Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Biotipos - Uma bobagem que o pessoal ainda acredita


krebz

Posts Recomendados

Publicidade

1 hora atrás, Felipe.Jesus disse:

Eu entrei na academia pesando 58 kg e 29 de braço (Ecto)  , sai com 75 kg  e  36 de braço (Ecto) . Parei uns 2 anos e fui pros 85 kg gordo (Meso).E hj estou com  com 84 kg e 40 de braço , voltei a treinar a 1 ano e estou definindo denovo.Acho que meu relato e de outros é prova que existe os 3 biotipos.

 

Cara acho que vc não sabe ler ! E vc não é o único aqui. Lamentável.

 

Claro, que eu sei até fiz o favor de botar a fonte no 72, para você ver o que escreveu. A única pessoa que realmente relatou algo foi você.

 

E falácia clássica, já quer desmerecer os outros, só porque a pessoa não concorda com a sua opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não teria conseguido explicar melhor do que MrNobody. Não faz o menor sentido prescrever um certo tipo de treino ou dieta para uma pessoa supondo que o potencial genético dela age de certa forma apenas por conta da aparência atual dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Supermoderador

Nossa fazia tempo que não entrava aqui e ainda tem gente defendendo que a idéia imaginária dos 3 biotipos do Sheldon....

 

Vamos repetir novamente pois está dificil:

 

os 3 biotipos de Sheldon não é uma "teoria". Favor ler o que é uma teoria científica e como ela se torna uma "teoria" e como se faz para testar e provar tal teoria é verdadeira.

 

PS:

No máximo ela é uma tese, infundada por qualquer parametro ou medição científica, uma idéia de classificação bem furada aonde corpo gordo, magro e atletico recebeu outro nome (e foi tentado amarrar isso a alguns traços de personalidade). Novamente, isso em momento algum analisou e olhou para genética, cultura,  atividade fisica que a pessoa já fazia, dieta, nada. Foi o cara olhando um catalogo de fotos e imaginando classificações...

 

Relato de "eu me encaixava na classificação X, por isso ela existe" nunca foi prova forte de nada, mas muito menos de uma classificação imaginária. Isso apenas prova que você se viu em tal classificação, não que ela tenha algum sentido ou significado pratico que mude a sua vida...

Editado por krebz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/10/2018 em 16:35, Felipe.Jesus disse:
Em 01/10/2018 em 16:35, Felipe.Jesus disse:

 

 

 Um cara com 1,80 e 70 kg é o que? E outro com 1,79 e 71 kg?

 

Ectomorfo provavelmente.

 

 

 

Nao necessariamente,  pulei dos 65kg pro 80 com 1,80 e sempre me vi como mesomorfo, mesmo quando tinha 65kg, acredito sim que existe esselance do biotiopo, agora logicamente nao da pra classifcar todos nesses 3 tipos mas acredito que existe sim.

Só de ver uma pessoa que faça parte de um dos 3,voce percebe na hora, exemplos:

Vamos pegar esses atores de Hollywood

THor   ecto
Captain  ecto

 

Superman Henry Cavil  MEso
Batman          Ben AFleck Meso

Veja nao to falando de Bf nem nada do tipo, to falando de estrutura corporal, ela entrega os biotipos, na minha opniao claro.

Outro exemplo aqui que vi 1 tempo atras, DEuses do egito, tem o nikolaj coster waldau e Gerard Buttler ambos com 1.88 mas a estrutura corporal deles é totalmente diferente um da outra, joga no youtube e poem na 1ª luta deles, ali voce percebe claramente isso.1º sendo endomorfo e o 2º sendo mesomorfo, mais uma vez nao to falando sobre ser magro e gordo mas sim sobre a estrutura corportal.

Editado por Tobirama
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Sim pessoas tem corpos com caracteristicas semelhantes com algumas outras pessoas, novamente isso não se resume na classificaçao de numero cabalistico de apenas 3 biotipos.

 

Novamente, que diferença faz se classificar ou classificar alguem nos 3 biotipos?

É apenas um titulo, inventado por uma falsa premissa, mais pra se auto-afirmar, mas isso nao significa absolutamente nada em questao de treino e dieta, quer queira ou não vai ter que ir testando ao longo dos anos até achar o que funciona no proprio corpo.

 

genética a grosso modo define um ponto inicial e variaçao de resposta ao estimulo, isso é exatamente faz a ideia dos 3 biotipos ser inútil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, JCesar13 disse:

Tem quem queira enquadrar a teoria dos biotipos na questão da estrutura óssea também. Mas mesmo isso se mostra problemático. É bem comum ver gente com tronco e ombros largos (características supostamente meso/endo) e braços finos (ecto). Nem nesse caso a coisa faria muito sentido.

 

Estrutura óssea é a única coisa que faz sentido analisar. Pela estrutura óssea você pode dizer se vale mais a pena alguém fazer agachamento frontal pra desenvolver os quads, ou se é melhor ficar com o agachamento costas mesmo. Dá pra dizer se alguém vai levantar mais peso no Terra Sumô ou no convencional. E também dá pra dizer se o powerlifter vai ser melhor no supino ou no Terra. Mas acaba nisso aí de alavancas do corpo mesmo. Extrapolar pra ecto, meso e Endo é bobagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A impressão que tenho é que muito dessa teoria é baseada na existência dos que alguns chamariam de "ecto/meso/endo puros".
Por exemplo, todo mundo conhece alguém que come mal, não faz exercícios, e mesmo assim tem certo volume muscular aparente (tenho um primo assim); ou então aquele cara que sempre foi mais ogro, com braços grossos e troncos largos, que mesmo quando baixa o BF mantem essa característica.
Disso sairiam definições como "mesomorfo puro" e "endomorfo puro", que posteriormente seriam extrapoladas de forma que se tentasse adaptá-las a todos os outros casos. Ou seja, uma análise errônea em que meras características físicas natas seriam, na verdade, padrões estruturais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...