Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

SUPLEMENTAÇÃO COM GLICEROL


Posts Recomendados

EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DO GLICEROL NA DESIDRATAÇÃO EM PILOTOS DE ENDURO

- Karen Vanessa Posso¹;

- Luciana Rosa Muller¹;

- Milena Buzatto Aversa¹;

- Priscila Paes de Oliveira¹.

1 -Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Nutrição Esportiva da Universidade Gama Filho - UGF

 

  • INTRODUÇÃO

Sabe-se que a desidratação se dá com a prática de exercício físico durante um tempo prolongado e em climas quentes resultando em uma perda de água pela pele. Apesar de resfriar o corpo, uma alta taxa de evaporação também remove água e sódio do organismo. Ao fazê-lo o volume sanguíneo é reduzido. Embora o organismo seja capaz de compensar parcialmente a desidratação o desempenho atlético é reduzido à medida que o grau de desidratação se eleva. Em exercícios máximos o carboidrato pode ser usado como principal fonte de energia, ao consumir carboidrato durante o exercício prolongado há um efeito positivo, e há ainda a necessidade de se consumir uma bebida que contenha polímeros de glicose (maltodextrina) em vez de açúcares simples. Existem alguns suplementos que aumentam a hidratação corporal e diminuem a freqüência cardíaca tendo como resultado aumento na performance, sendo um deles o glicerol. Assim, o presente trabalho tem como objetivo testar a eficácia do glicerol em atletas de enduro, visando melhora na performance, levando em consideração a freqüência cardíaca, o peso corporal, a temperatura e a umidade relativa do ar. O experimento foi realizado com doze pilotos de enduro em dois dias, no primeiro dia foi suplementado com maltodextrina, verificando peso corporal e a freqüência cardíaca, no segundo dia além da maltodextrina foi suplementado também o glicerol na proporção indicada. Conclui-se que para a melhora da hidratação a suplementação o com glicerol foi eficaz, já para a freqüência cardíaca e melhora da performance não houve resultados positivos.

 

  • MATERIAIS E MÉTODOS

Trinta minutos antes da largada foram aferidos às medidas de massa corporal, onde se utilizou a balança mecânica com precisão de 0,1 kg (Welmy, Santa Bárbara, Brasil). A freqüência cardíaca foi aferida através de monitores cardíacos (Polar). A urina foi coletada usando um becker (Naycon) e a temperatura e umidade do ar foi aferida usando um termômetro da marca Texto H1 4 polegadas. Foi oferecido água (Santa Bárbara) mais bebida esportiva, na diluição de 6% de maltodextrina sabor limão (Lowçucar) e acrescentado 1/3 de colher de chá de sódio (Sal Cisne) para ser ingerido durante a prova, onde os pilotos usaram uma mochila de hidratação (Camelbak, capacidade 1 litro), sendo recomendação de Bacurau (2001). Durante os eventos, quando é necessário ingerir uma quantidade elevada de fluidos para manter a hidratação, o teor de carboidratos deve ser mantido baixo (menor que 7%) para otimizar o esvaziamento gástrico e a absorção de fluidos (Lamb, 2005). A prova teve duração de 1:30 horas. Segundo dia da coleta Foram realizados os mesmos procedimentos do dia anterior, porém suplementou-se o glicerol (TwinLab) na proporção de 1g/kg peso corporal 1 hora antes da largada com 1,5 litro de água (Bacurau, 2001).

 

  • RESULTADOS

Tabela 1: Dia 09/04/2005 suplementação com maltodextrina.

Pilotos   Peso kg   antes F.C.   Antes Urina   Peso após   F.C. Após

MÉDIA    88,36        100,8            0,07l             87,35          131,6

 

Tabela 2: Dia 10/04/2005 suplementação com maltodextrina e glicerol.

