Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Levantamento terra utilizando step?


Sam5

Posts Recomendados

8 minutos atrás, Florence Noir Belot disse:

 

CINTURÃO NÃO PROTEGE COLUNA.

CINTURÃO NÃO PREVINE LESÃO

Se sua técnica for medíocre, você pode usar o melhor cinturão do planeta que você não previnirá lesão. 

 

CINTURÃO AUMENTA A PRESSÃO INTRA ABDOMINAL

Consequentemente aumentando a rigidez e possibilitando pegar mais peso. 

Por isso 90% dos levantadores usam, pois levantamento de peso é um esporte cujo objetivo é levantar mais peso, logo, é só juntar lé com cré. 

Não sei onde escrevi que protege a coluna ou previne lesão. O que escrevi foi que ajuda a ESTABILIZAR e ainda por cima sugeri que ele diminuísse a carga para ver se consegue manter um movimento correto.

Eu, por exemplo, tenho encurtamento de toda cadeia posterior, resultando em muita dor ao realizar o stiff, terra, agachamento livre, agachamento sumo. Com o uso do cinturão e carga controlada consigo fazer o stiff, terra e sumo sem sentir dor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

1 minute ago, Guihs said:

Não sei onde escrevi que protege a coluna ou previne lesão. O que escrevi foi que ajuda a ESTABILIZAR e ainda por cima sugeri que ele diminuísse a carga para ver se consegue manter um movimento correto.

Eu, por exemplo, tenho encurtamento de toda cadeia posterior, resultando em muita dor ao realizar o stiff, terra, agachamento livre, agachamento sumo. Com o uso do cinturão e carga controlada consigo fazer o stiff, terra e sumo sem sentir dor.

 

Novamente... não é o objetivo do cinturão.

Você não usa o cinturão para não sentir dor, você usa o cinturão para AUMENTAR A PRESSÃO INTRA ABDOMINAL E CARREGAR MAIS PESO.

 

Se você sente dores ao executar o movimento, você deve melhor sua técnica e não usar o cinturão como band-aid. 

Na verdade, você pode treinar e fazer do jeito que você quiser, pode usar cinturão e se enfaixar todinho para não sentir dores no treino.

 

Porém, contudo, todavia... não é o objetivo do cinturão, ponto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Florence,

 

Não entrando em outros méritos, mas aumentando a pressão intra abdominal, paralelamente estará contribuindo para o aumento da estabilidade do core não? Entendo o apontamento do colega.

 

Porém acho que se a utilização for em não haver outras maneiras de fortalecer a estabilização - díficil - OK para utilização desses recursos, caso seja possível é sempre melhor fortalecer o corpo ao invés de utilizar aparatos.

 

Claro, isso quando não estamos falando de pesos absurdos onde dificilmente nem com o maior grau de fortalecimento é possível ter plena estabilidade e rigidez, ai faz total sentido utilizar o recurso do cinturao ou similares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue meu entendimento abaixo sobre steps e cinto/belt para execução do levantamento terra

 

1 - Steps

 

Se você pesquisar a fundo sobre o exercício e toda a física envolvida por detrás, vai perceber que são muitas variáveis.

 

O que acontece é: até você conseguir executar o exercício com anilhas de 25kg ou olímpicas (se tiver na sua academia), você vai aprender o exercício com anilhas de 5, 10 e 15kg. Elas possuem um diâmetro menor, fazendo com que você mude seu corpo e a física por detrás do exercício para alcançar a barra.

 

Resultado: isso pode vir (não necessariamente) a causar um movimento que seja desconfortável e, até, lesivo para sua biomecânica. Em razão disso, colocar steps por baixo das anilhas, não somente pode facilitar, como é uma solução inteligente para adaptar a execução correta do exercício somente na situação citada acima

 

Caso você já estiver utilizando anilhas com diâmetros suficientemente grandes, adicionar steps não resolverá nada, apenas atrapalhará.

 

Neste caso, o que você deve se atentar é para melhorar posição dos pés, braços, ombros, quadril, lombar, etc, pois o problema muito provavelmente não será mais a altura da barra (na verdade, isso deve ser objeto de atenção desde o início de aprendizagem do exercício).

 

2 - Cinto/belt

 

Deve ser utilizado inteligentemente. Se você usar cinto/belt com cargas baixas ou médias, perderá uma ótima oportunidade de desenvolver seu core. 

 

Por outro lado, se deixar de utilizá-lo em RM, poderá ter uma lesão grave. Portanto, é saber utilizá-lo no momento correto e adequado. 

