Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Marmitas] Problemas com batatas


rcosta

Posts Recomendados

Boa tarde,

Aos domingos eu cozinho a janta para todos os dias da semana para mim e minha companheira, acondiciono em vasilhas próprias para o microondas e congelo. A questão é que nada feito com batata está dando muito certo na hora de descongelar, ela (batata) fica "porosa" meio que esfarelento na boca.

Eu tentei com diferentes tipos de batata que encontrei por aqui, com a doce o problema é menos perceptível, mas ocorre tbm. Alguma dica?

Caso faça diferença >> Já tentei com a inglesa lavada, inglesa suja, uma que parece inglesa mas tem outro nome (me falha o nome agora), com kumara (roxa e laranja) tentadas cozidas, assadas e tbm refogadas com carne, de nenhuma maneira deu certo após descongelar (naturalmente) e aquecer no microondas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Publicidade

Em 18/07/2018 em 01:56, rcosta disse:

uma que parece inglesa mas tem outro nome (me falha o nome agora)

Provavelmente batata asterix ?. Ela provavelmente seria melhor pra isso do que a inglesa, pois possui menos água, ou absorve menos água, ou é mais firme... sei lá, uma dessas opções kkkkk

 

A batata fica assim porque a água (ao contrário de quase todo o resto) se expande quando submetida abaixo de -4 graus. Assim, quando congelamos batatas ou outros vegetais cozidos que absorveram bastante água, as moléculas de água de expandem e rompem as fibras do alimento, que estão mais frágeis por terem sido cozidos.

 

Então, dando uma ideia teórica, pois não tenho experiência na área, você poderia tentar secar bem as batatas depois de cozidas, e não deixá-las cozinhar muito. Para isso, cozinhe elas em água fervente sem deixar ficar mole demais, depois coloque-as em uma vasilha com água e gelo e deixe descansar por alguns minutos. Depois escorra e coloque-as sobre um pano limpo e tente secá-las da melhor forma que conseguir, usando o mesmo pano, outro pano, papel toalha, etc. Idealmente depois desse processo, congele as batatas em sacos próprios para congelar, usando um canudinho para tirar o máximo possível de ar (e umidade) de dentro do saco antes de vedar.

 

Veja que cada um desses passos são para tentar contornar o problema, mas agora que você já o conhece (água se expandindo e rompendo fibras moles) você pode pensar em outras formas também. Espero ter ajudado, abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faço proteina pra semana inteira de boa... as batatas porem como vc disse acontecia o msm comigo, agora deixei as batatas pra serem feitas um dia antes, ou seja cozinho só oq vou comer no prox dia...

 

fazendo o resto pra semana e deixando só as batatas para cada dia ficou de boa pra mim..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Boa tarde,
Não sei se já resolveu o problema, mas você pode levar ao forno a batata, ela vai secar e não terá esse problema da absorção da agua.

Outra coisa e a hora do freezer, o que tem muito problema e o contato com o ar, quando for armazenar as batatas, coloque separadas dos outros alimentos, em sacos, e com o auxilio de um canudo você retira a maior parte do ar (caso não possua um embalador a vácuo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...