Pilotos   Peso kg   antes F.C.   Antes Urina   Peso após   F.C. Após

MÉDIA    88,06        84,9            0,24l               89,26          115,3

 

Gráfico 1: Transpiração Malto X Glicerol

MALTODEXTRINA > (MAIOR QUE O) GLICEROL

 

Gráfico 2: Diferença na Frequência Cardíaca Malto X Glicerol

NÃO CONFIÁVEL (MÉTODO DE AFERIÇÃO)

 

Grafico 3: P ercentual de D esidratação M alto x Glicerol

MALTODEXTRINA > (MAIOR QUE O) GLICEROL

 

  • DISCUSSÃO

Tabela 5: Comprometimentos orgânicos da desidratação relacionados com o exercício físico

AUMENTO:

- Concentração de lactato

- Freqüência cardíaca submáxima

- Índice de percepção de esforço

- Temperatura retal Recrutamento do glicogênio muscular como substrato energético

- Incidência de câimbras

DIMINUIÇÃO:

- Concentração de lactato

- Débito cardíaco

- Volume sistólico

- Fluxo sangüíneo cutâneo

- Resposta de produção de suor

- Fluxo sangüíneo para os músculos ativos

- Tempo total de realização de uma atividade física

- VO2max

- Capacidade mental

- Pressão arterial

- Sódio plasmático

 

(Marins, 2004)

 

O glicerol é um metabólito do álcool de 3 carbonos que o corpo humano produz naturalmente, é um líquido seguro desobstruído e com sabor doce, é classificado como legal pelo Comitê Olímpico Internacional e Comitê Olímpico do Estados Unidos da América, é comercialmente disponível e sua ingestão pode causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, desconforto gastrointestinal e visão turva. Recomenda-se a ingestão 1 hora antes do exercício (1g/Kg peso) diluído em água, sendo que seu efeito é aumentar a água total do corpo (Goulet, 2001).

 

A suplementação com glicerol prolonga o tempo de exercício, pois aumenta a retenção de líquido corporal, principalmente em temperatura quente. O glicerol é um bloco de edifício para a gordura que é encontrada normalmente em seu corpo. Quando é feita a suplementação exógena via oral, aumenta níveis do tecido e ajuda-lhe armazenar a água extra (Mirkin, 2002).

 

 

 

 

 

 

CONCLUSÃO DO PROFESSOR XAVIER (NOME FANTASIA):

Irei expor meu resumo em uma linguagem direta (menos científica) do que este estudo veio a concluir. O glicerol ele retêm moléculas de água que ajuda a manter a hidratação do corpo o que gera uma maior resistência, o estudo analisou apenas exercícios endurance (corrida), mas na introdução do próprio artigo é possível deduzir que encaixa-se para possibilidades de força "os fatores mais prováveis na etiologia da fadiga são o estresse térmico, a desidratação, percentagem do VO2máx no qual se exercita, o limiar de lactato do indivíduo, a percentagem de fibras do tipo I recrutadas, a biomecânica da corrida e o conteúdo de glicogênio no organismo", identificando que a fadiga também é provocada por desidratação (constata-se a desidratação pela cede e suor). 

O estudo analisou também que a suplementação do glicerol é um bloco de edifício para a gordura que no artigo indica que "aumenta níveis do tecido e ajuda-lhe armazenar a água extra", logo para quem quer emagrecer ele não é indicado.

Entende-se que, para quem procura desempenho nas atividades físicas que principalmente englobam a resistência aeróbica, a suplementação com glicerol é uma ótima escolha.

 

  • FONTE

 

Efeito da suplementação do glicerol na desidratação em pilotos de enduro (REVISTA BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO ESPORTIVA)

 

 

 

Editado por Professor Xavier
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Publicidade

  • 1 mês depois...

lembrando que o glicerol pode ou nao passar na barreira hematoencefalica, isso depende da molécula a qual ela está agarrada, glicose passa porque tem 6 átomos e é pequena, Já vi uma molécula de glicose no microscopio eletronico.

É o cerebro que manda irmao, sem combustivel cerebral voce nao tem nada pra queimar e nem rpa fazer.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...