 

Ressaltando que é apenas minha visão sobre os dois itens.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você quer tirar os steps faça alongamentos em casa (em um horário distante do treino de musculação daquele músculo que você vai alongar). Quando você se sentir mais alongado, mostre pro instrutor seu movimento e pergunte se já dá pra você fazer sem steps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quote

 

Não entrando em outros méritos, mas aumentando a pressão intra abdominal, paralelamente estará contribuindo para o aumento da estabilidade do core não? Entendo o apontamento do colega.

 

Porém acho que se a utilização for em não haver outras maneiras de fortalecer a estabilização - díficil - OK para utilização desses recursos, caso seja possível é sempre melhor fortalecer o corpo ao invés de utilizar aparatos.

 

Claro, isso quando não estamos falando de pesos absurdos onde dificilmente nem com o maior grau de fortalecimento é possível ter plena estabilidade e rigidez, ai faz total sentido utilizar o recurso do cinturao ou similares.

 

 

Quote

 

Cinturão ajuda a melhorar a forma (que é prejudicada quando taca muito peso, por ex.). Com cinturão eu consigo aumentar coisa de 30kg no agachamento por ex. 

 

Ajuda na forma e no conforto sim durante o exercício. 

 

 

Sim aumentando a pressão intra abdominal você mantem toda a rigidez do seu core, todo o corpo fica travado, os músculos engajados, nada fica solto, ou seja, consequentemente você consegue gerar mais força e carregar mais peso. 

 

Sim, podemos dizer que ele "melhora a forma", porém você não usa o cinturão para melhorar a forma, você usa o treino, você aprimora a técnica e melhora sua forma. Cinturão não é band-aid. 

 

Na minha opinião você deve ser capaz de agachar, puxar e pressionar pesado com e sem cinturão, a diferença seria em torno de 5% a 15%... Atualmente estou puxando 172.5kg com cinto e 158kg sem cinto. 

Editado por Florence Noir Belot
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quote

 

Resultado: isso pode vir (não necessariamente) a causar um movimento que seja desconfortável e, até, lesivo para sua biomecânica. Em razão disso, colocar steps por baixo das anilhas, não somente pode facilitar, como é uma solução inteligente para adaptar a execução correta do exercício somente na situação citada acima. 

 

Caso você já estiver utilizando anilhas com diâmetros suficientemente grandes, adicionar steps não resolverá nada, apenas atrapalhará.

 

 

 

 

Não, não... utilizar blocos abaixo das anilhas não é apenas uma solução inteligente para novatos, mas também uma variação ao treinamento do Terra. 

BLOCK PULL ? 

 

Quote

 

Por outro lado, se deixar de utilizá-lo em RM, poderá ter uma lesão grave. Portanto, é saber utilizá-lo no momento correto e adequado. 

 

Você deve ser capaz de puxar pesado com ou sem cinto. Obviamente que com cinto você conseguirá puxar 5, 8, 12, 15% a mais, mas ainda assim você deve ser capaz de puxar pesado nas 2 situações... se você não é capaz, tem algo muito errado com seu treino. 

Novamente, cinto não previne lesão. TÉCNICA CORRETA previne lesão. 

Editado por Florence Noir Belot
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Florence Noir Belot disse:

Não, não... utilizar blocos abaixo das anilhas não é apenas uma solução inteligente para novatos, mas também uma variação ao treinamento do Terra. 

BLOCK PULL ? 

 

É uma variação, assim como é uma variação o RDL, o sumô DL, etc, mas se o usuário quisesse continuar usando steps ele não teria criado o tópico, né? 

 

Ele quer fazer o levantamento terra, não uma variação. Se o usuário fala em levantamento terra, temos que ajudá-lo a fazer o levantamento terra. Levando isto em consideração, se está usando steps com anilhas suficientemente grandes — que é o caso — pode removê-lo.

 

Mas é uma contribuição relevante, o autor do tópico já tem uma dica interessante caso queira manter a variação do exercício. 

 

10 minutos atrás, Florence Noir Belot disse:

Você deve ser capaz de puxar pesado com ou sem cinto. Obviamente que com cinto você conseguirá puxar 5, 8, 12, 15% a mais, mas ainda assim você deve ser capaz de puxar pesado nas 2 situações... se você não é capaz, tem algo muito errado com seu treino. 

Novamente, cinto não previne lesão. TÉCNICA CORRETA previne lesão. 

 

Bem, estou de acordo que deve-se ser capaz de puxar pesado com ou sem cinto, isto é, em ambas as situações.

