Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Musculação na taxa metabólica basal e gasto calórico


Digo2

Posts Recomendados

Bom como dito no título, meu questionamento seria sobre como é definido nos cálculos a musculação em si, pois em vários lugares que pesquisei encontrei controvérsias.

Começou quando estava pesquisando sobre cálculo de taxa metabólica basal e gasto calórico diário, e nesses cálculos(tanto testes online quanto as formulas em si) sempre há um campo para seu nível de atividade física.

Eu já tinha ouvido falar e lido em vários lugares sobre esse cálculo, mas durante todo minha vida sempre fui no "olhometro" para minha dieta.

 

Então decidi que ia seguir uma dieta para perder o excesso de gordura na barriga e um pouco no triceps, assim fui fazer o tal cálculo e cheguei no campo nível de atividade física e eu realmente fiquei confuso, onde musculação se encaixaria? Assim fui pesquisar em vários lugares e há várias contradições, inclusive dentro da minha própria academia, no caso elas são:

-Musculação em si como um exercício anaeróbico não gasta muitas calorias, cerca de 280kcal durante um período de 1 hora de treino, então se considera uma atividade leve.
-Musculação dependendo da carga está em um nível de atividade moderado a intenso, porque ela continua queimando calorias após várias horas após o treino em si alem de acelerar o metabolismo.

 

Começando pela primeira afirmação, aqui http://www.cdof.com.br/nutri1.htm e em várias outras fontes, que vocês já devem ter visto, tem uma base de calorias gastas por exercícios para você colocar nas formulas de seus cálculos, no caso a musculação por 1h se da a 280kcal. Em diversos lugares inclusive no fórum vi pessoas dizendo que sim, é para colocar como atividade leve porque porque não há um gasto grande de calorias, e seria necessário outras atividades aeróbicas para mudar a categoria de exercício, além de outras atividades durante o dia, por exemplo trabalho pesado etc.

 

Na segunda afirmação que contradiz a primeira, se dá ao colocar atividade no mínimo moderada, pois a musculação altera sim o metabolismo, além de continuar queimando calorias durante o processo de recuperação do músculo que se dá durante várias horas após o treino. Também já li artigos sobre isso nesse fórum e em vários outros lugares que pesquisei, vou colocar fontes de exemplo só para se inteirarem se não souberem do que estou falando. Não são fontes de artigos e estudos porém da para saber do que estou falando. E sim existem estudos sobre isso mas estou sem as fontes. https://www.ativo.com/fitness/musculacao-queima-calorias/    e     http://www.posfmu.com.br/musculacao-queima-calorias-ate-48h-depois-do-exercicio/noticia/268

Agora fica a dúvida, uma pessoa no qual, o trabalho não exige esforço físico ex: trabalho em frente ao computador, e vai para a academia fazer somente musculação sem aeróbicos, de 4 a 5 vezes por semana, se encaixaria em Atividade Leve, Moderado, Intenso, ou até mesmo sedentário( que no caso eu discordo muito)? na opinião de vocês.

 

Já respondendo acima, como meu caso, o trabalho é realmente em frente a um computador e faço raramente alguma outra atividade que não é musculação, na minha opinião deveria sim ser considerado no mínimo moderado, pois como a primeira afirmação não cita a queima após o exercícios e como se trata de um cálculo que envolve aceleração do metabolismo, acho que o músculo continua gastando calorias durante seu período de recuperação durante várias horas e isso interferiria no resultado de gasto calórico diário.  Como não faço e não sou nenhum pouco fã de aeróbicos, eu vejo que se quiser acelerar mais ainda a perda de gordura um HIIT, pelo gasto pós exercício e a aceleração do metabolismo também, porém isso já entraria em outra discussão que não vem ao caso.

 

Minhas informações são:
Peso: 80kg (já estou em cutting faz 4 semanas, dieta como exercício moderado)
Altura: 1,82

Bf vou medir ao final do cutting, mas é somente barriguinha leve.

Treino musculação de 4 a 5 vezes na semana, ABCD de intensidade alta.

 

O que realmente da medo depois de ler tanta coisa, é que no caso de cortar muito as calorias ou entrar em um estado de homeostase ou então acabar perdendo muita massa magra durante o cutting. Durante esse primeiro mês, consigo levantar as mesmas cargas de peso que antes, porém perdi sim cerca de 2 a 3 quilos, contando com a perda de retenção de água com a mudança da dieta.

 

Então, qual seria a opinião de vocês?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...