Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Transição Bulking -> Cutting


PPKman

Posts Recomendados

Altura: 1,85

Peso: 89

BF: 16%

Medidas: (opcional)

Objetivo da dieta: Cutting

 

Fala galera, tudo bem? Bom, meu nome é Wesley e tudo o que eu sei sobre dieta, treino e musculacao é graças a esse fórum.

Bom, eu treino a aproximadamente 8 meses e durante todo esse tempo eu só me alimentava da maneira que achava correta e sem nenhum tipo de dieta. Porém, eu estagnei em 85kg e decidi fazer um Bulking. Hoje estou no final de Bulking e ganhei aproximadamente 4kg e algumas medidas bem legais. Porém, eu comecei o Bulking já com o BF um pouco alto, na faixa dos 15-16% e eu até que consegui manter ele durante o Bulking, porém ele está começando a me incomodar e eu também acho que já tenho um pouco de MM para começar a secar.

O que eu estou em dúvida é, como fazer uma transição bacana para o Cutting. Muitos tópicos que eu li fala que eu tenho que fazer um tempo de consolidação, do qual dura cerca de 1 à 2 meses, porém, eu acompanho muito o canal do LeandroTwin e ele fala que não é totalmente necessário fazer uma consolidacao tão demorada assim. Ele cita que somente eu não posso sair da minha ingestão de 3200kcal para 2000kcal.

No momento eu estou ingerindo cerca de 3200kcal, sendo 301g de carboidrato, 240g de proteinas (incluso proteínas vegetais) e 90g de gorduras.

Eu comecaria fazendo uma redução de cerca de 25% dos carboidratos da deita e veria como meu corpo reagiria durante as duas a três primeiras semanas. (Eu reduzindo essa quantidade, entraria em manutenção) e conforme passar o tempo, irei diminuindo apenas os carboidratos conforme meu corpo for respondendo.

O que vocês acham? Estou aberto a conselhos e críticas construtivas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

Olá,

Reduza as calorias para manutenção, fique nela por umas duas semanas, e depois comece o cutting. Duas semanas é tempo suficiente, ainda mais que você ganhou pouco peso no bulking.

 

Seia interessante baixar o BF até uns 10-12% antes de iniciar outro bulking.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, mpcosta82 disse:

Olá,

Reduza as calorias para manutenção, fique nela por umas duas semanas, e depois comece o cutting. Duas semanas é tempo suficiente, ainda mais que você ganhou pouco peso no bulking.

 

Seia interessante baixar o BF até uns 10-12% antes de iniciar outro bulking.

 

Boa noite, muito obrigado por me responder!

 

Então sigo no Cutting até 10%-12% e depois posso fazer um Bulking mais prolongado né!? Pois aí não me preocuparia em parar logo por causa do BF. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
38 minutos atrás, PPKman disse:

 

Boa noite, muito obrigado por me responder!

 

Então sigo no Cutting até 10%-12% e depois posso fazer um Bulking mais prolongado né!? Pois aí não me preocuparia em parar logo por causa do BF. 

 

 

Não, é bom parar quando o BF atingir uns 15-17%. Quanto maior o BF, maiores as chances de ganhar mais gordura no bulking.

O ideal seria sempre se manter nesta faixa (10-17%). Ganha até uns 15-17%, duas semanas de manutenção, perde até 10-12%, e repete.

 

A tendência normal é ganhar 50% massa magra e 50% gordura no bulking. No cutting, fazendo tudo corretamente, você perde só gordura. Ou seja, fazendo algumas vezes o ciclo acima você vai terminar com mais massa magra e menos gordura do que quando começou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, mpcosta82 disse:

o ciclo acima você vai terminar com mais massa magra e menos gordura do que quando começou

Uma pergunta mpcosta, vc acha viável um lean bulking com umas 150kcal a mais da manutenção o ano inteiro, um mini cutting até uns 13% de BF e no final do ano um cutting própriamente dito ? Ou é mais viável intercalar bulkings e cuttings?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
1 minuto atrás, dgsamper disse:

Uma pergunta mpcosta, vc acha viável um lean bulking com umas 150kcal a mais da manutenção o ano inteiro, um mini cutting até uns 13% de BF e no final do ano um cutting própriamente dito ? Ou é mais viável intercalar bulkings e cuttings?

Olá, 

Eu acho mais viável intercalar fases distintas de bulking e cutting.

150 kcal/dia equivalem a um ganho de peso de 1 kg a cada 50-60 dias. Como você vai saber se realmente está com 150 kcal de excedente? 

Além disso, quem garante que você vai ganhar menos gordura assim? A relação massa muscular : gordura (também chamada de particionamento ou p-ratio) tende a ser constante, ou seja, consumindo um excedente baixo pode ser que você esteja apenas limitando o ganho de massa muscular.