 

Por outro lado, você já teve um equívoco de interpretação em relação à mensagem de outro usuário no tópico. Segue a resposta dele:

 

Não entrando em outros méritos, mas aumentando a pressão intra abdominal, paralelamente estará contribuindo para o aumento da estabilidade do core não? Entendo o apontamento do colega.



Porém acho que se a utilização for em não haver outras maneiras de fortalecer a estabilização - díficil - OK para utilização desses recursos, caso seja possível é sempre melhor fortalecer o corpo ao invés de utilizar aparatos.

Claro, isso quando não estamos falando de pesos absurdos onde dificilmente nem com o maior grau de fortalecimento é possível ter plena estabilidade e rigidez, ai faz total sentido utilizar o recurso do cinturao ou similares.

 

Agora, veja o que eu disse:

 

Neste caso, o que você deve se atentar é para melhorar posição dos pés, braços, ombros, quadril, lombar, etc, pois o problema muito provavelmente não será mais a altura da barra (na verdade, isso deve ser objeto de atenção desde o início de aprendizagem do exercício).

 

e

 

Por outro lado, se deixar de utilizá-lo [o cinto] em RM,

poderá ter uma lesão grave. Portanto, é saber utilizá-lo no momento correto e adequado.

 

54 minutos atrás, Florence Noir Belot disse:

Obviamente que com cinto você conseguirá puxar 5, 8, 12, 15% a mais

 

Ora, isso não é a RM?

 

Não faz sentido para você que, ainda que a técnica seja excelente, se tentar realiza a repetição máxima sem o cinto poderá ter uma lesão? 

 

Em suma: técnica correta previne lesão, isto é evidente; deve ser, inclusive, inerente à execução do exercício. Contudo, não foi dito que o cinto deve compensar a técnica. Isso é coisa da sua cabeça. Basta ler o que o outro colega apontou: "aumentando a pressão intra abdominal, paralelamente estará contribuindo para o aumento da estabilidade do core não"?

 

Concentremo-nos em ajudar o colega em sua dúvida, não em buscar agulha no palheiro. De qualquer forma, está claro a ele que o cinto não é uma boa opção para ser utilizada no momento (houve indicação do seu uso no tópico, se não me engano).

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Minato Namikaze, não vou nem me dar o trabalho de responder quem não lê, pega o bonde andando e quer sentar na janelinha.

 

Sam5 meu primeiro conselho continua sendo:

 

Quote

 

Anilhas oficiais de levantamento de peso, olímpico ou básico, possuem 45cm de diâmetro, se você pegar as anilhas oficias de treino, mesmo as graduações mais baixas, elas já possuem os 45cm de diâmetro. No ginásio onde treino todas as anilhas a partir de 2.5kg já possuem 45cm de diâmetro e as barras começam com 10kg, ou seja, mesmo que você tenha um Terra bem leve ainda, você terá a mesma mecânica de que quando seu Terra for mais pesado.

 

O problema é que a maioria das academias comerciais não possuem anilhas leves com 45cm de diâmetro, logo, todas as anilhas menores que 20kg você estará puxando em défict. Não é errado, mas é uma variação no Terra. Só que se você não tiver flexibilidade suficiente nos isquiotibiais, a execução ficará comprometida... como o seu caso, faltou flexibilidade e curvou a coluna. 

 

O ideal seria você manter blocos abaixo das anilhas até chegar numa anilha que tivesse 45cm de diâmetro. Nas academias comerciais você pode remover os blocos quando conseguir colocar a anilha de 20kg de cada lado. Só que a altura do bloco deveria diminuir conforme as anilhas forem ficando maiores. Ex: levando em conta as anilhas dessas academias comerciais... enquanto você estiver usando anilhas de 1, 1.25, 1.5, 2, 2.5 e 5 você pode usar os estepes por baixo e quando subisse para 10 ou 15 você poderia colocar anilhas de 20 por baixo. Quando chegasse em 20 de cada lado pode remover os blocos por baixo das anilhas e progredir a partir daí. 


 

 

 

E num primeiro momento, esqueça o cinto.

 

Não sei se você entende Inglês, mas seguem dois tutoriais de como executar o convencional e o sumô.

 

Deadlift » https://www.youtube.com/playlist?list=PL1rSl6Pd49ImNB5jwt6TcYcDJowJD0AQy
Sumo Deadlift » https://www.youtube.com/playlist?list=PL1rSl6Pd49Ikzb4AYHQizy9Pho6n6udkn

 

E se quiser ler: https://www.strongerbyscience.com/how-to-deadlift/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...