Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Principais Erros Na Preparação Física De Atletas De Mma – Parte 2


Outlaw

Posts Recomendados

Ta ai , continuando o Artigo de antes:

Erro #2: Negligenciar estratégias de exercícios corretivos

Confesso que a pouco tempo atrás não tinha em mente este como um dos erros, mas após ter acesso ao estudo do FMS e ler alguns dos artigos de Dewey Nielsen, este com certeza figura entre os principais.

Lutadores de MMA, assim como a maioria dos atletas de luta, andam com uma postura mais parecida com a dos homens das cavernas. Ombros a frente, cifose torácica pronunciada, será que esses desvios posturais são inerentes a alta performance?

Uma cifose torácica geralmente se apresenta como um sinal de baixa mobilidade nesta região, o que é antes de qualquer coisa é prejudicial à boa saúde desta área, comprometendo sua funcionalidade, assim como ruim a complexos articulares próximo, como visto nos trabalhos de Gray Cook e Lee Burton, os criadores do FMS – Funcional Movement Screen, hoje talvez o melhor sistema para avaliação de performance funcional do sistema locomotor humano.

Outros pontos de desequilíbrio que sofrem os atletas de MMA:

Pobre mobilidade do tornozelo – muito comum nos atletas praticantes de Muai Thay, Kickboxe, entre outras modalidades. Por se colocarem em posição de flexão plantar por várias vezes, estes acabam ficando com baixa mobilidade em dorsiflexão, pelo excesso de ativação e encurtamento dos músculos gastrocnêmico e solear (panturrilha) além dos fibulares (curto e longo), todos esses responsáveis pela flexão plantar.

Baixa Mobilidade de Quadril – Pelo excesso de chutes, se colocando em posição de flexão de quadril por diversas vezes durante o dia, sem equilíbrio com extensão, assim como em movimentos laterais, o que os coloca em risco para lesões de joelho também, tendo em vista que os rotadores e adutores/abdutores de quadril tem com função estabilizar esta região.

Core Fraco – Nosso abdômen (transverso do abdômen, oblíquos e demais músculos) funciona como um grande estabilizador da coluna lombar, mas precisa ser trabalhado para estabilizá-la adequadamente, e espante-se, o tradicional exercício abdominal não é o melhor para isso, acredite. Pelo contrário, está provado que o excesso de flexões da coluna lombar pode ser um risco à saúde desta região. Pranchas, pontes, rolouts e exercícios de anti-rotação são os mais indicados.

Pobre estabilidade escapular – Para compensar a falta de mobilidade torácica, essa região se expõe. Risco!

Pobre mobilidade do ombro – Normalmente ocasionada pela baixa mobilidade torácica

A velha história de que “atleta tem que conviver com dores e lesões” não me convence mais, pois estou mais do que convencido que todos podem sim manter um bom nível de performance e saúde. Há uma razão pela qual seu ombro continua doendo, uma razão pela qual sua lombar te faz sofrer, uma razão pela qual seus joelhos te fazem colocar na balança se vale a pena ou não continuar neste esporte. Tome algum tempo para estudar sobre exercícios corretivos. Quem não gostaria de estar apto a combates durante toda a temporada? Não ache que porque você é lutador ou treina lutadores a vida tem que ser “pancada” o tempo todo.

BONS TREINOS!

Rafael Felix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...