Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Biotipos - Uma bobagem que o pessoal ainda acredita


krebz

Posts Recomendados

Publicidade

  • Supermoderador
10 horas atrás, unnamed- disse:

Mas então qual seria a finalidade da mídia ter inventado os biótipos? Pra ganhar dinheiro ?

então, não foi a midia que inventou isso, foi os psicologo lá querendo relacionar características corporais com traços de personalidade < foi altamente criticado na epoca

 

hoje em dia tem o pessoal que sai indicando "treino para ecto", "dieta pra endo", etc sem qualquer pesquisa científica em cima. Esses sim é só pra ganhar dinheiro.

 

tem também a finalidade de usar o biotipo pra dar desculpas, do tipo "eu como muito e não ganho peso, sou ecto" e quase sempre a pessoa não come "muito" apesar de achar que sim..

 

Fora isso, tem o pessoal da área acadêmica que apesar da idéia estar toda furada, "continuou" o trabalho criando até formula mirabolantes para calcular qual é o biotipo (e suas variaçoes) e além disso tem pesquisas usando tal formula para dizer qual biotipo é melhor em esporte X, Y, Z.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como nao existe? 

 

ate meus 25 anos eu era ectomorfo, dificuldade de ganhar massa, tinha que fazer poucas repetições, era magro de ruim

 

depois virei endomorfo e comecei a engordar, casei tive que fazer dieta e mudar meus treinos e mesmo assim era dificil emagrecer

 

agora to meio que mesomorfo, shape melhorando, calorias medias, treinando forte, achei um equilibrio

 

entao acho que sou ecto/meso/endomorfo

Editado por Glasgow 15
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Glasgow 15 disse:

como nao existe? 

 

ate meus 25 anos eu era ectomorfo, dificuldade de ganhar massa, tinha que fazer poucas repetições, era magro de ruim

 

depois virei endomorfo e comecei a engordar, casei tive que fazer dieta e mudar meus treinos e mesmo assim era dificil emagrecer

 

agora to meio que mesomorfo, shape melhorando, calorias medias, treinando forte, achei um equilibrio

 

entao acho que sou ecto/meso/endomorfo

Kkkkkkk

Provou que existe! 

Eu também. Em janeiro com meus 98 era endo aí num passe de mágica mudei meu metabolismo e hoje com 84 quilos me tornei um Ecto/ meso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
34 minutos atrás, Felipe.Jesus disse:

Eu entrei na academia pesando 58 kg e 29 de braço (Ecto)  , sai com 75 kg  e  36 de braço (Ecto) . Parei uns 2 anos e fui pros 85 kg gordo (Meso).E hj estou com  com 84 kg e 40 de braço , voltei a treinar a 1 ano e estou definindo denovo.Acho que meu relato e de outros é prova que existe os 3 biotipos.

 

Peraí, a prova de que existem categorias genéticas é que você conseguiu sair de uma categoria e ir para outra? Você sabe o que genético significa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao meu ver de leigo, os biotipos existem como um ponto de partida ( alguem que nao faz atividade fisica por exemplo ). Logo que começamos a fazer atividade fisica seja para ganhar massa muscular ou emagrecer voce esta forçando sua genetica a se adaptar, nosso corpo é projetado a se adaptar a quase tudo. Entao se voce começa a pegar peso, tomar suplementos, fazer dieta ate mesmo tomar anabolizantes, voce esta modificando sua genética original. É a mesma coisa eu comprar um fusca e colocar um motor de ferrari, vai ter os traços de fusca porem vai andar mais, ser muito melhor. Nosso corpo nos possibilita isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Felipe.Jesus disse:

Me diga vc então o que é genético

 

Não sou genético, mas fiz ensino médio e estudei genética, você não?

Se você tem uma característica genética, você nasceu com ela, fica com ela pro resto da vida e não muda (a não ser em situações extremas, como exposição à radiação). Se você é alto, você vai ser alto pro resto da vida; se é negro, você vai ser negro pro resto da vida. Essas são características hereditárias. Se a teoria dos biotipos fosse verdade, você não ia conseguir mudar de uma pra outra, você estaria preso pra sempre em um corpo "ectomorfo" ou "mesomorfo".

Acontece que essas categorias não existem, a não ser como um meio de descrição vago e totalmente desnecessário, já que já temos palavras na língua para descrever o porte físico das pessoas: baixo, alto, esbelto, gordo, etc. A teoria de que esse tipo de classificação seria importante para prescrever treinos e dietas também não faz sentido, pois em linhas gerais os treinos e dietas efetivos para uma pessoa vale para qualquer outra.

Além disso, quais são os critérios para dizer se uma pessoa se encaixa em um subtipo ou outro? Um cara com 1,80 e 70 kg é o que? E outro com 1,79 e 71 kg? Quais são os limites de cada subtipo? Você acha mesmo que os 7 bilhões de pessoas do mundo, com suas características genéticas e socioculturais, se encaixam em apenas 3 categorias mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Felipe.Jesus disse:

Eu tbm fiz o ensino médio.Acontece que nem tudo o que a ciência explica é igual para sempre.Eu já ouvi muitas vezes falarem sobre genética como algo imútavel mas não sei se vc fez o ensino médio, existem essas duas variáveis no assunto genética :

Genótipo é o conjunto formado pelos genes de um indivíduo que não são modificados naturalmente.

 

Fenótipo refere-se às características visíveis que podem ser modificadas.

Não acho que todas as pessoas do mundo se encaixam mas são classificações gerais e além do que ninguém provou que está teoria está errada.

 

 Um cara com 1,80 e 70 kg é o que? E outro com 1,79 e 71 kg?

 

Ectomorfo provavelmente.

 

Ninguém tem que provar que uma teoria inventada aleatoriamente não existe. É a teoria que tem que se provar que existe para ser considerada válida.

 

É o mesmo absurdo que você me acusar de assassinato e exigir que eu prove a minha inocência. Eu não tenho que provar nada. Quem acusa é que tem que provar.

 

E essa ideia de genótipo e fenótipo tá muito rasa. De que forma exatamente você está querendo relacionar os dois para provar que biotipos existem?

Editado por Pimpolhoman
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Felipe.Jesus disse:

Eu entrei na academia pesando 58 kg e 29 de braço (Ecto)  , sai com 75 kg  e  36 de braço (Ecto) . Parei uns 2 anos e fui pros 85 kg gordo (Meso).E hj estou com  com 84 kg e 40 de braço , voltei a treinar a 1 ano e estou definindo denovo.Acho que meu relato e de outros é prova que existe os 3 biotipos.

 

O relato da outra pessoa foi irônico, o Glasgow é nutricionista.

 

E partindo do pressuposto que a teoria do Endo/Meso/Ecto realmente existisse, você não teria como mudar de categoria tão facilmente, existiram outros fatores que não podem ser mudado como estruturas ósseas ou inserção dos músculos. Se você está falando só de perfil lipídico, é muito melhor categorizar as pessoas nesses três perfis: Magro/Gordo/Forte e possivelmente um falso magro - não tem necessidade nenhuma de nomes científicos.

 

As pessoas, tem sim diferenças na constituição física e ninguém nega isso - o problema é querer colocar isso em um grupo e ainda por cima esses grupos trazem também só pelo nome uma série de mitos: treinamento diferenciado, alimentação diferenciada, etc.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...