Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cortes de carne: os melhores custo-benefício?


Zkx973

Posts Recomendados

Publicidade

Peito de Frango 

Congelado, 1kg (800gr de frango pronto)

Preços: entre 7 e 13 reais.

Preferência por marcas de primeira linha: Perdigão, Sadia. ( Motivo: menos pele, menos gordura, sem fragmento de osso, maciez)

 

Patinho, Acém, Alcatra. ( Carne fresca )

Compro a peça, mais em conta e tenho moedor de carne em casa, não confio na moída vendida, fácil levar gato por lebre e também carne mais gorda (menos limpa) 

Preço varia entre: 18.90 e 33.90 reais.

Dá trabalho limpar as vezes, mas faz parte.

 

Sardinha, Atum (lata), Salmão, Tilápia. 

As latas variam de preço entre 3,99 e 5,99 depende se tem promoção.

Salmão decolou de preço saiu de 69.90 pra 99.90. Compro num supermercado que vende ele com 50% do valor do kg, o produto fresco pra consumo no dia, e as vezes compro mais e congelo.

 

Tilápia varia de 27,90 a 39,90 o kg dela congelada ou fresca. 

 

Atum fresco acho por 34.90 o kg. 

 

Tirei fígado e outros miúdos da minha dieta a muito tempo, por escolha pessoal 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Zkx973 disse:

Fígado e moela de frango, fígado de boi, sassami. Quais são as carnes mais proveitosas que você compra aí na sua região? Compartilhe conosco.

 

Li que comprar peças inteiras de carne também pode ser vantajoso. Alguém aqui tem experiência com isso?

 

Além das faladas: coxa e sobrecoxa. E também o cupim uma maravilha com mais de 50% de gordura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar

Li que comprar peças inteiras de carne também pode ser vantajoso. Alguém aqui tem experiência com isso?

Sim é mais vantajoso, se vc souber o que está fazendo. As carnes são separadas por membranas e se olhar o desenho delas, verá que cada corte segue um sentido de fibras, com texturas, cores e até cheiro diferente.

O bom da peça é que as vezes, dependendo da parte que se compra, vc leva embutido em uma carne de "segunda" (so tem essa tranqueira no BR, aqui onde moro é carne e pronto, sem essa de 1 ou 2) um corte de "primeira".

Se a grana tá curta, e vc tem tempo e um pouco de habilidade na cozinha, vc pode comprar, por exemplo, peito, maçã de peito, musculo, coxão duro. Limpa da forma que for adequada às suas necessidades, aperta na gordura (refogar direto na panela de pressão), enche de agua com seus temperos e o que mais quiser botar e deixa cozinhar até desfiar sozinha, resultado é uma carne macia, bem macia, e que dá pra fazer farofa, dá pra comer sozinha, dá pra fazer paçoca de carne, dá pra comer com pão, dá pra comer com batata, enfim.

Cupim, barato em algumas regiões, gostoso demais, mas pra alguns é gorduroso demais, e dificil de limpar, pois tem a gordura entre as fibras, se é o seu caso, compra, ferve água com sal, mergulha ele, a hora que der a "nata", remove, e ferve mais uma, mergulha novamente, deu a nata remove, dai pra frente tu decide se assa ou cozinha.

Fígado, pra quem come é uma boa, barato e nutritivo.

Lombo, pernil e bistecas sempre tem promoções, são gostosas e de fácil preparo, só a bisteca que tem que ficar de olho, pq se for fritar é fácil de ficar borrachuda se não tiver noção de fogão.

Frango já disseram ai acima, como dica extra eu deixaria a seguinte. Independente da marca que tu compre, se tu compra congelado, arruma uma balança em casa, descongela e pesa pra ver se tá valendo a pena, eu me lembro que a legislação BR permite uma % de água, que obviamente influi no peso, e me lembro a anos atrás uma pesquisa que mostrou que muitas marcas injetavam água nas fibras em excesso, fazendo parecer maior e obviamente mais pesado, ai na hora de descongelar, o cabloco descobre que comprou água no lugar de frango.

Se tu não tem muita habilidade com frango, pode comprar aqueles sacos de forno, acho que é da Magi, eles funcionam, tu sapeca as coxas lá, joga o tempero (dica, adicione um pouco de água ou algum tempero liquido que tu goste) lacra e deixa no forno em cozimento longo, quanto terminar só de puxar o osso ele já sai, e tu tem um frango gosto e não seco pra comer.