 

Por exemplo, considere um iniciante, que tenha um potencial de ganho de massa muscular de 1 kg por mês, e que ganhe 50/50 de massa muscular e gordura.

Com um excedente de 500 kcal, ele vai ganhar cerca de 2 kg de peso por mês - 1 kg de massa muscular e 1 kg de gordura.

Com um excedente de 250 kcal, ele vai ganhar 0.5 kg de massa muscular e 0.5 de gordura, ou seja, vai levar o dobro do tempo para atingir o mesmo resultado.

 

Acho que não existe comprovação científica ou prática disso, mas digamos que, com a metade do excedente, o individuo ganhe 70% de massa muscular e 30% de gordura.

Considerando um período de 12 meses, o primeiro indivíduo poderia, digamos, passar 9 meses com um excedente de 500 kcal - ganhando 9 kg de massa magra e 9 de gordura - e os últimos 3 meses com um déficit de umas 750 kcal, perdendo os 9 kg de gordura acumulada.

Em um ano, ele teria ganho 9 kg de MM e 0 de gordura.

Já o segundo individuo poderia passar, digamos, 11 meses em Lean bulking. Ele teria ganho 11 kg, sendo 7.7 kg de MM e 3.3 de gordura.

No último mês ele faria um cutting e perderia os 3.3 kg ganhos.

No final das contas, ele teria ganho cerca de 7.7 kg de MM, e 0 de gordura.

 

Ou seja, mesmo considerando que o particionamento melhore 40% (saindo de 50/50 para 70/30), o Lean bulking ainda sairia perdendo.

 

Entendo que Lean bulking é uma alternativa para quem já tem uma boa quantidade de MM (então nem adianta um excedente alto, porque iria acumular muita gordura) ou para quem precisa se manter com BF baixo o o ano todo (atletas, modelos).

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, mpcosta82 disse:

 

Não, é bom parar quando o BF atingir uns 15-17%. Quanto maior o BF, maiores as chances de ganhar mais gordura no bulking.

O ideal seria sempre se manter nesta faixa (10-17%). Ganha até uns 15-17%, duas semanas de manutenção, perde até 10-12%, e repete.

 

A tendência normal é ganhar 50% massa magra e 50% gordura no bulking. No cutting, fazendo tudo corretamente, você perde só gordura. Ou seja, fazendo algumas vezes o ciclo acima você vai terminar com mais massa magra e menos gordura do que quando começou.

Show de bola!!!

 

Sem palavras pra agradecer a atenção e troca de conhecimentos!

 

Muito obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, mpcosta82 disse:

Olá, 

Eu acho mais viável intercalar fases distintas de bulking e cutting.

150 kcal/dia equivalem a um ganho de peso de 1 kg a cada 50-60 dias. Como você vai saber se realmente está com 150 kcal de excedente? 

Além disso, quem garante que você vai ganhar menos gordura assim? A relação massa muscular : gordura (também chamada de particionamento ou p-ratio) tende a ser constante, ou seja, consumindo um excedente baixo pode ser que você esteja apenas limitando o ganho de massa muscular.

 

Por exemplo, considere um iniciante, que tenha um potencial de ganho de massa muscular de 1 kg por mês, e que ganhe 50/50 de massa muscular e gordura.

Com um excedente de 500 kcal, ele vai ganhar cerca de 2 kg de peso por mês - 1 kg de massa muscular e 1 kg de gordura.

Com um excedente de 250 kcal, ele vai ganhar 0.5 kg de massa muscular e 0.5 de gordura, ou seja, vai levar o dobro do tempo para atingir o mesmo resultado.

 

Acho que não existe comprovação científica ou prática disso, mas digamos que, com a metade do excedente, o individuo ganhe 70% de massa muscular e 30% de gordura.

Considerando um período de 12 meses, o primeiro indivíduo poderia, digamos, passar 9 meses com um excedente de 500 kcal - ganhando 9 kg de massa magra e 9 de gordura - e os últimos 3 meses com um déficit de umas 750 kcal, perdendo os 9 kg de gordura acumulada.

Em um ano, ele teria ganho 9 kg de MM e 0 de gordura.

Já o segundo individuo poderia passar, digamos, 11 meses em Lean bulking. Ele teria ganho 11 kg, sendo 7.7 kg de MM e 3.3 de gordura.

No último mês ele faria um cutting e perderia os 3.3 kg ganhos.

No final das contas, ele teria ganho cerca de 7.7 kg de MM, e 0 de gordura.

 

Ou seja, mesmo considerando que o particionamento melhore 40% (saindo de 50/50 para 70/30), o Lean bulking ainda sairia perdendo.

 

Entendo que Lean bulking é uma alternativa para quem já tem uma boa quantidade de MM (então nem adianta um excedente alto, porque iria acumular muita gordura) ou para quem precisa se manter com BF baixo o o ano todo (atletas, modelos).

 

Abraços

Entendi. Muito obrigado pela explicação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...