu operei a l4,l5 e l5,s1 em 2012 mais sempre fiz aerobicos e abdominais e n tinha problemas.Voltei pra musculaçao em Março junto com nataçao,sempre prestando atençao nos movimentos e evitando exercicios q insiram pesos de cima para baixo tipo o agachamento maquina,leg press e q forcem minja coluna tipo a mesa extensora e remada baixa...A 2 meses parei com a natacao pois queria um ganho de massa magra e hiperteofia.exercicio especifico pra lombar faço prancha iso,perdigueiro e flexao lombar deitado e queria treinar pra hipertrofia mesmo,ganho de volume mais tenho duvidas se meu corpo vai suportar aumento da carga e n tenho muita noçao de como progredir nas cargas sem forçar a lombar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
2 horas atrás, Deku disse:

Entao mpcosta82,n sinto dores frequentes,mais nem se compara as que eu tinha antes da cirurgia.Eu operei a l4,l5 e l5,s1 em 2012 mais sempre fiz aerobicos e abdominais e n tinha problemas.Voltei pra musculaçao em Março junto com nataçao,sempre prestando atençao nos movimentos e evitando exercicios q insiram pesos de cima para baixo tipo o  "..." leg press

Você pode fazer leg press 45 ou horizontal, neste caso o peso não fica na vertical e a chance de arredondar a lombar é pequena. Para deixar essa chance nula, basta você fazer unilateral.

Eu tive uma lesão na L5-S1 há alguns anos (protrusão), o único exercício que eu conseguia fazer sem sentir dores era o leg unilateral.

 

2 horas atrás, Deku disse:

A 2 meses parei com a natacao pois queria um ganho de massa magra e hiperteofia

Não precisa parar com a natação, se é algo que te faz bem. Apenas cuide para ingerir calorias em quantidade suficiente para continuar tendo um excedente calórico.

 

2 horas atrás, Deku disse:

exercicio especifico pra lombar faço prancha iso,perdigueiro e flexao lombar deitado 

Isso é bom. Você cuida para que a lombar fique reta na prancha e no perdigueiro?

Flexão lombar deitado é isso?

 

flex%C3%A3o-lombar-deitado-img-300x145.j

 

Quando você faz este exercício, sente alívio das dores, ou sente que agrava um pouco? 

 

2 horas atrás, Deku disse:

queria treinar pra hipertrofia mesmo,ganho de volume mais tenho duvidas se meu corpo vai suportar aumento da carga e n tenho muita noçao de como progredir nas cargas sem forçar a lombar

Progrida as cargas aos poucos, sempre sem sentir dor. Sempre faça a menor progressão possível (1 kg de cada lado da barra, por exemplo). Filme a sua execução nos exercícios para saber se está executando eles da forma correta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As recomendações do mpcosta foram as melhores que você poderia ouvir.

 

É plenamente possível treinar visando à hipertrofia na sua situação.

 

No entanto, levando em conta que você é fusionado pela artrodese lombossacral e, portanto, tem imobilidade (além de parafusos e cage) na região, tenha cuidado redobrado com postura e não pegue peso exacerbado sem ter o devido condicionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A flexao lombar é isso mesmo,n sinto dores,faço pra fortalecer mesmo...Essa de filmar eu n sabia,vou aderir...Essa progressao de carga vou aderir tmb,eu sinto desconforto qndo faço geralmente agachamento com alteres,mesa extensora,remada curvada,abdomem com cargas.Vou me policiar nos exercicios tmb...Quais tipos de abs eu posso estar fazendo?

Ok Minato,pode deixar,fiquei mais aliviado com as explicações da galera,meu treino é bem concentrado e cerca de 1 hre 15 de seg a sexta,optei por parar com a nataçao pois trabalho em linha de producao e ando muito o dia todo,saio as 3 hrs e as 5 ja estou na academia,estava muito desgastante...Faço treino abcde em media com 6 exercicios com 5x8 a 10 rep cada,axo que esta bom né?se quiser posso postar minha ficha pra vcs darem uma analizada.obg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
1 hora atrás, Deku disse:

A flexao lombar é isso mesmo,n sinto dores,faço pra fortalecer mesmo...Essa de filmar eu n sabia,vou aderir...Essa progressao de carga vou aderir tmb,eu sinto desconforto qndo faço geralmente agachamento com alteres,mesa extensora,remada curvada,abdomem com cargas.

 

agachamento com halter - faça apenas se for o goblet squat. No agachamento com halteres ao lado do corpo (mais comum em academias), não há espaço para os joelhos irem para fora, na direção dos pés - com isso, não há espaço para o quadril descer e é mais fácil arredondar a lombar.

 

mesa extensora - faça apenas com repetições altas e de forma controlada (sem "roubar"). Se ainda assim sentir dor, pare com o exercício.

 

remada curvada - substitua por alguma remada que possua suporte para apoiar o prito. Além de trabalhar melhor as costas (é muito fácil roubar na remada curvada), você protege a lombar. 

 

abdominal com carga - substitua por abdominais que sejam anti-flexão ou anti-rotação, como a prancha (que você já faz) e suas variações, e stir the pot.

 

Poste sim o seu treino completo se puder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Eu tenho espondilolistese, mas não fiz cirurgia. 

A minha dica é que vc tem que construir confiança aos poucos, ou seja, não faça um exercício que não tem certeza se pode,

Tente evoluir nos exercícios que vc já faz, aumentar o volume.

E, aos poucos, tente acrescentar novos exercícios. 

Ao mesmo tempo tente entender a razão pela qual vc não pode fazer determinados exercícios. Tente entender a anatomia do seu corpo. 

Também recomendo que vc só faça os exercícios que vc sabe que pode fazer frequentemente pro resto da sua vida.

Por exemplo, eu jamais vou fazer um agachamento com peso. Pode ser até que não doa se treinar um dia, dois ou por um mês. Mas eu sei que não vou poder fazer isso sempre. 

(no meu caso não posso fazer agachamento com peso de jeito nenhum. Mas talvez pra vc possa ser diferente)

Outra dica é que se um determinado exercício que vc está fazendo atualmente está machucando, isso não significa que sempre vai machucar. Pode ser que sim. Mas pode ser que seja possível vc evoluir e um dia conseguir realizar esse exercício sem dor. Quando isso acontece, com certeza sua coluna estará melhorando. (mas tem que ter muito cuidado com isso. É muito fácil se enganar e fazer um exercício que só vai prejudicar vc)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...