Agora se grana não é muito seu problema, pode ir seco no contra-filet (gordura superficial, fácil de remover), picanha suina/bovina(mesmo caso do contra), alcatra, patinho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/08/2018 em 02:04, rcosta disse:

Sim é mais vantajoso, se vc souber o que está fazendo. As carnes são separadas por membranas e se olhar o desenho delas, verá que cada corte segue um sentido de fibras, com texturas, cores e até cheiro diferente.

 

Onde posso aprender essa arte? Na internet existe algum material a respeito? Teria que comprar algum kit de facas ou algo do gênero para fazer o serviço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Scant Tales disse:

 

qual o modelo? recomenda alguma marca?

Eu tenho o moedor da Malta, modelo boca 8, é prático pois além de carne, posso moer, amendoim, café e outros cereais. 

Ele tem um motor de 1/3HP e atende bem ao meu uso. Além de ser bem fácil de limpar.

 

Recomendo a marca, mas qualquer outro modelo que tenha o selo NR12 do Inmetro, e a estrutura seja de aço carbono, são as coisas que eu olharia, além de reviews dos modelos.

Editado por CaçadorFantasma
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 07/08/2018 em 05:48, Zkx973 disse:

 

Onde posso aprender essa arte? Na internet existe algum material a respeito? Teria que comprar algum kit de facas ou algo do gênero para fazer o serviço?

Desculpe a demora, só agora vi que vc respondeu.

1 - Eu aprendi na minha família. Então assim, acho esse o método mais fácil (com alguém do seu ciclo familiar ou de amigos que entenda e possa lhe ensinar). 

Acredito que deve haver algum tipo de curso.
Procurei no youtube para tentar ilustrar, esse video aqui da alcatra mostra bem a questão das membranas, nervos e veias. Se vc prestar bem atenção podera ver que a textura, densidade e cor da gordura mudam sutilmente de um ponto pro outro, devido a serie de fatores, e isso muda o gosto e o preço da carne após o corte feito.


Agora se sua intenção é ver como abater e retirar couro, separar as peças do animal, higienizar e tal. Pode procurar pelo termo carneação. Tem o canal do Ory Souza que tem uns videos. Mas já adianto, que matar e carnear pode não ser uma boa imagem/sons/cheiros/sensações para pessoas mais "sensíveis" (não achei termo melhor, desculpe).

Já neste aqui, que mostra os cortes "comercias" do BR, se vc prestar bastante atenção verá que existe esse papo de carne de 1ª e 2ª só no Brasil e mesmo assim depois do corte, o short rib, é um pedaço de Acém grudado a uma ripa (osso) da costela, agora vai lá no açougue e pede só o acém, preço barato pois é "carne de 2ª", agora vai num açougue ou mercado mais "famosinho" e pede o short rib ou pede num restaurante e veja a pedrada no bolso, no final estamos falando de um Acém, Acém moído, cozido, assado, cru ou frito no final de tudo é um danado de um acém pô!
O que eu quero dizer é  que pega-se uma peça, fatiam ela da forma que dá mais dinheiro, dão um nome pomposo e pronto, a mesma carne é vendida em tres ou quatro faixas de preço. Por isso, sempre defendo a compra de peça (se possível) e vc faz o serviço em casa.
 


Achei esse interessante e didatico.
 


Um AVISO, eu lembro que alguns açougues quando vc comprava a peça de alcatra tinha ela na modalidade "PEÇA COMPLETA" E "NÃO COMPLETA" pq ai o fera já tirava o subcorte nobre dela (bombom e picanha), fuja disso. A peça tem que vir completa, com tudo que tem naquela parte.

Faca, se tu caçar vai ter cada um falando de uma forma, de um modelo pra isso e para aquilo. Eu tenho e gosto de usar um cutelo de cozinha, uma faca maior e pesada com umas ranhuras perto do corte, uma faca grande padrão de cozinha e uma pequenina bem amolada que gosto de usar pra retirar gordura, nervo, veia, membrana.

Minha mãe faz exatamente a mesma coisa usando apenas a faca padrão de cozinha pra tudo, salvo o cutelo pra matar frango.

Meu pai quando vivo fazia exatamente a mesma coisa, com a maior faca que ele encontrava ou com o facão dele, sempre muito afiado e que dava pra abater pequenos porcos tb.

Ai tu tem que ver o que tu adapta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...