Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gineco por causas naturais (com resultado de exame)


Posts Recomendados

Tenho 22 anos e passei por uma situação de estresse no ultimo mês (comendo mal e dormindo mal, além de muitas preocupações). Acabei desenvolvendo ginecomastia, o que já tive na adolescencia e sumiu com o tempo. Como não é normal na minha idade, procurei um endrocrino. O médico falou que a única alternativa é cirurgica e pediu ultrassom (onde foi constatado a gineco pelo médico que fez o ultrassom) e exames de sangue para ver as taxas hormonais.
Segue o resultado do exame:

17 beta estradiol - Resultado: 48 pg/mL - Referência: menor ou igual a 47 pg/mL
Hormonio foliculo estimulante - FSH - Resultado: 1,69 MUI/ML - Referência: 1,27 a 19,26 MUI/ML

Prolactina - Resultado: 13,44 ng/mL - Referência: 13,44 ng/mL
Testosterona - Resultado: 478 ng/dL - Referência: 175 a 781 ng/dL
Testo livre - Resultado: 10,95 ng/dL - Referência: 3,17 a 19,04 ng/dL

T4 livre - Resultado: 1,24 ng/dL - Referência: 0,54 a 1,24 ng/dL
TSH ultra sensivel  - Resultado: 3,08 microUI/mL - Referência: 0,38 a 5,33 microUI/mL

Retorno ao médico está marcado para semana que vem mas provavelmente ele vai dizer novamente que é caso cirurgico. Todavia, vi no fórum diversos métodos para reversão, principalmente usando letrozol, aromasin, tamox e dostinex. Alguém saberia me dizer, com bases nesses exames, se minha gineco é por prolactia ou por estradiol? Pois os dois estão muito altos. Queria ter algo em mãos para conversar sobre o médico sobre utilizar alguma droga e tratar com medicamento ao invés de cirurgia. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Moderador

Prolactina não está tão alta, se tu passou por momentos de preocupação e stress ela sobe um pouco, o que é normal.

Caroço só se dá por conta de estradiol.

O seu estradiol não está tão alto, mas poderia estar menor.

Caberia usar 40mg de Tamoxifeno por uns 10 dias (ou até regredir o caroço), depois reduzir pra 20mg por mais umas 2 semanas, e depois 10mg por mais 2 ou 3 semanas.

Junto disso, seria legal usar uma dose baixa de Anastrozol nos primeiros 20 dias. 0,5mg a cada 3 ou 4 dias, e depois interromper e manter só o tamox.

Isso vai evitar que teu estradiol suba além de reduzi-lo um pouco, além de subir um pouco sua testo (melhorando a razão entre a testo total e o estradiol), e o tamox irá reverter o caroço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
Em 20/07/2018 em 23:01, MarcosV12 disse:

O médico falou que a única alternativa é cirurgica

Cara, sinta-se um sortudo, porque tem vários caras que estão brigando com os seus médicos para poder fazer essa cirurgia rs (salvo se você pagaria no particular, pois aí o médico estaria querendo lhe enfiar a faca, literalmente rs).

 

O estradiol não está alto, porém a relação com a testo não está boa. O certo seria aumentar essa testo e abaixar um pouquinho esse E2. Para isso, a dica do MBD já é válida.

 

Agora uma dica: se você não tem pretensões de ciclar, ok. Mas se você tem, eu, particularmente, faria essa cirurgia rs. Homens que tem facilidade em desenvolver ginecomastia, assim como eu, sabem como é uma chatice sentir o mamilo toda vez que aumentam um pouco mais a testo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...