Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida BF% e mini cutting/bulking


Digo2

Posts Recomendados

Olá,

Resumindo, já treinei de 2011 até 2014 mas nunca seguindo dieta, de 2014 até  2015 ia na academia beeeeeem pouco, ai parei por 1 ano ou um pouco mais.

Em 2016 já estava bem magro e tinha perdido bastante massa magra.

mEEgC7v.jpg

FOTOS DE 2016.

 

Em 2017 já dei uma engordada, pois comecei a comer bastante, e voltei para a academia em novembro, mas sem nenhuma dieta regrada e comendo bastante porcaria, assim ganhei bastante gordura junto com um pouco de massa magra. Assim como precisaria me apresentar em um evento em julho, entrei em cutting em maio até o meio de julho. Durante o cutting diminuí de 82kg para 71kg segurando bastante as medidas do peito, biceps, ombros, e diminui bastante a da cintura.(se não me engano no meio do cutting estava em 82cm, agora está 77cm relaxado e 72cm contraido)

 

Agora estou fazendo uma pequena transição para bulking, comecei a transição em 17/07 vou levar até 15/08 nas calorias de manutenção, até agora mantive o peso exato de 71kg sem engordar nem emagrecer.

 

Agora minhas dúvidas, vou precisar me apresentar denovo no final de dezembro ou janeiro, ainda está para confirmar, porém a roupa não mostra muito o abdomem dessa vez, e eu gostaria de ganhar uma leve massa no peito e braços, e se possível um pouco de abdomem, porque eu não tenho NADA de abdomem literalmente. Tenho lido sobre mini-bulking e mini cutting, será que compensa para eu dar uma ajeitada mesmo até dezembro essa estratégia, ou compensa mais ficar em off e voltar para um cutting sem muita massa mesmo?

 

e outra dúvida, nas fotos atuais que vou anexar aqui, quanto de BF devo estar, apenas pela aparência mais ou menos?, porque as calculadoras dão tudo errado.

 

 

Altura: 1,83cm

Peso:72kg

Cintura: relaxada 77cm contraida 73cm altura do umbigo

Biceps: 34cm

 

RkzPrvm.jpg

Photoshoot da apresentação (com menos retenção)

WW9fkUy.jpg

Fotos atuais, já ingerindo mais carbos e sódio ainda abaixo da manutenção, quase o mesmo peso.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Acho que a primeira questão que tem que ficar clara é que ganho de massa magra e perda de gordura não existe localidade, você perde de maneira global, e a apresentação visual muitas vezes é pelo componente genético que proporciona mais gordura ou massa magra em certa parte do corpo. 

 

Sendo assim não é possível, perda de gordura localizada assim como ganho de massa magra localizado, obviamente o treino tem papel fundamental pra tentar modelar o corpo, mas em se tratando de maneira simples os ganhos são globais. 

 

São praticamente 4 meses até janeiro, se você entende que o objetivo é ganho de massa magra e não quer ganhos acentuados de gordura sugiro se manter em manutenção com talvez poucas calorias de superávit até chegar no seu objetivo, já se quer maior destaque abdominal seria estar em manutenção com pequeno déficit calórico. 

 

A exposição do abdômen é mais referente a um percentual de gordura baixo, visualmente varia, as vezes as linhas já começam a marcar  com 12%, as vezes 10%, varia de pessoa pra pessoa.

 

Se fosse pra estimar visualmente seu BF eu diria entre 16/17% de gordura corporal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, CaçadorFantasma disse:

Acho que a primeira questão que tem que ficar clara é que ganho de massa magra e perda de gordura não existe localidade, você perde de maneira global, e a apresentação visual muitas vezes é pelo componente genético que proporciona mais gordura ou massa magra em certa parte do corpo. 

 

Sendo assim não é possível, perda de gordura localizada assim como ganho de massa magra localizado, obviamente o treino tem papel fundamental pra tentar modelar o corpo, mas em se tratando de maneira simples os ganhos são globais. 

