Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual meu biotipo?


Kouichi

Posts Recomendados

1 hora atrás, Mr Nobody disse:

 

Não, não existe. Não de maneira imutável.

 

Peguei um estudo e estava escrito isso: Whilst research has demonstrated that exercise and diet can influence an individual’s somatotype [10], heritability levels of somatotype appear to be moderate [11] to high [12]. Thus, whilst somatotype may be altered, there may be a limit to the magnitude of change.

 

Exercício e dieta podem influenciar o somatotipo individual. 

 

O que existe é que na antropometria, uma fórmula para categorizar os indivíduos em uma dessas 3 categorias e dependendo das mudanças corporais um indivíduo por hoje ser ectomorfo e amanhã endomorfo. E isso é relevante no ganho ou perda de peso? Não.

... Mas eu falo naturalmente , sem influência de dieta e academia... o magro de ruim sempre será magrelo. .. e o mesomorfo  sempre será encorpado. 

 

 

Eu não duvido wue o biótipo  mude com a academia,  isso é possível mesmo, mas ... como eu disse um magro de ruim jamais vai ter tendência  a engorda 

 

 

 

Por exemplo um magro de ruim  com TMB de 3.000kcal... e um gordinho com TMB DE 2000KCAL

 

 

O MAGRO pode engordar, mas terá muito mais trabalho que o gordo...   

 

 

ele já mas vai ser igual ao endomorfo

Editado por Paulo Gustavo 1994
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Mas justamente o que o pessoal está dizendo é que cada indivíduo é diferente e não podem ser divididos em simplesmente 3 "tipos" padrão.

Geralmente quem se descreve ectomorfo diz "eu como muito e não engordo", então depois descobre que não come um terço do que precisava pra entrar em superávit. Já os que se declaram Endo só saem da mesa depois de passar mal de tanto comer, aí depois a culpa é do biotipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Paulo Gustavo 1994 disse:

... Mas eu falo naturalmente , sem influência de dieta e academia... o magro de ruim sempre será magrelo. .. e o mesomorfo  sempre será encorpado. 

 

 

Eu não duvido wue o biótipo  mude com a academia,  isso é possível mesmo, mas ... como eu disse um magro de ruim jamais vai ter tendência  a engorda 

 

 

 

Por exemplo um magro de ruim  com TMB de 3.000kcal... e um gordinho com TMB DE 2000KCAL

 

Aí você já está falando de metabolismo acelerado ou lento. Que não tem ligação com o somatotipo.

 

E normalmente o magro de ruim o é até o começo dos seus 20 anos e final dos 30, principalmente se for sedentário, aí magicamente começa a engordar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/08/2018 em 19:05, krebz disse:

Irrelevante

 

esses 3 biotipos é uma bobagem enorme (sem qualquer base científica) que só no brasil ainda tem gente que insiste em acreditar, vide link na minha assinatura

 

No século XIX e XX os estudiosos conseguiam dizer a origem (país/etnia) de alguém apenas baseado em seu fenótipo. Após o nazismo esses conhecimentos/teorias criados e baseados no darwinismo social caíram por terra e hoje são classificados como pseudociência.

Eu li o "artigo" original do seu post e o autor parece apenas querer desmistificar um pensamento que, segundo ele, foi baseado em algo do tipo efeito Forer.

 

Eu sugiro a leitura de Carleton S. Coon acerca de biotipos e fenótipos humanos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
6 horas atrás, Paulo Gustavo 1994 disse:

Então um magro de ruim e um com tendência a engordar são iguais ?

Ser magro ou gordo depende de metabolismo + dieta. Exatamente isso que NÃO são levadas em consideração nos 3 biotipos de Sheldon

 

6 horas atrás, Paulo Gustavo 1994 disse:

Essa é  a prova que essa teoria faz sentido.

Não provou absolutamente nada nessa tese (e não teoria). 

Além de que "fazer sentido" não é evidência científica para nada.

 

6 horas atrás, Paulo Gustavo 1994 disse:

Um magro de ruim jamais vai ter tendência a engordar, assim como um gordo jamais vai ser magro de ruim,  isso significa que eles tem genéticas diferentes.

Errado novamente.

Metabolismo (e dieta) mudam com passar dos anos, ninguém consegue manter a mesma situação atual para sempre, independente da genética

 

6 horas atrás, Paulo Gustavo 1994 disse:

E como explicam  aquelas pessoas que são musculosas naturalmente mesmo comendo tudo errado , sem nunca ter feito academia ?

Metabolismo e dieta

 

6 horas atrás, Paulo Gustavo 1994 disse:

Há muitas evidências que isso existe...

Realmente, existe evidencias que todo mundo possui metabolismos e dietas diferentes, independente da forma do corpo.

 

6 horas atrás, Paulo Gustavo 1994 disse:

Dizer que todo mundo é  igual e negar as individualidades. .. seria falta de sabedoria.

Acabou de entender um dos motivos que os 3 biotipos de Sheldon está errado, principalmente as idéias derivadas desses biotipos (indicação de dieta e treino específico para biotipo x, y,z)

 

6 horas atrás, Paulo Gustavo 1994 disse:

Tem gente que para academia e não perde músculos,  outros param e já perdem tudo... sei que se a pessoa ectomorfa se cuidar ela pode chegar ao nível de um mesmorfo, mas aqui eu tô falando naturalmente. ..

 

 

Naturalmente o mesomorfo vai ser encorpado, e naturalmente o ecto vai ser magrelo...

Novamente, está exemplificando com metabolismo e dieta, que nunca foram utilizados para determinar os 3 biotipos....

 

1 hora atrás, Mechant disse:

 

No século XIX e XX os estudiosos conseguiam dizer a origem (país/etnia) de alguém apenas baseado em seu fenótipo. Após o nazismo esses conhecimentos/teorias criados e baseados no darwinismo social caíram por terra e hoje são classificados como pseudociência.

Eu li o "artigo" original do seu post e o autor parece apenas querer desmistificar um pensamento que, segundo ele, foi baseado em algo do tipo efeito Forer.

 

Eu sugiro a leitura de Carleton S. Coon acerca de biotipos e fenótipos humanos.

Não cheguei a ler os livros dele mas sei que existem ao menos (ideia sobre os estudos de 5 racas), não posso dar muita opinião sobre o livro mas me parece algo que muita gente (talvez a maioria?) desconsideraria na comunidade científica. Parece algo semelhante ao que Sheldon fez por sinal, mas Carleton parece ter tentado ser mais científico ao menos.

 

Mas que o Sheldon não utilizou nenhuma metodologia científica para determinar os 3 biotipos (400 fotos de americanos, homens, de 16 a 20 anos....apenas isso) para determinar traços psicológicos x categorização própria (3 biotipos), é uma tese furada desde o principio.

 

Pior ainda é que tem gente que segue as idéias (além dos cálculos matemáticos inventados para não fazer essa tese tão amadora) e ainda adiciona mais fatores no bolo todo como indicação de dieta e exercício específico, repassar a ideia que isso é uma característica absoluta e puramente genética e não muda, etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...