Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O glicogenio muscular só é usado pelos músculos se eles forem exercitados??? Duvida


Paulo Gustavo 1994

Posts Recomendados

Porque eu estou em deficit  calórico,  porém sou sedentário. .. nesse caso, meu corpo não  vai recorrer ao glicogenio  muscular devido a eu não estimular os músculos? 

 

 

Daí ele só usa o glicogenio  hepático? 

 

 

Ajudem por favor !

 

 

Editado por Paulo Gustavo 1994
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Paulo,

 

Não sei se responde perfeitamente a sua pergunta, mas a ordem de recurso energético utilizada pelo corpo é:

 

  1. Glicose (sangue);
  2. Glicogênio (muscular);
  3. Gordura;
  4. Músculo (proteína).

O glicogênio hepático, embora seja relevante em termos de concentração, é destinado para outras funções vitais. O glicogênio que é utilizado como (segunda) fonte energética é o muscular. Em caso de depleção do glicogênio muscular, o que não é raro, o corpo passa a utilizar a gordura como fonte energética. Em casos extremos, irá para o uso do próprio músculo como fonte de energia.

 

Veja, quando dormimos em média 8 horas, as reservas de glicose e glicogênio muscular são esvaziadas. É exatamente por este fato que muitos realizam o AEJ (aeróbio em jejum). Oras, se não há glicose ou glicogênio muscular para serem queimados, a gordura é a primeira fonte utilizada. E também por este mesmo motivo que o AEJ não pode ser muito intenso ou longo, pois o músculo (catabolismo) passaria a ser a próxima fonte de energia.

 

Espero ter ajudado.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você é sedentário, você não vai ter um estoque de glicogênio muscular alto - o seu corpo não precisa armazena-lo. Uma semana largando a academia, e você já vai perceber que está menor - Perdeu musculo em uma semana? Não, glicogênio - e esse processo vai continuar até você chegar em uma quantidade minima de glicogênio muscular.

 

Agora, vai depender da atividade física que você está fazendo para o corpo usar ou não glicogênio muscular. Se você faz um HIIT, vai ser obrigado a gastar aquilo que é mais rápido de gastar no caso a pouca reserva de glicogênio muscular que você tem. Se for uma caminhada, teu corpo não tem necessidade de usar os estoques de glicogênio. Vai usar um pouco, mas logo ele pode trocar o combustível por gordura.

 

Enfim, ser sedentário e querer perder gordura é burrice. Você vai queimar todo seu musculo e teu corpo nunca vai chegar onde você quer chegar. Você já postou foto aqui e é puro osso, não tem como você perder mais gordura. A única coisa que você pode fazer é ganhar musculo ou ficar nesse eterno cutting em busca de um físico que nunca vai alcançar.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A resposta é sim, seu corpo não usa os estoques de glicogênio muscular se não exercitar. 

 

Mais detalhes em Vamos conversar sobre carboidratos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...