 

São praticamente 4 meses até janeiro, se você entende que o objetivo é ganho de massa magra e não quer ganhos acentuados de gordura sugiro se manter em manutenção com talvez poucas calorias de superávit até chegar no seu objetivo, já se quer maior destaque abdominal seria estar em manutenção com pequeno déficit calórico. 

 

A exposição do abdômen é mais referente a um percentual de gordura baixo, visualmente varia, as vezes as linhas já começam a marcar  com 12%, as vezes 10%, varia de pessoa pra pessoa.

 

Se fosse pra estimar visualmente seu BF eu diria entre 16/17% de gordura corporal.

Então sobre a localização eu to ligado, mas o que eu digo de ganhar ou perder em tal localização eu falo englobando tudo.

Por exemplo, queria fazer um mini-bulk para crescer (em tudo) mas até ganhar pelo menos o inicio de um abdomem hipertrofiado.

 

Fazendo uma dieta no meu atual GCD até meio de novembro, e depois um cutting, será que compensaria? (3 meses e meio) ou eu poderia aumentar uns 200~300kcal até lá?

Como não tenho muita massa, seria rápida a transição por exemplo descer das 2500+- do mini bulk(meu gcd é 2200kcal mais ou menos) para 2000 kcal eu já estária em deficit , e depois iria abaixando mais.

Assim até o final de janeiro já teria perdido uma boa parte, e continuaria depois da data até conseguir uns 10% de bf.

 

Nesse cutting que eu fiz, eu consegui manter a pouca massa que já tinha, espero conseguir fazer isso denovo depois, assim dessa vez conseguiria abaixar bem mais o bf.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que compensa você fazer o Bulking por 2 meses e ver os resultados, porque depois você ainda teria tempo pra fazer o cutting caso ache necessário reduzir o BF, a questão é conhecer como seu corpo reage com o superávit e déficit calórico, você conhecendo fica mais fácil de determinar o que tem que fazer no tempo disponível. Lembrando, que quanto maior o déficit e/ou superávit mais difícil a manutenção de massa magra ou manutenção de gordura, ainda mais pra indivíduos naturais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, CaçadorFantasma disse:

Acho que compensa você fazer o Bulking por 2 meses e ver os resultados, porque depois você ainda teria tempo pra fazer o cutting caso ache necessário reduzir o BF, a questão é conhecer como seu corpo reage com o superávit e déficit calórico, você conhecendo fica mais fácil de determinar o que tem que fazer no tempo disponível. Lembrando, que quanto maior o déficit e/ou superávit mais difícil a manutenção de massa magra ou manutenção de gordura, ainda mais pra indivíduos naturais. 

 

Fechou, valeu pela ajuda ai mano!, com o término do cutt e essas 3 semanas de consolidação, acabei mandando um dia do lixo bem pesado hoje hahaha, vou aproveitar para já aumentar e terminar a consolidação e começar um mini bulk e ver como meu corpo reage, de olho na balança e medidas haha.

 

Obrigado novamente ae pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Digo2 disse:

 

Fechou, valeu pela ajuda ai mano!, com o término do cutt e essas 3 semanas de consolidação, acabei mandando um dia do lixo bem pesado hoje hahaha, vou aproveitar para já aumentar e terminar a consolidação e começar um mini bulk e ver como meu corpo reage, de olho na balança e medidas haha.

 

Obrigado novamente ae pela dica!

Por nada, espero ter ajudado, uma dica não faça dia do lixo, faça apenas uma refeição do lixo. No mais, bons ganhos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, CaçadorFantasma disse:

Por nada, espero ter ajudado, uma dica não faça dia do lixo, faça apenas uma refeição do lixo. No mais, bons ganhos!

Ajudou sim mano :D!


A sim é refeição lixo, e que acabo falando dia, porque no final do dia as calorias tão la no alto hahaha.

Mas geralmente bato os macros com a dieta durante o dia, e uso a janta pra fazer uma refeição lixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...